Crianças fotogénicas da Canon
-

Tire fotos incríveis dos seus filhos com estas dicas

Crianças fotogénicas da Canon

Fotografar crianças nem sempre é tarefa fácil, mas se está investido em obter fotografias dos seus filhos com qualidade suficiente para guardar para a posteridade, nós temos algumas dicas para si.

Há um velho ditado em Hollywood de que nunca se deve trabalhar com animais ou com crianças. Isso deve-se ao facto de que nem uns nem outros são particularmente bons a acatar orientações ou são previsíveis.

No entanto, quando se trata de fotografia, trabalhar com crianças pode ser uma das coisas mais gratificantes que fará, principalmente se estivermos a falar dos seus próprios filhos ou de familiares próximos, como sobrinhos.

As expressões, vitalidade e inocência das crianças podem ser reveladas de maneiras surpreendentes através das lentes de uma câmara fotográfica.

É claro que, por vezes, terá de respirar fundo e contar até 10 para conseguir a hipótese de uma fotografia particularmente boa, mas depois de a obter irá estimar bastante.

Para que consiga tirar partido dos seus equipamentos fotográficos e capturar fotografias realmente interessantes de crianças, quer sejam irrequietas ou disciplinadas, e para ter pequenos tesouros que pode estimar por muito tempo, temos as seguintes dicas.

 

Timing é fundamental

Qualquer pai, mãe ou tutor poderá dizer-lhe que as crianças têm de ser lidadas no momento certo se quer que elas colaborem consigo. Quando estão cansadas ou com fome, por exemplo, é provável que não consiga obter nenhum tipo de colaboração da parte delas, pelo que as fotos devem ser planeadas para outra altura.

Esta é a primeira dica que lhe damos, mas não a encare de animo leve, porque pode fazer toda a diferença. Para além disso, como verá mais à frente, por motivos de iluminação deve apostar numa sessão diurna em vez de noturna.

 

Roupas simples e confortáveis

Quando estamos a planear uma sessão fotográfica para obter fotografias que tencionamos guardar para a posteridade, queremos que toda a envolvência seja perfeita. À falta de um estilista, cabeleireiro e maquilhador profissional — bem como de um fotógrafo profissional —, fazemos o nosso melhor e vestimos as crianças com as suas melhores roupas.

Mas até que ponto isso será boa ideia? Os seus filhos também não são modelos profissionais e se os vestir com roupas simples e confortáveis até pode obter mais cooperação da parte deles. Isso não retirará beleza à fotografia final. Deixe-as relaxar e divertirem-se: uma foto com o sorriso genuíno dos seus filhos é muito mais bonita do que aquela em que estão com as suas melhores roupas e de sobrancelha franzida.

Assim sendo, mantenha o vestuário o mais casual possível, de preferência sem logótipos, gráficos, padrões ou listas, pois podem ser mais atraentes na imagem final do que o objeto da foto — a criança —, o que retira as atenções do resultado pretendido. Cores sólidas são uma aposta segura.

 

Luz, câmara, ação (e localização)

Iluminação faz toda a diferença no que refere a boas fotografias. Claro que é possível tirar boas fotografias com pouca luz, no entanto, é sempre preferível dedicar alguns minutos para analisar a melhor forma de obter boa iluminação. Usar luz natural e evitar o flash sempre que possível.

Quer esteja a utilizar uma câmara fotográfica ou o seu smartphone, pode ter o flash em modo automático. Deve desligar esta predefinição. É preferível fotografar com um ISO alto, mesmo que isso possa causar ruído digital na sua imagem — o que também não é o ideal.

Procure por uma forte fonte de luz natural, como uma grande janela, e posicione-se entre ela e o objeto, de modo a que fique de costas voltadas para a origem da luz e o objeto da sua fotografia fique de frente.

As janelas são as melhores amigas dos fotógrafos e, se praticar fotografar perto delas, rapidamente entenderá o porquê. Para além disso, as janelas voltadas para o norte são preferíveis às janelas voltadas para o sul, para que a luz não seja direta.

 

Evitar luz solar direta

A melhor altura do dia para fotografar é logo após o pôr do sol. Este é um facto algo conhecido e usado por muitos cuja intenção é publicar as suas fotos nas redes sociais.

A luz solar direta é severa e desagradável, quase como um flash demasiado intenso, pelo que deve ser evitada sempre que possível. Não só porque queima a imagem, como torna difícil ao objeto a ser fotografado olhar em frente — consegue convencer os seus filhos a olhar diretamente para a luz? Já para não falar dos efeitos prejudiciais para a saúde ocular.

 

Dar às crianças algo para se entreterem

Quanto mais novas são as crianças, mais difíceis podem ser de fotografar. Se lhes der algo para se ocupar e depois passar algum tempo a tentar compreender o mundo da perspetiva deles, encontrará algumas oportunidades realmente interessantes.

Um dos truques clássicos nas fotografias de retratos em estúdio de crianças é o dos “passarinhos”: o fotógrafo segura um brinquedo sobre a câmara para chamar a atenção da criança. É capaz de funcionar muito bem, principalmente se o brinquedo fizer barulho.

Como alternativa, se precisar de ambas as mãos para fotografar, peça a alguém que se sente ao seu lado e interaja com a criança.

 

Desfocar o fundo

Uma das técnicas mais usadas pelos fotógrafos de retratos e casamentos é a profundidade superficial de campo. Se já olhou para uma foto e se questionou como é que o fundo da mesma fica desfocado, com um aspeto semelhante aos dos sonhos, é graças a essa técnica.

Para conseguir este efeito, irá precisar de uma câmara fotográfica DSLR ou uma mirrorless, e uma lente capaz de fotografar com ampla abertura máxima, pelo menos f / 2.8, mas de preferência em torno de f / 1.8.

Embora não consiga obter uma verdadeira profundidade superficial de campo com um smartphone, há muitos que já têm incorporado a funcionalidade de automaticamente desfocar o plano de fundo das imagens, e os resultados são realmente bons.

 

Simplifique o que estiver em segundo plano

Por fim, damos-lhe uma dica final que parece simples, mas pode fazer toda a diferença. O que está em plano de fundo pode realmente prejudicar uma fotografia. Assim, se houver algo que possa fazer para simplificar o fundo da sua imagem, deve fazê-lo.

Em caso de não haver nada que possa fazer em relação a isso, tente cortar todos os elementos que causam distração ou fotografe mais perto do seu objeto.

Se seguir todas estas dicas não vai precisar de um fotografo profissional para tirar fotos incríveis aos seus filhos.

[sc name=”assina”]