TP-Link TAPO
-

TP-Link transforma as câmaras IP da gama Tapo em webcams

TP-Link TAPO

Com a crescente procura por webcams, a TP-Link veio socorrer quem não conseguiu adquirir uma antes de o stock nas lojas terminar. As câmaras IP da gama Tapo podem, agora, ser usadas como webcams. Neste artigo pode encontrar um Manual de Instruções com print screen de todas as etapas.

Desde o surgimento da pandemia do coronavírus que nos vimos forçados a passar mais tempo em casa e a reformular a forma como trabalhamos e até como convivemos. O distanciamento social e a quarentena vieram relembrar-nos a importância da tecnologia na nossa vida e de que forma a tecnologia contribui para a nossa vida.

Já não podemos sair para tomar um café com os amigos, mas esse convívio ganhou um novo contorno através das videochamadas e videoconferências, mais usadas do que nunca.

Qualquer smartphone terá uma câmara mais do que suficiente para esse tipo de atividades que exijam vídeo, mas, por vezes, temos mesmo que recorrer ao computador e o modelo que temos pode não ter uma câmara funcional ou nem ter esta funcionalidade de todo.

Assim sendo, as webcams têm sido cada vez mais procuradas a nível mundial, o que, naturalmente, levou à falta de stock em algumas lojas. Quando nos vemos impedidos de adquirir uma webcam, o que poderemos fazer?

Com conhecimento desta situação, a TP-Link desenvolveu, numa resposta rápida a esta dificuldade, uma forma de colocar as suas câmaras IP Tapo a desempenharem funções como se de uma webcam se tratassem.

Qual é a diferença entre uma webcam e uma câmara IP? As câmaras IP são especialmente desenhadas para enviar os sinais de vídeo e áudio através da Internet, através de um router ou de uma rede local, para que possa ver e ser visto em direto em qualquer parte do mundo. Para isto, basta que tenha ligação à Internet. Este equipamento também permite gravar as imagens remotamente.

Ou seja, pode colocar essa câmara em qualquer local que pretenda ter acesso visual e através da identificação da mesma poderá controlá-la onde quer que esteja.

Se até agora as câmaras IP apenas serviam para visualizar nos smartphones ou tablets, através da aplicação Tapo (da TP-Link) já pode transformar a sua Tapo em webcam.

Para isso, terá que fazer o download, instalação e registo na aplicação TP-Link Tapo. Depois, terá de adicionar a câmara. Para isso é necessário realizar uma configuração da mesma para poder aceder localmente à imagem da câmara através de programas de terceiros. É simplesmente proteger o acesso com nome de utilizador e palavra-passe.Câmaras TAPO - utilização como WEBCam

O acesso à câmara é feito através do protocolo RTSP / ONVIF. Para isso, é necessário ter programas que que suportem esse protocolo, mas também sejam capazes de disponibilizar a câmara para o Windows como fonte de vídeo.

Todas as etapas, passo a passo, para esta instalação e configuração estão disponíveis neste Manual de Instruções, com print screens de todos os passos.

O modelo utilizado para demonstração é o C200. Pode fazê-lo em Android ou iOS.

[sc name=”assina”]