Tire todo o proveito da sua máquina de secar roupa: truques e dicas

Tire todo o proveito da sua máquina de secar roupa: truques e dicas

Sabia que se usar eficientemente a máquina de secar roupa poderá evitar ter que dar a roupa a ferro? Siga estas dicas para tirar todo o potencial do seu equipamento e ter menos trabalho nas lides domésticas.

Se receia utilizar com frequência a sua máquina de secar roupa por não querer elevar a fatura da luz, mas já não tem o mesmo receio com o ferro de engomar, desengane-se!

Passar a ferro elevadas quantidades de roupa pode ser tão ou mais dispendioso do que usar a máquina de secar, uma vez que o ferro consome muita energia, principalmente se insistir em passar roupa que não precisava e que já podia estar arrumada.

Evite dores de costas e desperdiçar tanto tempo com a tarefa de engomar a roupa, sem pagar mais por isso. Use eficientemente a sua máquina de secar.

 

Dicas para usar melhor a máquina de secar roupa

Ponderar antes de comprar e usar o manual

Antes de adquirir a sua máquina de secar, há várias características a ter em conta, de forma a certificar-se que é o equipamento que melhor se adequa ao seu caso.

A começar pelo tipo — pode ser ventilados / de exaustão, de condensação ou de condensação com bomba de calor —, mas também a capacidade da carga, as funções e até a eficiência energética. Opte por eletrodomésticos com elevada qualificação energética para poupar na conta da luz a longo prazo.

Casal a tratar da roupa usando máquina de lavar e de secar roupa

Não deite fora o manual de instruções. É certo que consultá-lo não é a tarefa mais prazerosa, mas conhecer bem a sua máquina vai-lhe poupar horas e euros. Ao ler o manual ficará a conhecer o programa mais indicado para cada tipo de roupa e, assim, conseguirá tirar o máximo partido da sua máquina de secar roupa — pode até descobrir um programa específico anti-vincos.

Manutenção e limpeza da máquina

Outra tarefa aborrecida é a manutenção e limpeza frequente da máquina. Limpar o filtro, a gaveta do detergente e realizar lavagens de manutenção é fundamental para preservar o equipamento no melhor estado e assegurar que funciona nas melhores condições durante vários anos.

Atenção às etiquetas das roupas

Cada peça de roupa também tem o seu próprio manual de instruções sobre a forma de etiqueta. Apesar de por vezes a cortarmos, porque nos incomoda, esse “bilhete de identidade” da roupa é onde poderá ficar a saber se a peça pode ir à máquina de secar, a quantos graus pode ser sujeita e se pode ser engomada.

Respeitar a capacidade da máquina

Nem ultrapassar a capacidade, nem utilizar a máquina de secar roupa com apenas uma ou duas peças de roupa. Se no segundo caso estaria a desperdiçar energia, no primeiro resultará em roupa toda amarfanhada e a precisar de ser passada a ferro.

Para evitar umas boas horas à volta do ferro de engomar, utilize a sua máquina sempre um pouco abaixo da sua capacidade máxima.

Dobrar a roupa antes que arrefeça

Dependendo do modelo que tem, este pode ter um aviso sonoro quando o programa chegou ao fim. Caso a sua máquina de secar roupa não tenha essa funcionalidade, tente conhecer o tempo que cada programa demora.

A ideia é retirar a roupa quando esta ainda está quente e dobrá-la imediatamente. Na maior parte dos casos, as peças não precisam de ser passadas a ferro.

O truque do pano molhado

Há ainda outro truque que pode tentar para aquelas peças com vincos mais teimosos: o do pano molhado. Antes de passar ao ferro, experimente colocar as peças mais engelhadas novamente na sua máquina de secar roupa juntamente com um pano molhado — quem diz pano, diz qualquer pedaço de tecido.

Ligue o equipamento durante cerca de 15 minutos e, no fim, retire a roupa e sacuda-a bem. A temperatura alta dentro da máquina irá transformar em vapor a humidade do pano, o que ajuda a eliminar alguns dos vincos mais difíceis.

 

Agora que tem conhecimento de algumas formas de preservar o bom funcionamento do seu equipamento e poupar-se a mais trabalho nas lides domésticas, já pode dedicar-se a outras atividades e usufruir do tempo livre que acabou de ganhar.

[sc name=”assina”]