Sempre quis ser um vlogger? Dicas para quem está a começar

Já tem a câmara perfeita e até tem o nome do seu novo canal escolhido. Luzes, câmara, ação! Só falta editar o vídeo. Se quer ser um vlogger e está-se a iniciar neste mundo, conheça alguns dos melhores programas de edição —  gratuitos e pagos.

Editar o vídeo é o último passo antes da publicação, mas é aquele em que muitos vloggers se sentem perdidos. Não entre em pânico! Todos os principiantes passam por uma fase de aprendizagem, a qual pode ser facilitada com os programas certos.

Vamos mostrar-lhe alguns dos programas mais usados e mais simples, perfeitos para quem está a começar, e depois alguns com mais recursos para quando quiser dar o passo seguinte. Terá um vlog funcional em menos tempo do que espera.

 

Ferramentas gratuitas de edição de vídeo

Não duvidamos de que eventualmente tenha milhões de visualizações e possa evoluir para ferramentas mais complexas — e pagas. Mas, para já, aqui estão alguns programas de edição de vídeo que o vão ajudar a começar a sua carreira como vlogger.

Windows Movie Maker

Este é um clássico que acompanhou muitos utilizadores nos seus primeiros empreendimentos pelo mundo da edição de vídeo, pelo que é natural que todo o wanna-be-vlogger comece por aqui.

Infelizmente, este programa foi descontinuado recentemente. Foi, no entanto, substituído por outro também da Microsoft, chamado Editor de Vídeo, uma app dentro do programa Fotos. Este é capaz de desempenhar todas as funções básicas que seria de esperar e ainda mais alguns truques, como aparar clipes de vídeo, adicionar transições e sobrepor emojis.

Eis uma dica para o ajudar a obter os melhores resultados com este programa: corte o seu vídeo clicando no separador ‘Editar e Criar’. De seguida, selecione ‘Cortar’ e faça a sua seleção na barra de reprodução. Poderá manter essa secção selecionando ‘Guardar uma cópia’.

Editor de vídeo iMovie

Quem tem um iMac também tem acesso ao iMovie, um programa de edição de vídeo. Este fornece um excelente software de edição, perfeito para quem quer ser vlogger, gratuito e bastante simples de usar.

Todas as ferramentas que esperaria obter estão lá presentes, além de incluir outros recursos muito úteis, como um efeito de repetição instantânea e muito espaço para mexer no áudio, de forma a obter um som perfeito.

Não precisa de aumentar o zoom ao gravar o seu filme. Pode fazer isso no próprio programa de edição — especialmente se filmou no iPhone, com muitos megapixels à sua disposição. Tudo o que precisa para realçar a área que deseja ampliar é selecionar ‘Recortar para preencher’. Simples.

 

Ferramentas de edição de vídeo pago

Programas gratuitos são ótimos, mas, não desfazendo, os pagos incorporam uma série de recursos que justificam o preço. Quando chegar a um nível em que se sente confortável em dar o passo seguinte, então aposte num destes dois, que são dos melhores exemplos de software de edição de vídeo pago.

Pinnacle Studio

A edição de vídeo do Pinnacle Studio permite que eleve os seus vlogs ao próximo nível. Há suporte para 4K, pode partilhar online diretamente do programa e há até um tutorial para começar da melhor forma. Para além disso, existem muitos efeitos e transições que podem ajudar os seus vlogs a destacarem-se dos muitos outros.

Sabia que pode editar vídeos 360º no Pinnacle Studio? Importe o seu vídeo, como faria com qualquer outro, e pode cortá-lo ou adicionar um título ou objeto.

Cyberlink PowerDirector

Uma ferramenta muito bem avaliada, o editor de vídeo Cyberlink PowerDirector oferece a capacidade de fazer edição com várias câmaras, 3D e 4K.

Se o seu vlog for dedicado a videojogos, também pode usar a prática ferramenta de ‘Gravação do ecrã’. De seguida, edite e renderize rapidamente, e publique no seu canal sem perder tempo. Também existem muitos tutoriais em vídeo espalhados por toda a parte sobre este editor.

O PowerDirector inicia cada projeto com ficheiros de amostra incluídos — algo que pode confundir um pouco o utilizador. Para desativar este recurso vá a ‘Editar’ > ‘Preferências’ > ‘Projeto’. Depois, desmarque a caixa ‘Carregar clipes de amostra automaticamente’.

[sc name=”assina”]