Sabia que pode usar a TV como um segundo ecrã para o PC?

Quando o ecrã do computador não é suficientemente grande, configure a sua TV como um segundo ecrã. Pode usá-la para tudo, desde aulas online, até para momentos recreativos (como jogar ou streaming das suas séries preferidas).

O computador é onde muitos de nós passamos boa parte do dia a trabalhar. É também onde os alunos provavelmente passarão muito do seu tempo a assistir às aulas num futuro próximo. Ao mesmo tempo, é este dispositivo que usamos para jogar, reproduzir música, ver filmes e séries, entre outras atividades “menos sérias”.

Só há um problema: a maioria dos monitores (e todos os ecrãs de computador portátil) são consideravelmente mais pequenos do que a maior parte dos televisores. Então, por que não conectar o seu portátil à TV para trabalhar de forma mais agradável e ter uma experiência de aprendizagem num ecrã maior?

Não só pode fazê-lo, como há várias formas diferentes de o fazer. Dito isto, nem todos os métodos são adequados para todas as situações, dependendo de onde se encontra localizada a TV, onde está o PC, como a sua habitação está configurada e de que forma pretende usar o seu televisor.

Temos 3 soluções para si e, melhor ainda, não são exclusivas para portáteis, podem muito bem ser utilizadas por um computador desktop, por exemplo.

 

Porquê usar a TV como segundo ecrã

Para quem está a trabalhar ou a ter aulas a partir de casa, a maior vantagem de conectar o computador à TV é poder usá-la como um segundo monitor. As televisões são, evidentemente, ecrãs maiores e, regra geral, estão mais distantes do seu rosto do que os monitores.

Esta poderá ser uma grande vantagem para os alunos também: um ecrã grande oferece uma visão mais nítida das apresentações e permite uma colaboração mais fácil se vários alunos estiverem a participar em aulas remotas ao mesmo tempo.

Assim, se o display do seu computador portátil ou tablet não é grande o suficiente para executar os seus trabalhos escolares da forma mais produtiva, uma televisão dará conta do recado. Os métodos que vamos de seguida referir permitem transmitir conteúdo multimédia para a TV.

 

Usar a TV como segundo ecrã: 3 soluções

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Ligar através de cabo HDMI

Esta é a forma mais direta e fiável de conectar o seu computador à TV, bem como aquela que garante maior desempenho. É, ao mesmo tempo, a solução mais limitada pelo layout da sua casa.

Mais simples do que esta solução é difícil: basta ligar um cabo HDMI entre os seus equipamentos para usar a sua TV como segundo ecrã. Uma ligação com cabos traduz-se na melhor qualidade de imagem e menor input lag, e não será afetada pelo sistema de redes sem fios da sua habitação. Também suporta resolução 4K (desde que o seu computador também suporte).

Por outro lado, um cabo tem a limitação óbvia do seu alcance. Se por qualquer motivo tiver a TV distante do local de onde precisa de trabalhar, esta poderá não ser a melhor solução. Também há quem não goste de ver cabos a passar pelo chão da divisão, principalmente quando há crianças em casa a correr de um lado para o outro.

Depois do trabalho ou das aulas, pode aproveitar o cabo HDMI para jogar na televisão. De facto, o baixo input lag torna esta solução a melhor forma ​​de jogar jogos de PC na sua TV.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Ligar sem cabos: Google Chromecast 

A solução sem cabos mais prática passa por um Google Chromecast. Este pequeno aparelho cabe em qualquer set up e basta ligá-lo na parte de trás do televisor e conectá-lo à Internet sem fios.

Poderá transmitir facilmente qualquer separador do Chrome do seu computador portátil para a TV com o clique de um botão. Ou seja, qualquer serviço de streaming de filmes ou séries, programas de TV, vídeos do Youtube, página da web ou qualquer outro conteúdo que possa carregar no Chrome.

O Chromecast é muito funcional para computadores, mas foi projetado para dispositivos móveis que suportam Google Cast. Se tem um smartphone Android ou Chromebook, pode transmitir o ecrã completo do dispositivo para um Chromecast diretamente, sem passar por um separador do Chrome.

Uma grande variedade de aplicações de streaming também oferece suporte ao Google Cast, para que possa transmitir conteúdo multimédia dessas apps para o Chromecast e usar o seu telemóvel como um comando de controlo remoto.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Plex: biblioteca virtual

Se ao longo do tempo construiu uma grande biblioteca de conteúdo multimédia no seu computador e pretende transmiti-la facilmente para o seu televisor, use o Plex.

Plex é um software de media player cliente-servidor que pode catalogar todos os seus ficheiros de vídeo e áudio e transmiti-los para qualquer dispositivo que execute a aplicação Plex. Todos os principais streamers de media suportam Plex, juntamente com muitas plataformas de Smart TV.

O Plex poderá transmitir para o seu smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo compatível até quando está fora de casa desde que o seu computador esteja ligado e conectado à Internet.

O Plex está disponível gratuitamente, mas para recursos mais avançados precisará de obter o Plex Pass premium, cuja assinatura tem um valor associado.

Esta ferramenta é bastante funcional para reprodução e streaming de conteúdo multimédia, mesmo na sua forma gratuita. Não suporta nenhum tipo de projetar de ecrã, no entanto. Também não funciona com jogos, nem suporta a resolução 4K.

[sc name=”assina”]