Xiaomi 12 Ultra: o que sabemos até agora (rumores e fugas de informação)

Xiaomi 12 Ultra: o que sabemos até agora (rumores e fugas de informação)

Depois do Xiaomi 12, 12 Pro e 12X já terem sido lançados na China, os rumores circulam sobre o muito esperado Xiaomi 12 Ultra, o qual deverá ser um dispositivo surpreendente. Ainda não há data oficial de lançamento, mas, nos dias de hoje, os segredos são difíceis de guardar.

A gigante de tecnologia chinesa Xiaomi já revelou os primeiros smartphones da sua gama principal, mas ainda não houve confirmação oficial do que seria o modelo mais sofisticado da série Xiaomi 12.

Ainda esperamos que sejam anunciados mais membros da mesma gama para além do Ultra, tal como o Xiaomi 12 Lite e, eventualmente, um 12T e 12T Pro também.

Nos dias de hoje muitas são as fugas de informação e imagens vazadas, pelo que é certo que o modelo Ultra chegará mais cedo ou mais tarde. Neste artigo, contamos-te tudo o que sabemos até agora — embora nenhuma destas informações seja oficial.

 

Quando podemos esperar o Xiaomi 12 Ultra?

A julgar pelo lançamento do Mi 11, poderemos ver o Xiaomi 12 Ultra revelado em março ou abril deste ano, quando os restantes modelos Xiaomi 12 forem lançados globalmente — atualmente, estão apenas disponíveis na China.

Dito isto, teremos que esperar para ver, uma vez que a Xiaomi lançou poucos modelos Ultra, pelo que é difícil prever um padrão.

 

O que aconteceu à designação Mi 12?

No final do ano passado ficamos a saber que produtos da Xiaomi do futuro — e já alguns no presente — não terão a designação Mi. Esta mudança simplifica a questão para os consumidores e admite que o nome da marca já é reconhecida o suficiente.

Como forma de diferenciar os seus produtos uns dos outros, a Xiaomi divide-os em várias submarcas, a mais notável das quais era designada por Mi. A marca Mi foi amplamente utilizada nos mercados ocidentais, presumivelmente por motivos de legibilidade e pronúncia.

Agora, dez anos após o lançamento do primeiro smartphone com esta nomenclatura, vive-se uma grande mudança: o nome Mi será removido de todos os produtos. ​

Assim sendo, apesar de termos sido presenteados como Mi 11 como um dos principais smartphones da marca, o seu sucessor não terá esse nome, mas sim Xiaomi 12, simples e claro.

 

Possíveis recursos do Xiaomi 12 Ultra

A fonte de informação mais importante para tentarmos perceber que funcionalidades podem constar no Xiaomi 12 Ultra não provêm de nenhuma fuga de informação, mas sim dos smartphones da mesma série já lançados na China: o Xiaomi 12 e o 12 Pro.

Tanto o modelo standard como o Pro possuem o chipset Snapdragon 8 Gen 1, ecrãs com taxa de atualização de 120Hz, câmaras frontais de 32MP, câmaras principais de 50MP, alimentação sem fios de 50W e um mínimo de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, indo até 12 GB e 256 GB, respetivamente. É muito possível que vejamos estas mesmas especificações no Ultra — ou outras melhores.

Para além disso, o Xiaomi 12 Pro oferece um ecrã de 6,7 polegadas e resolução 2K, três câmaras traseiras de 50MP (incluindo telefoto e ultra-wide ao lado da câmara principal) e carregamento com fio de 120W. Naturalmente que o modelo Ultra terá as mesmas características ou outras superiores — pelo menos, será essa a expectativa.

Passemos, então, ao que se sabe devido às leaks que, como sempre, circulam na web. Todas se focam num aspeto do design do Xiaomi 12 Ultra: a câmara principal. Esta deverá integrar um entalhe circular bastante grande na parte traseira do smartphone, ocupando algum espaço, com participação da Leica no desenvolvimento do módulo.

Isto porque circulam renderizações digitais e imagens de moldes que podem ter sido usados no desenvolvimento da estrutura do equipamento.

Outra informação intrigante que se vê por aí é que poderá existir um outro modelo da série Xiaomi 12, algo como um Xiaomi 12 Ultra Enhanced. No entanto, nada se sabe sobre este possível dispositivo, exceto a designação, a qual sugere uma versão ainda mais avançada do Ultra.

 

Preço: ainda nada é certo

O Xiaomi Mi 11 Ultra, lançado em 2021, tem três câmaras poderosas, um segundo pequeno ecrã junto às mesmas — na parte traseira do telemóvel —, um processador muito ágil e carregamento rápido. O preço elevado deste equipamento tornou-o equiparável ao Samsung Galaxy S21 Ultra ou iPhone 13 Pro Max, o que constitui um ponto desfavorável na ótica de muitos consumidores.

Assim, embora o Ultra do ano passado seja impressionante, não é perfeito, o que abre uma janela de oportunidade para o Xiaomi 12 Ultra superar expectativas.

As fugas de informação que ocorreram até agora não mencionaram nenhum preço em específico, mas pelas especificações que esperamos encontrar, é esperado que o preço ronde os mesmos valores do Mi 11 Ultra na altura do seu lançamento.

[sc name=”assina”]