TV ou projetor: o que ficará melhor no seu home cinema?

TV ou projetor: o que ficará melhor no seu home cinema?

Está a ponderar fazer um upgrade no seu home cinema? Pode ser difícil escolher entre adquirir uma TV maior ou apostar num projetor. Descubra a melhor opção para si.

As duas tecnologias partilham semelhanças e diferenças. Ambas contribuem para criar a sensação de estar numa sala de cinema a partir da sala de sua casa, criando imersão na ação a decorrer no ecrã. No entanto, uma delas prima pela nitidez e a outra pela dimensão.

As propostas são bem diferentes, mas o objetivo é o mesmo: obter uma forma confortável e relaxante de ver filmes, séries e jogar. Assim sendo, se dá por si na encruzilhada de ter de escolher entre uma TV ou um projetor, vejamos o que podemos fazer para o ajudar a tomar essa decisão.

 

TV ou projetor: o que considerar?

Tamanho da divisão

Antes de ponderar sobre as características de cada equipamento, há que ponderar sobre a divisão onde o vai inserir, nomeadamente o tamanho da mesma — a largura, mais especificamente — em relação ao tamanho do display.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/video-projetor-2/?utm_source=RPT” ]

Se tem uma sala ampla e deseja o maior ecrã possível, seja porque é um grande fã de sessões de cinema caseiras ou de receber muitos convidados — e pretende-se que todos eles tenham boa visualização —, o projetor será a melhor opção.

Alguns modelos chegam a projetar o equivalente a um ecrã de 100 polegadas, um tamanho quase impossível de encontrar em televisores — e que não conseguirá pelo mesmo preço.

TV ou projetor: o que ficará melhor no seu home cinema?
Exemplo de um projetor

Dito isto, este tamanho pode muito bem ser grande demais para a maior parte das divisões, ou até desnecessário. Para uma sala mais pequena, há televisores grandes que lhe vão oferecer o que pretende. Procure TVs de 55 polegadas ou superiores.

Capacidade sonora

Se a qualidade sonora é algo a que dá elevada importância, um televisor pode ser a melhor aposta. Afinal, um projetor requer quase obrigatoriamente um equipamento à parte. É certo que qualquer TV beneficia de uma barra de som como complemento, mas no caso dos projetores esse complemento é uma necessidade.

Conveniência de uma Smart TV

Quase todos os televisores atuais são Smart TVs, pelo que é seguro assumir que irá adquirir uma se optar pelo televisor. Os televisores Smart têm diversos recursos muito convenientes associados, a começar pela conexão à Internet, uma grande conveniência.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/tv-smart-tv-1/?utm_source=RPT” ]

Para quem não dispensa as plataformas de streaming para ver séries e filmes — Netflix, Amazon Prime, HBO, Disney+ ou outras —, uma Smart TV é a solução ideal para si.

Qualidade de imagem

Para os mais exigentes, aqueles que não admitem um pixel de menor qualidade, a TV poderá ser a tecnologia ideal. Apesar de os projetores entregarem uma imagem cada vez melhor, ainda não conseguem ficar ao nível dos televisores, os quais já incorporam resolução de 8K.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/tvs/?utm_source=RPT” ]

Para além disso, as TVs também oferecem outras tecnologias relacionadas com a qualidade de imagem, como ecrãs OLED e QLED, recursos como HDR+, entre muitos outros.

Ecrãs maiores

Com o passar do tempo e com as evoluções tecnológicas, os ecrãs de TVs têm ficado cada vez maiores para corresponder à procura por parte dos consumidores, que pretendem a experiência de home cinema. Agora, já pode apostar em TVs com 88 polegadas.

TV ou projetor: o que ficará melhor no seu home cinema?
Exemplo de uma Smart TV

No entanto, se a quantidade de polegadas é o fator principal na sua escolha entre uma TV ou um projetor, este último poderá ser a opção melhor para si.

Se gosta de criar verdadeiras sessões de cinema em casa ou se tem uma divisão de maior dimensão e gostaria de a ocupar com um grande ecrã, não há nenhum televisor que lhe ofereça a quantidade de polegadas como um projetor, capaz de oferecer até 100 polegadas.

Equipamento portátil

O projetor tem a vantagem de ser um equipamento portátil, o qual pode levar consigo para casa de amigos ou para eventos e projetar as imagens desejadas numa superfície indicada.

 

TV ou projetor: a conclusão

Como já poderá ter depreendido, não há uma resposta certa para a decisão entre um televisor e um projetor, dependerá de cada consumidor e dos fatores a que confere maior importância. Cada equipamento tem pontos fortes a ter em consideração.

[sc name=”assina”]