watchOS 7: Chegou o novo sistema operativo do Apple Watch

Depois do anúncio dos IOS 14 para Iphone e do macOS Big Sur para Mac, é a vez de sabermos em pormenor as novidades acerca do watchOS 7, o novo sistema operativo do Apple Watch. O seu lançamento está previsto para outono deste ano, à semelhança dos outros sistemas operativos para todos os dispositivos Apple.

Se tem um Apple Watch ou está a considerar adquirir um, neste artigo vai descobrir tudo  aquilo que pode fazer com o futuro sistema operativo watchOS 7. Vamos então conhecer as novidades!


Saiba as novidades do watchOS 7

Aproveitar ao máximo cada momento acordado com inovações para mostradores de relógios ou colocar o seu relógio inteligente para trabalhar no turno da noite com o novo aplicativo Sleep são apenas algumas das novas funcionalidades que surgem com o novo sistema operativo.

Novos temas no Smartwatch

Tudo o que faz no Apple Watch começa com o mostrador do relógio. Com o watchOS 7, os mostradores do relógio são mais personalizáveis, poderosos e detetáveis ​​do que nunca.

O Chronograph Pro possui um taquímetro com maior espaço para personalização. O X-Large ficou mais detalhado e rico. Nas Fotografias, é possível utilizar filtros de cores para adicionar a qualquer imagem e torná-las no seu mostrador de relógios.

As aplicações podem agora oferecer muitas personalizações, para que possa criar o melhor Tema para o seu smartwatch. Por exemplo, se é surfista, é possível obter o tamanho do swell, a temperatura da água e a velocidade do vento numa única aplicação.

Para além disso, é possível partilhar os Temas que criou enviando mensagens de texto, e-mails ou publicando num link online.

Qualquer que seja o seu estilo, a equipa editorial da App Store selecionou Temas especializados para si, mas também é possível descobrir temas que refletem os seus interesses em sites e redes sociais: basta adicioná-los ao seu Apple Watch.

App Sleep

O sono é um dos aspetos mais importantes da sua saúde, mas também um dos menos compreendidos. O rastreamento do seu sono é um bom começo, mas a nova aplicação que chegou com o watchOS 7, Sleep, vai mais além.

A app Sleep ajuda a criar um cronograma e uma rotina para dormir, para que possa atingir suas metas de sono e se sinta melhor ao acordar. Quando vai dormir, o relógio liga automaticamente o modo “Não perturbar” e evita que o ecrã seja despertado.

De forma a agregar toda a informação relativa ao seu sono, a Apple criou um Gráfico de Análise do Sono, para mostrar quantas horas dormiu nas semanas que passaram.

Para além disso, o Apple Watch usa o seu acelerómetro para observar os movimentos subtis associados à respiração e para diferenciar os estados de sono.

Alertas

Na secção “Alertas”, é possível criar alarmes para o relembrar de que é hora de deitar ou acordar, com ainda mais sons do que anteriormente. Já o Wind Down ajuda-o a estabelecer uma rotina para dormir com atalhos para ajudá-lo a relaxar, como abrir uma app de meditação e diminuir as luzes.

Outra novidade: comece a sua manhã com um boletim meteorológico e o nível da bateria. Se acordar antes do alarme, será perguntado se deseja desativá-lo.

Se a bateria estiver abaixo de 30% perto da hora de dormir, irá receber um lembrete para carregar o seu smartwatch.

Se possui um iPhone, pode gerir a sua programação de sono, visualizar tendências de sono ao longo do tempo e ver com que consistência está a atingir as suas metas de sono.

Fitness

Quatro novos exercícios oferecem-lhe um parceiro de exercícios com ainda mais flexibilidade. A app Activity no iPhone foi redesenhada e renomeada para Fitness.

Agora é possível acompanhar com precisão as suas métricas de condicionamento físico para Dança, Treino Funcional de Força, Treino Básico e até mesmo o Tempo de Recarga pós-treino.

O Treino de Dança é um treino de corpo inteiro que é bom para o coração, fortalece e melhora a coordenação. Então, dance como se ninguém estivesse a ver e ganhe crédito por isso.

Visualize os seus dados de Atividade, Treinos, Prémios e Tendências de Atividade numa única página. E se está à procura de rivalidade saudável, veja as suas competições de atividades e informações sobre partilha de atividades num só local.

Ciclismo no Maps

O seu relógio já bate no seu pulso quando é hora de virar, o que é ótimo para passeios de bicicleta. Agora, o Maps tem instruções apenas para ciclistas.

Comece a rodar com mapas que mostram alterações de altitude, ciclovias e estradas movimentadas. Escolha percursos que funcionam para si: mais rápidos, mais curtos ou sugeridos. Poderá também procurar por lugares próximos, como cafés ou lojas de bicicletas, e adicioná-los ao seu percurso.

Se sua rota exigir descer da bicicleta, verá instruções como “Desmontar e Caminhar” ou “Subir as escadas”.

Segurança em tempos de pandemia

Manter as mãos limpas nunca foi tão importante. Com o watchOS 7, o Apple Watch deteta automaticamente quando começa a lavar as mãos e ajuda a continuar o tempo recomendado pelas organizações globais de saúde.

Através do uso de sensores de movimento e microfone, o Apple Watch deteta automaticamente a lavagem das mãos e inicia um temporizador de 20 segundos.

Se o seu relógio detetar que você parou de lavar as mãos mais cedo, irá incentivá-lo a continuar a lavagem por 20 segundos completos.

Atualizações da Siri

A Siri é fundamental para a experiência do Apple Watch. Pode fazer quase tudo no seu relógio com as mãos livres, apenas tem que pedir. Agora, a Siri pode fazer ainda mais, mais rápido.

Por exemplo, à semelhança do iOS 14 para iPhone, agora pode obter traduções faladas da Siri. É tão simples quanto levantar o pulso e perguntar: “Como se diz olá em japonês?”

Saúde Auditiva

Para ajudar a proteger a sua audição, o watchOS 6 lançou o aplicativo Noise. Agora, a Apple oferece-lhe mais maneiras de manter a sua audição segura e mais controlo sobre como ouve.

Com o watchOS 7, vai ser notificado para reduza o volume do fone de ouvido para um nível seguro quando atingir a dose semanal de escuta semanal recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Para além disso, é possível ver por quanto tempo ouve sons com altos decibéis a cada semana no aplicativo “Health”, no iPhone. Mantenha sua audição sã e salva definindo um volume máximo de fones de ouvido.

Como vê, ainda são algumas as novidades que o watchOS 7 traz para si. Se já tem ou ponderava adquirir um destes dispositivos da Apple, seguramente que não ficará dececionado dada a quantidade e qualidade das funcionalidades disponíveis.

[sc name=”assina”]