-

Wi-fi 6: eleve as suas redes empresariais a outro nível 

Wi-fi 6: a velocidade do futuro

O wi-fi 6 está cada vez mais popular. São cada vez mais as redes empresariais que usam o standard wi-fi 802.11ax para obter maior eficiência, capacidade e desempenho das suas redes. Os dispositivos da gama Omada AX, da TP-Link, integram essa tecnologia e permitem que as empresas cumpram esses objetivos.

O 802.11ax desempenha um papel importante nas redes das grandes empresas. Os pontos de acesso Omada AX foram desenhados para cenários onde é necessário uma grande largura de banda — como estádios, estações, bibliotecas e centros comerciais. Excelente experiência em ambientes de banda larga.

Integram-se perfeitamente na solução Omada SDN (Software Defined Networking), a solução cloud mais inteligente da TP-Link para redes empresariais.

Às vezes, gerir uma rede de grandes dimensões pode ser difícil para uma PME. Nesses casos, os equipamentos wi-fi certified Omada fornece uma gestão cloud 100% centralizada e cria uma rede altamente escalável, tudo controlado a partir de um único interface. São fornecidas ligações com e sem fios, ideais para uso nos setores do turismo, educação, retalho ou em escritórios, locais no qual estão presentes muitos utilizadores da chamada geração wi-fi.

Gama Omada AX, da TP-Link
Gama Omada AX, da TP-Link, com integração wi-fi 6

Na verdade, os desafios que as redes empresariais estão a enfrentar são cada vez maiores, o que causa a necessidade de mudanças constantes.

Uma das principais razões para a crescente procura por redes de classe empresarial é o grande número de dispositivos sem fios que estão simultaneamente ligados em cenários em que é necessária uma grande largura de banda, e na qual a rede sem fios permite oferecer esta maior comodidade.

Por outro lado, as necessidades de largura de banda das aplicações aumentaram devido aos inúmeros dispositivos com diferentes necessidades.

Além disso, o wi-fi está em toda parte, com vários pontos de acesso implementados nas mesmas áreas, causando maior interferência entre os sinais sem fios.

Atualmente, o aparecimento do 802.11ax — ou wi-fi 6 — apresenta-se como sendo muito importante, pois vem responder a toda esta necessidade de largura de banda e vem aumentar o desempenho das redes wi-fi.

Baseado na tecnologia 802.11ax, a TP-Link vai lançar os Access Points Omada Wi-Fi 6. Estes novos dispositivos têm um desempenho melhorado face às gerações posteriores. Têm novos e excecionais recursos exclusivos para dispositivos de redes wi-fi 6, que garantem uma operação eficiente nas redes empresariais.

 

Mais conexões em simultâneo com o Uplink e o Downlink MU-MIMO

MU-MIMO significa Multiple User, Multiple In e Multiple Out e é uma tecnologia sem fios que depende de routers e dispositivos, como pontos de acesso. A tecnologia MIMO foi criada para aumentar o número de antenas num ponto de acesso dedicadas à recepção e à transmissão de dados, melhorando assim a capacidade das ligações sem fios.

O 802.11ax estende a tecnologia MU-MIMO de 4×4 para 8×8 e permite o funcionamento tanto dos uploads como dos downloads, sobretudo em comparação com o 802.11ac DL MU-MIMO.

Os pontos de acesso 802.11ax com 8×8 MU-MIMO fornecem uma capacidade até 4 vezes superior em cenários de banda larga face à geração anterior. Isso permite mais conexões em simultâneo do dispositivo. Oferece suporte a mais de mil dispositivos e atinge uma maior eficiência de rede, permitindo que a sua capacidade de rede se adapte ao crescimento dos negócios das empresas.

 

Maior eficácia com OFDMA

OFDMA (orthogonal frequency-division multiple access) é uma versão multi-utilizador do popular esquema de modulação digital OFDM (orthogonal frequency-division multiplexing). É uma forma muito flexível e descentralizada de controlar os acessos. Consegue adapta-se facilmente ao tráfego mais exigente, às várias zonas de dispositivos e às alterações nos padrões do tráfego.

O standard wi-fi 6 usa OFDMA para uma utilização mais eficiente do canal e para obter uma latência reduzida. Imagine a sua ligação wi-fi como uma série de caminhões de entrega que entregam pacotes de dados nos seus dispositivos.

Com o wi-fi 802.11ac — a versão anterior, tambén denominada de wi-fi 5 —, cada caminhão de entrega só pode entregar um pacote por dispositivo de cada vez. No entanto, com OFDMA, cada caminhão pode entregar vários pacotes para vários dispositivos em simultaneo. Trata-se de uma grande melhoria tanto a nível de uploads como de downloads.

 

Velocidades alucinantes com 1024-QAM

O wi-fi 6 usa o esquema opcional de modulação alta – 1024-QAM. Na prática, comparado ao 256-QAM, o 1024-QAM aumenta em 26% a velocidade dos dados dos pontos de acesso e dos dispositivos wi-fi 6.

O maior rendimento sem fios do 1024-QAM é fundamental para garantir a qualidade de serviço (QoS) em lugares que tenham necessidade de grande largura de banda. Por exemplo, estádios, centros de exposições, centros de transporte e auditórios.

Este fator é essencial, pois aplicações como a transmissão de vídeo 4K vão aumentar o tráfego Internet para 278.108 petabytes por mês em 2021.

Também com o 802.11ax aplicou-se um símbolo OFDM 4 vezes e um IG mais longo (Guard Interval) para gerar 4 vezes mais subportadoras. A cobertura cresce, assim como a proporção de subportadoras de dados, ajudando a fazer com que o wi-fi 6 seja até 11% mais rápido.

Com a proliferação do streaming 4K, as videoconferências empresariais e o conteúdo AR/VR, é cada vez mais difícil assegurar uma cobertura wi-fi rápida e fiável usando os antigos pontos de acesso (AP) Wi-Fi 5 (802.11ac).

Como tal, o novo stardard wi-fi 6 quadriplica a capacidade do wi-fi 5. Desta forma, os vários pontos de acesso instalados num ambiente com vários dispositivos vão fornecer a qualidade de serviço que é exigida pelos utilizadores.

A TP-Link vai lançar vários Pontos de Acesso 802.11ax, como o EAP620 HD, EAP660 HD e EAP690 extra-HD, para responder às crescentes exigências das redes empresariais. Com o apoio da potente tecnologia da TP-Link, podemos esperar que os novos produtos venham dar uma magnífica experiência de rede aos utilizadores.

[sc name=”assina”]