Windows 11: grandes inovações com um sabor familiar

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2021/07/4qbf0j8r.mp4[/KGVID]

O Windows 11 foi projetado para o aproximar do que importa. O novo sistema operativo da Microsoft promete ser um lugar onde se sinta em casa e, ainda mais importante, um meio através do qual se consiga conectar com o mundo.

Atualmente, o computador desempenha um papel ainda mais central nas nossas vidas. Os últimos meses trouxeram uma mudança incrível na forma como os usamos: deixamos de encaixar o PC nas nossas vidas e passamos a tentar encaixar toda a nossa vida no PC.

Estes equipamentos não se tornaram apenas no local onde temos reuniões e aulas, mas também é onde jogamos com amigos, assistimos aos nossos programas favoritos e, talvez o mais significativo, é onde nos conectamos uns com os outros.

A poderosa mudança que se registou foi de algo prático e funcional, para algo pessoal e emocional. Terá sido exatamente isso que inspirou a equipa da Microsoft a renovar um sistema operativo que já é usado com toda a confiança por milhões de utilizadores em todo o mundo.

Assim, surgiu uma nova versão, com novidades e inovações muito interessantes, mas com o sabor familiar de sempre.

 

Windows 11: a plataforma que aproxima pessoas

Redesenhado para produtividade, criatividade e naturalidade

O design e a experiência de utilizador foram simplificados no Windows 11 como forma de potenciar a produtividade e inspirar a criatividade. É moderno, fresco, simples e elegante. Desde o novo botão Iniciar, passando pela barra de tarefas, por cada som, fonte e ícone, tudo foi feito intencionalmente para o colocar a si em controlo e trazer uma sensação de calma e facilidade.

O Start está agora no centro do ecrã, para que encontre mais rapidamente o que precisa. O sistema recorre à nuvem e ao Microsoft 365 para lhe apresentar os seus ficheiros recentes, independentemente da plataforma ou dispositivo em que estava a trabalhar neles anteriormente, mesmo que tenha sido um dispositivo Android ou iOS.

Para facilitar o seu trabalho, o Windows já lhe oferecia a flexibilidade de várias janelas e a capacidade de ajustar as aplicações lado a lado. Agora, esta nova versão introduz os recursos Snap Layouts, Snap Groups e Desktops para lhe fornecer uma forma ainda mais poderosa de multitasking.

Também poderá criar desktops separados para cada parte da sua vida e personalizá-los ao seu gosto — imagine ter um desktop para trabalho, outro para jogos, outro para a escola…

A forma mais rápida de se conectar com quem gosta

O mundo nunca mais será o mesmo depois da pandemia de covid-19. Os últimos meses obrigaram-nos a alterar comportamentos e também nos fizeram perceber que é possível criar ligações emocionais significativas com as pessoas digitalmente.

Hoje, caminhamos lentamente em direção à nova normalidade e retomamos as interações pessoais, mas a Microsoft continua a querer tornar mais fácil as pessoas permanecerem próximas umas das outras onde quer que estejam. O objetivo é que o dispositivo ou plataforma que usem sejam facilitadores disso mesmo, não uma barreira.

Windows 11: grandes inovações com um sabor familiar

O Windows 11 apresenta o Chat do Microsoft Teams integrado na barra de tarefas. Agora pode-se conectar instantaneamente através de texto, chat, voz ou vídeo com todos os seus contactos pessoais, em qualquer lugar, não importa a plataforma ou dispositivo em que estejam — seja Windows, Android ou iOS.

Este novo sistema operativo também oferece uma forma mais natural de se conectar com amigos e familiares por meio do Teams, permitindo ativar e desativar o som instantaneamente ou começar uma apresentação diretamente a partir da barra de tarefas.

A melhor experiência de jogos para PC até agora

É gamer? Então o Windows 11 foi feito para si. Os jogos sempre foram fundamentais para a essência do Windows. A nova versão desbloqueia todo o potencial do hardware do seu sistema.

Exemplo disso é o DirectX 12 Ultimate, que permite gráficos envolventes de tirar o fôlego em elevadas frame rates. DirectStorage assegura tempos de carregamento mais rápidos e mundos de jogo mais detalhados. Auto HDR oferece uma gama de cores mais ampla e vívida para uma experiência visual verdadeiramente cativante.

A Microsoft mantém o seu compromisso com a compatibilidade de hardware: o Windows 11 oferece suporte aos seus acessórios e periféricos de jogos favoritos para PC. Com o Xbox Game Pass para PC ou Ultimate, os jogadores terão acesso a mais de 100 jogos de PC de alta qualidade com novos jogos constantemente a serem adicionados e é fácil encontrar pessoas para jogar, quer estejam em PC ou consola.

