Vamos limpar a cozinha! Dicas para cada eletrodoméstico

Vamos limpar a cozinha! Dicas para cada eletrodoméstico

Está na altura das limpezas de Primavera. Por que não aproveitar o lanço e dar uma higienização profunda aos equipamentos que mais usamos? Temos algumas dicas para limpar a cozinha da forma mais eficaz.

Os eletrodomésticos facilitam muito o nosso dia a dia. Mas para assegurar que continuam a ter uma boa performance ao longo de muito tempo, bem como a durabilidade dos mesmos, há que os limpar ocasionalmente. Vamos dar-lhe algumas dicas de como limpar os aparelhos de cozinha para que os mantenha sempre nas melhores condições.

 

Limpar a cozinha um equipamento de cada vez

Forno (limpeza ecofriendly)

Se não tem a sorte de ter um forno com autolimpeza, lá terá de se dar a esse trabalho. Arme-se com uma tigela de água quente com sabão, uma esponja, panos de limpeza e luvas de borracha.

Se gostaria de evitar os vapores sufocantes associados aos produtos químicos, pode criar a sua própria solução de limpeza usando uma mistura de bicarbonato de sódio e sal.

Vamos limpar a cozinha! Dicas para cada eletrodoméstico

Remova as prateleiras e deixe-as de molho em água quente com sabão. Num recipiente misture uma chávena de bicarbonato de sódio com 1/3 de uma chávena de sal de cozinha e faça uma pasta com um pouco de água. Espalhe a pasta um pouco por todo o interior do forno, incluindo a porta de vidro, mas excluindo a parte superior. Deixe repousar durante a noite.

No dia seguinte, limpe essa mistura com uma esponja húmida, enxaguando com frequência. Por fim, seque com um pano macio.

Caso não lhe agrade fazer esta mistura, saiba que sumo de limão e sal também são eficazes para remover a gordura mais resistente, enquanto vinagre é excelente para limpar superfícies de vidro. Uma escova de dentes velha é muito útil para remover a sujidade em cantos e fendas de difícil acesso.

Máquina de lavar roupa

Tomamos a liberdade de incluir este equipamento uma vez que é bastante comum estar presente na cozinha, principalmente em casas mais pequenas.

Limpar e fazer a manutenção da máquina de lavar roupa é essencial para garantir lavagens com ótimos resultados e assegurar que o seu equipamento dura mais tempo.

Máquina de lavar roupa Indesit

Faça uma lavagem de manutenção uma vez por mês. Corresponde a um ciclo de limpeza profunda para o seu equipamento, no qual adiciona uma solução de limpeza especializada. Este tipo de lavagens eliminam quaisquer bactérias, manchas, lama e mofo que possam ter se acumulado, bem como qualquer água velha que possa ter ficado no tambor.

Também vale a pena limpar a gaveta de detergente após cada lavagem de manutenção, para evitar que depósitos de detergente antigos se acumulem e afetem o desempenho.

Se viver numa zona onde a quantidade de calcário na água é elevada, não poupe nas pastilhas anticalcário — é o que impede os depósitos minerais de se acumularem nos tubos de entrada e escoamento. Aliás, deve permanecer atento às tubagens.

Frigorífico e congelador

Limpar o frigorífico de forma eficaz é a única forma de garantir a higienização do equipamento. Dependendo da utilização diária, da quantidade de pessoas que o usam e do tipo de alimentos armazenados, este equipamento deve receber uma limpeza profunda e completa pelo menos 2 vezes por ano para evitar odores, mofo e outras surpresas desagradáveis. Esta indicação também se aplica ao congelador, o qual deve ser limpo depois de descongelado.

Vamos limpar a cozinha! Dicas para cada eletrodoméstico

Antes de mais, comece por desligar o frigorífico e por retirar todo o conteúdo. Use vinagre branco para limpar o interior — não vai deixar nenhum cheiro.

Deve ter sempre o cuidado de deixar a porta ou uma janela aberta para garantir a circulação de ar durante a limpeza.

Lave todas as partes do frigorífico — desde o interior ao exterior, sem esquecer as borrachas que selam a porta — com uma esponja embebida na solução da sua escolha. As borrachas merecem atenção redobrada: pode reforçar a limpeza desta área com uma velha escova de dentes e usar pasta dos dentes para esfregar. Desta forma estará a evitar o crescimento de bactérias.

No fim da limpeza, deixe secar bem ao ar. Garanta que está tudo bem seco e sem resíduos de humidade antes de voltar a ligar o equipamento.

Exaustor

O exaustor deve ser limpo uma vez por mês e é bastante fácil fazê-lo. Uma vez que a sua função é sugar a gordura sobressalente durante o processo de confeção dos alimentos, é natural que este eletrodoméstico esteja sempre engordurado e um pouco sujo. Ao limpar a cozinha pode começar por este equipamento.

Exaustor Miele numa cozinha moderna

Antes de mais nada, ligue o exaustor e coloque ao lume uma panela com água, vinagre e sumo de limão. O vapor libertado por esta mistura irá amolecer a gordura do exaustor e facilitar a sua limpeza.

Desligue o aparelho — idealmente da tomada — e aguarde que arrefeça. Quando o exaustor já estiver completamente arrefecido, pode iniciar a sua desmontagem. Todas as peças devem ser retiradas e separadas, inclusive as grelhas e o filtro, se for o caso. É fundamental que fique limpo por dentro e por fora.

Pode usar qualquer desengordurante, inclusive o detergente de lavar a loiça. Com um pano húmido — ou uma esponja macia — esfregue as grelhas e deixe atuar durante alguns minutos. Repita o mesmo processo para o interior do exaustor.

Para finalizar, utilize água quente nas grelhas para remover a sujidade e os produtos utilizados na limpeza. Deixe secar ao natural. Depois é só voltar a montar todas as peças no devido sítio.

Micro-ondas

Os “respingos” de comida e bebida nas laterais e na parte superior do micro-ondas são uma sujidade inevitável, mas que tem de ser limpa ocasionalmente. Nunca use produtos químicos agressivos neste eletrodoméstico.

Microondas Samsung

Comece por limpar todas as migalhas com um pano húmido. Encha parcialmente um copo ou tigela com água e sumo de meio limão. Leve ao micro-ondas e ligue-o durante largos minutos. Quando terminar, abra a porta e deixe o equipamento arrefecer. Remova o copo ou tigela e use o líquido no interior com um pano para limpar o interior do aparelho.

Se ainda houver sujidade teimosa, adicione um pouco de vinagre branco puro ao pano.
Deixe a porta do micro-ondas aberta durante alguns minutos para arejar.

[sc name=”assina”]