Máquina de lavar roupa Indesit
-

Separar a roupa: o que não deve misturar durante a lavagem

Máquina de lavar roupa Indesit

Já retirou roupa manchada da máquina de lavar? Quando misturamos peças e cores que não deveriam ser lavadas em conjunto podemos danificá-las. Separar a roupa é importante. Saiba como o fazer.

A lavagem das roupas por vezes corre mal. Só não acontece a quem não as lava. Cores desbotadas, peças manchadas ou qualquer outro tipo de dano pode acontecer em qualquer altura. O ideal é separar os itens por cor e tipo, bem como optar por múltiplos ciclos de lavagem.

Assim sendo, como podemos separar peças de roupa e quais aquelas que podem ser lavadas em conjunto — uma vez que seria impraticável lavar itens individualmente? A correta separação das roupas e o processo de pré-lavagem são decisivos para manter a durabilidade e a cor das suas roupas.

 

Separar a roupa: cuidados a ter

Roupa nova

Quando as suas peças de vestuário são novas, particularmente as calças de ganga escuras, têm muita tinta. Assim sendo, devem ser lavadas separadamente, seja à mão ou na máquina, para não manchar as outras roupas. Junte algumas calças de ganga e lave-as em conjunto do avesso.

Roupa branca

As roupas brancas devem sempre ser lavadas à parte ou em conjunto com outras roupas brancas, para não correr o risco de saírem da máquina de lavar com outra cor qualquer. Blusas ou camisas de algodão, roupa interior, lençóis, entre outras: todas estas peças podem ser lavadas em água quente.

Dito isto, nem todos os brancos são iguais. Dependendo do material, poderá ser necessário definir uma temperatura diferente para preservar a cor e a textura. No entanto, o ideal é que sejam postas de molho durante uns 5 ou 10 minutos previamente à lavagem. Pode usar um pouco de lixívia.

Roupa colorida

Para evitar descolorir e tingir, as roupas coloridas devem ser separadas das brancas e também não é recomendado que as coloque de molho, uma vez que pode causar parcial perda de cor.

Para além dos cuidados com a temperatura dependendo do tipo de tecido, indicação que deverá encontrar na etiqueta da peça, as peças de vestuário coloridas devem ser separadas. Os itens de cor clara podem ser lavados em conjunto — cor de rosa, bege, amarelo, salmão, azul claro, lilás — e o mesmo se aplica aos escuros — cinzento, azul escuro, castanho, vermelho bordô, cor de laranja.

Se estiverem muito sujas, lave-as com água e sabão e passe por água em abundância. Desta forma, estará a garantir uma limpeza eficaz das peças e a diminuir o risco de ficarem manchadas. Vire-as do avesso antes de lavar para ajudar a prevenir desbotamento.

Roupa delicada

Lã, seda, viscose, cetim, rendas, ou qualquer outro material delicado deve ser lavado à parte, nunca em conjunto com peças mais pesadas como calças de ganga. Se forem muito delicadas, o ideal é que as lave à mão, porque a centrifugação da máquina de lavar roupa pode danificá-las.

Outros tipos de tecidos

Não nos podemos esquecer dos outros tecidos. Embora não sejam propriamente as roupas que vestimos, também merecem atenção, uma vez que estarão em contacto com o nosso corpo, já para não falar por motivos de higiene. Referimo-nos a lençóis, toalhas de banho, tapetes e panos de limpeza, os quais devem ser lavados separadamente para evitar troca de bactérias.

As toalhas podem ser lavadas em conjunto umas com as outras — dependendo das cores, como já foi referido —, mas os tapetes finos — aqueles que usamos no chão da casa de banho ao sair da banheira, por exemplo — devem ser lavados à parte.

Os panos de cozinha ou os esfregões da loiça devem ser lavados à parte do resto e em conjunto entre si. Deve apostar num detergente antibacteriano, uma vez que os ambientes húmidos são os ideais para a proliferação de bactérias. Estes itens podem esconder mais bactérias do que a tampa da sanita. Por isso, nada de lavar junto com as suas roupas.

Os panos usados para a limpeza devem ficar primeiro de molho em água e lixívia durante os minutos e depois serem lavados. Não há o problema de os manchar e ficam bem desinfetados desta forma. A máquina consegue limpar os tecidos quase completamente, mas é sempre bom não arriscar.​

[sc name=”assina”]