Obtenha rapidamente as informações importantes

Com o novo Windows 11 terá conhecimento das notícias, informações de seu interesse, previsão do tempo e notificações com mais rapidez através do Widgets, um novo feed personalizado com IA.

Este feed, quando aberto, desliza pelo ecrã como uma ‘folha de vidro’ que não atrapalha o que mais estiver a fazer. Para criadores e editores, Widgets também abre um novo espaço dentro do Windows para fornecer conteúdo personalizado.

Nova Microsoft Store

A Microsoft Store foi reconstruida para ter a sua velocidade aumentada e com um design totalmente novo, elegante e simples de usar. Há mais aplicações do que nunca e ainda se tornou mais fácil pesquisar e descobrir todo o conteúdo — apps, jogos, programas, filmes…

No sentido de oferecer experiências incríveis para entreter, inspirar e conectar os utilizadores, o Windows 11 terá à sua disposição aplicações como Microsoft Teams, Visual Studio, Disney+, Adobe Creative Cloud, Zoom e Canva na Microsoft Store. Pode estar descansado: todas estas apps foram testadas a nível de segurança.

Para além disso, foram anunciadas aplicações Android para o Windows pela primeira vez. A partir do final deste ano, poderá descobrir apps Android na Microsoft Store e transferi-las através da Amazon Appstore.

Ecossistema mais aberto

Um ecossistema mais aberto revela novas oportunidades para desenvolvedores e criadores. Agora, a Microsoft permite que desenvolvedores e fornecedores independentes de software (ISVs) tragam os seus programas independentemente de serem construídos como Win32, Progressive Web App (PWA) ou Universal Windows App (UWP) ou qualquer outra estrutura de aplicação, criando uma oportunidade para alcançar e interagir com mais pessoas.

Também anunciaram uma mudança progressiva nas políticas de partilha de receita. Assim, os desenvolvedores podem agora trazer o seu próprio comércio para a loja da marca e manter 100% da receita — a Microsoft não fica com nada.

A marca acredita que a criação de um ecossistema mais aberto beneficia, em última análise, os seus clientes, dando-lhes acesso seguro e sem complicações às aplicações, jogos, filmes, programas e conteúdo da web que desejam e precisam.

Mais rápido, mais seguro e familiar

O Windows 11 é construído sobre a base consistente, compatível e familiar do Windows 10 que já conhece. Pode prepará-lo e implementá-lo da mesma forma que faz hoje com a anterior versão. Atualizar para o Windows 11 será como fazer uma atualização do Windows 10.

As experiências de gestão familiares que tem hoje — como Microsoft Endpoint Manager, configuração de nuvem, Windows Update for Business e Autopilot — continuarão a dar suporte ao seu setup de amanhã à medida que integra o Windows 11 à sua propriedade.

Tal como já acontecia na versão anterior, esta nova continua comprometida com a compatibilidade de aplicações. Assim, as suas aplicações vão continuar a funcionar no Windows 11 através do App Assure, um serviço que ajuda os clientes com 150 ou mais utilizadores a corrigirem quaisquer problemas que possam encontrar sem nenhum custo adicional.

O Windows 11 também é seguro por design, com novas tecnologias de segurança integradas que adicionam proteção do chip à nuvem, ao mesmo tempo que permitem produtividade e novas experiências.

Tudo foi feito no sentido de atender às necessidades do cenário de ameaças em evolução e do novo mundo de trabalho híbrido.

É uma ótima altura para comprar um PC

Desde o primeiro dia de desenvolvimento desta nova versão que uma das grandes preocupações tem sido uma integração perfeita entre software e hardware. O resultado destas inovações está presente no Windows 11, que rentabiliza da melhor forma o hardware dos computadores onde é inserido.

No caso dos tablets sem teclado, a experiência de toque foi aprimorada, criando mais espaço entre os ícones na barra de tarefas, adicionando alvos de toque maiores e dicas visuais subtis para tornar o redimensionamento e movimentação das janelas mais fácil.

Para além disso, a nova versão do sistema operativo da Microsoft terá um uso da stylus ainda mais envolvente, permitindo que o utilizador ouça e sinta as vibrações conforme clica e edita ou desenha.

Por último, foram feitas melhorias na digitação por voz. O Windows 11 é incrível em reconhecer o que diz: pontua automaticamente as frases e aceita comandos de voz. Este é um recurso fantástico para quando quiser interromper a digitação e expor as suas ideias.

Isto é apenas o começo…

O Windows é mais do que apenas um sistema operativo: é um elemento integrante das nossas vidas e do nosso trabalho. É onde nos conectamos com as pessoas, é onde aprendemos, trabalhamos e nos divertimos. Com o tempo, novas versões foram introduzidas, mas todas permanecem familiares e adaptadas ao utilizador.

[sc name=”assina”]