Tenha o Google Chrome tal como o quer: personalize-o!

Tenha o Google Chrome tal como o quer: personalize-o!

Há várias ferramentas que lhe permitem personalizar o Google Chrome, seja para o tornar mais produtivo profissionalmente ou para ter uma melhor user experience. Saiba como ter este navegador ao seu gosto.

Ter uma conta Gmail é a única exigência para poder usufruir destas personalizações. Desde sessões únicas, passando pelo aspeto e por extensões, há muito que pode fazer neste browser. Venha descobrir. Recomendamos que comece por usar o computador, será mais fácil.

 

Como personalizar o seu Google Chrome

Uma só sessão sincronizada

Desde há algum tempo que o Google Chrome permite que se associe uma conta ao browser, de forma a que o tema definido, os marcadores guardados, as extensões escolhidas, as passwords registadas e todas as outras opções de personalização fiquem salvaguardadas e quando abrir o navegador noutro dispositivo terá acesso a tudo.

No canto superior direito encontrará três pontos alinhados de forma vertical. Clique neles e depois dirija-se a “Definições”. Inicie sessão e depois decida aquilo que quer sincronizar. Já está, nada mais simples.

O que abrir no arranque?

Sabia que pode definir quais são as páginas que o Google Chrome apresenta quando o inicia? Ainda nas “Definições”, na parte de baixo denominada “No arranque”, pode escolher entre três opções: “Abrir a página Novo separador”, “Continuar onde deixou” ou “Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas”.

Esta última opção poderá ser particularmente útil para o computador do trabalho. Assim, de cada vez que inicia o Google Chrome irão abrir imediatamente as páginas que precisa, escolhidas por si.

Dito isto, não se esqueça de que se iniciar sessão neste navegador noutro dispositivo, também levará estas definições de trabalho consigo.

Aspeto

O “Aspeto” é onde verdadeiramente pode personalizar o Google Chrome ao seu gosto. Nas “Definições” encontrará a opção “Aspeto” no menu lateral esquerdo. Depois de clicar, os temas são a primeira opção.

Pode aceder à Web Store, onde encontrará inúmeros temas à sua escolha. Mude o aspeto do “novo separador”, o esquema de cores do seu browser, a imagem de fundo quando abre um novo tab e até os ícones. Quando se cansar, pode escolher outro ou optar pelo tema predefinido.

Mesmo depois de escolher um tema, pode dar-lhe um toque extra para ficar ainda mais ao seu gosto, como alterar o tamanho da letra e até personalizar o tipo de letra.

Adicionar extensões

As extensões são ferramentas adicionais que pode acrescentar ao Google Chrome. Para além de ser uma forma de personalização, também o ajuda a trabalhar de forma mais eficiente ou simplesmente como forma de melhorar a sua experiência.

Há todo o tipo de extensões, desde bloqueadores de anúncios publicitários, corretores gramaticais ou ferramentas de pesquisa.

Pode encontrar as suas extensões no menu lateral esquerdo em “Definições” — será uma das últimas opções.

Outras sessões

Para além de poder ter mais do que uma sessão — uma profissional e outra pessoal, por exemplo —, também pode permitir que outras pessoas tenham uma sessão no seu equipamento e só a ativarem quando estiverem a usá-lo.

Assim, é assegurada a sua privacidade e não terá de partilhar os seus marcadores, palavras-passes e outras definições com os restantes utilizadores.

[sc name=”assina”]