-

Símbolos da lavagem da roupa: guia para os descodificar

Lavar a roupa não tem de ser um quebra-cabeças. Os símbolos das etiquetas existem para o ajudar a cuidar das suas peças de vestuário da melhor forma. Saber interpretá-los é dar um passo na direção de roupa bem conservada.

É uma grande frustração tirar a roupa da máquina de lavar e encontrá-la encolhida, tingida de outra cor ou com uma textura diferente. A única forma de o evitar é conhecer a melhor maneira de lavar e secar o seu vestuário. Ter uma boa máquina de lavar ajuda, mas de nada adianta se não souber como utilizar as suas propriedades nas peças certas.

Se se sente perdido quando olha para as etiquetas de lavagem este guia é para si.

 

Tipos de lavagem

Como lavar determinada peça de roupa é a primeira etapa. O tipo de lavagem que deve ser utilizado é indicado pelo desenho que se assemelha a uma bacia com água, o qual, se não tiver mais nenhum pormenor, simboliza que se pode lavar na máquina.

Uma linha por baixo da bacia indica peças delicadas, com as quais devemos ter mais algum cuidado e utilizar um programa de lavagem mais adequado. Duas linhas indicam extra delicadeza e lavagem na máquina sem centrifugação ou centrifugação lenta.

Se observar o desenho de uma mão dentro da bacia, esqueça a máquina: terá mesmo de lavar à mão. Uma cruz em cima da bacia significa não lavar de todo. Pelo menos não deve fazê-lo por sua conta e risco — opte por levá-la a uma lavandaria, eles sabem o que fazer.

Já o símbolo que se parece com um rebuçado com uma cruz por cima indica não torcer — nem à máquina, nem à mão.

 

Temperatura

Todos os tecidos têm um limite de temperatura no qual podem ser lavados. Mais calor do que isso e arrisca danificá-los.

Esse limite está identificado através do número dentro do alguidar: são os graus de temperatura máxima a que deve lavar essa peça de vestuário. Qualquer temperatura serve, desde que seja inferior à indicada na etiqueta.

 

Branqueamento

As manchas mais teimosas nem sempre se removem com uma simples lavagem. Nestes casos, temos de recorrer ao branqueamento. Para isso usamos, por exemplo, a lixívia. Este triângulo indica se o pode fazer — ou não — e, podendo, se o agente branqueador pode conter cloro.

Como secar

Se seguiu as instruções de lavagem até este ponto então está no bom caminho. O passo seguinte é a secagem, que é igualmente importante. Ignorar estes símbolos pode resultar, por exemplo, em peças encolhidas ou de outra forma deformadas.

Neste caso são os quadrados que ditam as instruções.

Um círculo dentro do quadrado indica que pode colocar a peça na máquina de secar e em que temperatura o deve fazer, de acordo com os pontos dentro do círculo. Se, por outro lado, o símbolo não tem um círculo a peça pode mesmo ter que secar num estendal tradicional — há que ter paciência.

Há outras formas menos comuns de instruções de secagem. Há peças que têm de ser penduradas, não se podem torcer ou devem secar na horizontal. As linhas diagonais nos quadrados indicam preferência pela secagem à sombra (normalmente para evitar danos causados pelo sol).

 

Passar a ferro

Por esta altura, a sua roupa estará quase pronta para voltar ao armário ou para ser novamente usada. Dê uso à tábua e ao ferro de engomar para dar aquele toque final à sua roupa — dá trabalho, é verdade, mas vale a pena.

Estes símbolos são relativamente simples. Nem todas as peças podem ser passadas a ferro. As que podem por vezes têm limites máximos de temperatura, indicados pelos pontos dentro dos ícones dos ferros de engomar. Quantos mais pontos, maior a temperatura que pode utilizar.

 

Limpeza a seco

Por fim, o símbolo da lavagem a seco. Neste caso, ou é ou não é. Há certas peças de vestuário que devem ser tratadas por mãos profissionais. Quando encontrar um simples círculo é isso que deverá fazer — relaxar e deixar outra pessoa lavar a sua roupa por si.

 

 

Saiba que pode aprimorar o cuidado que tem com a sua roupa, por exemplo, com um pequeno eletrodoméstico que tira borboto.

Para poupar água — e dinheiro — junte todas as peças que exigem os mesmos cuidados na mesma lavagem. Não se esqueça de que as cores também devem ser semelhantes. Se seguir as instruções não voltará a ter surpresas com a sua roupa.

[sc name=”assina”]