Upgrade ao computador: como dar uma vida nova ao PC

Upgrade ao computador: como dar uma vida nova ao PC

O seu equipamento possui vários componentes separados, mas é possível fazer um upgrade ao computador. Neste artigo damos-lhe algumas sugestões que poderá considerar para atualizar o desempenho do seu PC.

O mundo dos computadores pode ser fascinante. Com tantas opções no mercado, podemos ver-nos tentados a substituir o nosso computador a cada ano. Mas saiba que existem outras formas de tornar o seu computador mais rápido e com melhor performance.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/desktop/?utm_source=RPT” ]

 

Como tornar o computador atual mais potente

Caso seja um apaixonado por informática, poderá pensar em atualizar o seu PC pelas suas próprias mãos. Abaixo ficam algumas sugestões a considerar para fazer o upgrade ao computador — mas certifique-se de que é experiente nestas operações tecnológicas antes de mexer nos componentes internos do seu computador!

Atualize a RAM

Uma das partes mais fáceis e económicas de computador que poderá atualizar é a memória (RAM). Quanto mais memória o computador tiver, mais dados ele poderá manipular. O custo desta atualização irá variar, dependendo se escolher SSD ou HDD.

Talvez seja necessário fazer um pouco de pesquisa para ter a certeza de que o seu computador pode lidar com a atualização. Uma versão de 32 bits do Windows não é capaz de lidar com mais de 4GB de RAM. Por isso, se mesmo assim ainda desejar atualizá-lo, irá precisar de comprar e fazer download da versão de 64 bits.

Lembre-se de que para fazer isso precisa de limpar completamente o computador, pelo que fazer um backup de tudo o que precisa é extremamente importante.

Atualize o disco rígido

Com a quantidade cada vez maior de dados que armazenamos (fotos, vídeos e músicas, etc.), precisamos de cada vez mais espaço para manter todos estes ficheiros. Se prefere não substituir o seu disco rígido completamente, pode tentar obter um disco externo. Mas se realmente quiser um novo, precisa de escolher entre um disco SSD e um HDD.

Atualize a placa gráfica

Na maioria das vezes, a placa gráfica com a qual o seu computador é construído é capaz de lidar com as suas necessidades diárias. Se deseja usar o PC para jogos ou deseja um melhor desempenho daqueles que utiliza frequentemente, pode ser necessário uma nova placa gráfica. O custo dela depende daquilo que quer fazer com ela.

A maioria das placas gráficas também tem um requisito de energia, portanto certifique-se de verificar se a sua fonte de alimentação pode suportá-la antes de comprar uma.

Posso atualizar a CPU?

Atualizar o processador de um PC pré-construído é possível, mas não recomendamos fazê-lo porque o processo é bastante delicado e difícil de fazer. Mesmo que seja um geek informado e até construiu o seu próprio computador, pode ser difícil perceber como substituir a CPU.

Um processador mais antigo provavelmente precisa da placa-mãe e da memória substituídas também, por isso talvez não seja má ideia começar a pensar em substituir o próprio computador.

Devo comprar um novo PC?

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/desktop/?utm_source=RPT” ]

Regra geral, se o custo total das peças atualizadas for mais de 50% do custo de um computador novo e mais moderno, é aconselhável obter uma substituição. Se comprar um novo, lembre-se que pode reciclar o seu aparelho mais antigo para ajudar o ambiente.

[sc name=”assina”]