Slow juicers: sumos saborosos e nutritivos

BOSCH MES3500
BOSCH

Os Slow Juicers são centrifugadoras que se diferenciam pelo seu sistema de extração de sumo a frio. Preservam todo o sabor e os nutrientes dos ingredientes utilizados, e ainda são mais rentáveis. De que está à espera para ficar a saber todas as vantagens deste equipamento?

Os sumos, batidos e smoothies de fruta ou de legumes são uma das formas mais práticas, saborosas e agradáveis de consumir alimentação mais saudável. E uma das formas mais práticas e fáceis de os obter é através dos Slow Juicers.

Diferentes das centrifugadoras e liquidificadores, estes equipamentos introduziram o sistema de rotação lento — de onde advém a palavra ‘slow’ — no seu processo de extração de sumo. Apesar dos seus diversos benefícios, ainda não partilham o mesmo reconhecimento do público que os seus antecessores.

Quais são as vantagens dos Slow Juicers?

 

Qualidade nutricional e preservação do sabor

O sistema de rotação mais lento, que esmaga os alimentos contra um filtro, não os sujeita  ao calor. Assim, as suas propriedades nutritivas não são alteradas pelo calor da fricção e são, mais facilmente retidas no produto final. O resultado é um sumo rico em enzimas e nutrientes, com todo o sabor natural das frutas e vegetais preservado.

A qualidade nutricional e o rendimento do sumo são determinados por dois fatores: quão bem as fibras vegetais são separadas e quanta força é usada para separar o sumo da polpa.

O rendimento do sumo depende do tipo de ingredientes usados no espremedor. Já a qualidade é determinada pelo processo, e não pela velocidade. De um modo geral, considera-se que todos os Slow Juicers ofereçam sumos mais nutritivos, devido à ação de esmagar, o que resulta num método mais eficaz de dividir as células da planta e libertar todos os sabores que ela tem.

A qualidade é aprimorada porque, durante o processo de produção de sumo, o produto tem que passar por pequenos espaços entre duas engrenagens de aço inoxidável.

Nos liquidificadores, as paredes das células das frutas e dos vegetais são divididas muito rapidamente e o conteúdo líquido é libertado pela força centrífuga de um filtro giratório rápido. Há muito pouco tempo ou oportunidade para que as células sejam devidamente segmentadas, pelo que o sumo resultante é visivelmente menos rico e colorido.

Já os Slow Juicers, embora tenham baixa velocidade de rotação, usam a sua poderosa ação de prensar a frio, que processa mais ingredientes. Estes equipamentos são destinados a quem faz da qualidade do sumo a sua prioridade e pretende obter o máximo de nutrientes possível, sem comprometer o sabor.

 

Oxidação? Nem vê-la

Com certeza que já reparou no que acontece à fruta e aos legumes se os cortar e os deixar ao ar durante algum tempo. Referimo-nos à reação química que ocorre entre os átomos dos alimentos e os de oxigénio no ar, na qual os alimentos sofrem uma alteração de cor — ficam mais escuros — e mesmo de textura.

Os liquidificadores e as centrifugadoras incorporam o ar, dando origem a um sumo que pode perder a sua cor — entre outras propriedades que não queríamos mesmo nada que se perdessem — mais rapidamente devido à oxidação.

Com as Slow Juicers isso não é um problema. Estes equipamentos providenciam uma vida útil mais longa aos sumos e smoothies que produzem, ao mesmo tempo que preservam o sabor natural e as propriedades nutricionais até 72h depois.

 

Quanto mais sumo, melhor

Em vez das habituais lâminas que produzem calor através da fricção, o Slow Juicer utiliza rolos rotativos que giram lentamente, quebrando e esmagando os alimentos gradualmente. Desta forma, é extraído mais sumo do que os equipamentos semelhantes permitem.

Dependendo dos ingredientes utilizados, a diferença na quantidade pode ser realmente considerável. Uma peça de fruta demasiado macia e suculenta é pouco rentável nos liquidificadores tradicionais, uma vez que grande parte do suco fica retido na polpa que é ejetada.

Para além disso, outros vegetais, tais como o espinafre e a erva-trigueira (mais conhecida pelo seu nome em inglês: wheatgrass), que são cada vez mais usados em dietas saudáveis, não são espremidas com sucesso num equipamento que usa alta velocidade. Os Slow Juicers oferecem um excelente desempenho em toda a gama de ingredientes — incluindo sementes.

Um sumo mais rentável é um sumo sem desperdícios, onde o proveito retirado dos ingredientes é superior, tornando a bebida mais barata.

 

Outras vantagens

Os benefícios saudáveis dos Slow Juicers, como pode comprovar, são consideráveis. Há ainda outros, no entanto, que devem pesar no caso de estar a ponderar nas vantagens de adquirir um destes equipamentos. São aparelhos que consomem menos energia elétrica do que as centrifugadoras tradicionais. Em termos de ruído, são mais silenciosos e até são fáceis de limpar.

Todas estas características contam quando se pondera acerca do uso frequente de determinado equipamento. Desta forma, será muito fácil introduzir mais fruta e vegetais na sua dieta alimentar, com todo o sabor e nutrientes a que tem direito.

[sc name=”assina”]