Saiba como usar o flash nas suas fotografias

Alguns fotógrafos opõem-se à ideia de utilizar flash ou modificadores de luz — porque não se adequa ao seu estilo, ou simplesmente porque não se sentem à vontade para o usar. Neste artigo vamos tentar explicar quais as melhores ocasiões para utilizar o flash e conseguir as melhores imagens.

Apesar de muitos associarem o flash a espaços escuros, também poderá utilizá-lo no exterior. A luz suave e natural é ótima para garantir uma qualidade de fotografia, mas saber utilizar luz artificial pode acrescentar um valor enorme em ambientes com pouca luz. Vamos saber como o flash deve ser utilizado.

A importância do flash em espaços interiores

Se trabalha como fotógrafo profissional, provavelmente já possui algum grau de conhecimento acerca das técnicas de fotografia e acessórios que o ajudarão a produzir resultados impressionantes.

As DSLRs de alta qualidade, por exemplo, podem ser suficientemente flexíveis para captar imagens em ambientes escuros ou mal iluminados, mas deve sempre avaliar cada cenário para ajustar as soluções às suas condições.

Se os níveis de luz de um espaço forem demasiado baixos, provavelmente vai produzir imagens desfocadas devido ao desfoque do movimento/trepidação da câmara. Aumentar o nível ISO é uma opção, mas assim irá possivelmente aumentar o ruído, desvirtuar as cores e reduzir o alcance dinâmico da lente.

Em suma, está a deixar muito poucas opções para o pós-processamento. Para evitar que isso aconteça e reduzir potencialmente o seu tempo de pós-processamento e outras dores de cabeça, porque não usar flash em vez disso?

Como usar o flash em espaços interiores

Pode começar com uma configuração simples, tal como um flash inserido diretamente na sua câmara, ou pode obter mais criatividade e usar flash exterior à câmara para fazer com que as imagens pareçam mais dramáticas e bem equilibradas.

Saiba como usar o flash nas suas fotografias

Os salões para casamento, igrejas e áreas de receções — cenários onde provavelmente irá captar as suas fotografias em trabalho — são propensos a ter menos do que a luz ideal. A ideia aqui é ser capaz de criar uma fonte primária de luz que seja mais brilhante e mais agradável do que a fraca luz ambiente.

Geralmente, as igrejas não permitem o uso de flash durante as cerimónias e é necessário discutir a utilização de luz artificial com os funcionários da igreja antes de a cerimónia ter lugar. Mas pode certamente usar modificadores de luz em outros locais.

Se tiver tetos brancos que não sejam demasiado altos, pode colocar o flash na sua DSLR e fazer ricochete da luz no teto ou nas paredes brancas próximas.

Mas se as paredes/teto são de cores diferentes, não recomendamos de todo o flash de ricochete. Lembre-se de que a luz assume a cor onde está a ser ressaltada. As paredes verdes, por exemplo, vão criar uma tonalidade verde pálida nas suas capturas!

Como fotografar detalhes em ambientes interiores

Se é fotógrafo de eventos, parte do seu trabalho é captar detalhes para clientes que fizeram esse evento específico acontecer. Em termos de iluminação dos detalhes, poderá não precisar mais do que tem para a iluminação de salões de baile, mas trabalhar com artigos ou alimentos é muito mais fácil, uma vez que eles não se movem nem falam.

Saiba como usar o flash nas suas fotografias

Se desejar evitar o uso de flash nestas circunstâncias, é necessário certificar-se de que está a fotografar pelo menos num local semi-luminoso. O que precisa aqui é de um tripé e de um conjunto de câmaras para uma velocidade de obturação mais lenta.

Este processo assegura que a câmara reúne luz suficiente para produzir uma fotografia nítida e equilibrada. Uma coisa que não vai fazer, é acelerar o processo. Se desejar reduzir o seu tempo para metade e ser feito com fotografia de detalhes mais rapidamente, a sua única outra aposta é a de iluminar devidamente a sua área de trabalho.

 

Como usar o flash no exterior

A maioria dos fotógrafos não se preocupa com o flash ao ar livre, já que a luz natural dá vida a uma fotografia e não há nada mais fácil do que ver um grande pano de fundo com uma boa tonalidade.

Mas à medida que o dia avança, a sua máquina fotográfica começará a lutar para se manter a par da luz disponível. Terá de começar a pensar na utilização de luz alternativa para fazer o trabalho.

Aprender a instalar luzes em situações como estas é muito importante. Por mais que os raios solares possam criar problemas durante a fotografia de temas, a ausência do sol e, portanto, de boa luz ambiente, pode ser igualmente penosa. Tal como fotografar dentro de casa, poderá ter de utilizar uma fonte de luz extra.

Flash de preenchimento: fotografar com luz de fundo

Fotografar cenários com luz de fundo pode criar uma separação agradável e trazer mais profundidade às imagens. Mas se a pessoa que estiver a fotografar estiver fortemente retroiluminada (com o sol atrás), o lado oposto do sujeito em que se encontra pode ficar sub exposto.

Rapariga a fotografar paisagem com câmara e tripé num mundo da fotografia profissional

Embora possa trazer um refletor — e potencialmente um assistente para o segurar — para o ajudar a obter uma exposição mais equilibrada na parte da frente, o flash de enchimento também pode criar resultados impressionantes nas suas imagens. Uma única luz posicionada longe da câmara pode ajudar neste sentido.

Como dominar o sol excessivo nas fotografias

Os dias cheios de sol são fantásticos, mas podem prejudicar largamente a qualidade das suas fotografias. Embora seja possível criar resultados incríveis com luz intensa, a fotografia de retratos pode não ser tão agradável quando está muito sol.

Tal como fotografar com luz de fundo, recomendamos utilizar algo tão simples quanto um guarda-chuva ou uma softbox para um resultado muito mais suave. A colocação adequada do flash ajudará a evitar sombras inconvenientes no rosto das pessoas ou o típico semicerrar de olhos para fugir ao sol direto.

O flash ajuda-o a aprimorar os seus dotes fotográficos. Independentemente do seu tipo de fotografia, utilizar o flash é apenas mais uma habilidade que vai mantê-lo desafiado e motivado para criar algo diferente.

[sc name=”assina”]