-

Receitas com enlatados para evitar as idas ao supermercado

A quarentena já passou mas se ainda se sente reticente em sair constantemente de casa para se dirigir a sítios com muita gente, deixamos-lhe algumas sugestões de receitas deliciosas com enlatados, reduzindo assim as suas deslocações desnecessárias ao supermercado.

A pouco e pouco temos que começar a entrar na rotina, mas é perfeitamente normal ficar receoso de se deslocar a sítios muito movimentados. Se antes ia ao supermercado todas as semanas, pode ponderar fazer as compras mensais e encher a dispensa com uma grande variedade de enlatados. Neste artigo deixamos-lhe 3 receitas fáceis para cozinhar em casa!

 

Sugestões de receitas fáceis e rápidas com enlatados

Do feijão ao grão de bico, o atum à cavala fumada, ou até das salsichas vegetarianas ao tomate pelado… as opção são ilimitadas e com um pouco de imaginação é possível criar pratos únicos que vão ser cobiçados por muitos e muitos anos.

Uma das (muitas) vantagens de comprar enlatados é que o prazo de validade é bastante longo, pelo que pode planear comprar vários produtos para as semanas ou meses que se seguem, criando pratos verdadeiramente nutritivos e que não ficam nada atrás dos pratos cozinhados com alimentos “normais”.

Para além disso, os enlatados são opções ideais para pessoas ditas “ocupadas”, com um estilo de vida bastante agitado ou que simplesmente não querem perder muito tempo a cozinhar. Com os ingredientes e equipamentos certos, cozinhar torna-se mais fácil. Vamos então conhecer algumas ideias para agilizar essa cozinha!

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Salada de grão e atum

Se recebeu uma chamada repentina do chefe para uma reunião às 14h que não estava a planear, e dá por si sem tempo para preparar um almoço com calma, uma salada de atum e grão de bico pode ser uma excelente solução. Para preparar esta receita irá precisar de:

Ingredientes:
1 lata de grão cozido
1 lata de atum
70g cebola roxa cortada
1 ovo cozido

Preparação:
Esta receita não tem nada que saber. Ferva água numa panela com um ovo cozido, ou utilize um cozedor de ovos ou cozinhe-o no microondas. Retire o grão e o atum da lata, escorra o líquido e coloque-os num recipiente. Corte um pouco de cebola e decore a gosto. Adicione azeite, vinagre, sal e pimenta para um pouco mais de sabor.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Massa com molho de tomate e salsichas gourmet

Se quiser arriscar um pouco mais na cozinha agora que está em casa e surpreender o seu mais que tudo com um jantar saído do coração de Itália, porque não preparar uma deliciosa massa? As salsichas não têm que ser enfadonhas e existem várias opções gourmet nos supermercados. Para cozinhar este prato apetitoso, irá precisar de:

Ingredientes:
Esparguete/Linguine
1 lata de tomates pelados
1 lata de salsichas gourmet
1 alho
Cebola qb
Folhas de manjericão
Queijo Parmesão

Preparação:
Não há nada como uma boa massa com tomate, certo? Para criar este prato, ferva água numa panela e coza a massa por aproximadamente 7 minutos para que fique al dente. Simultaneamente, doure as salsichas gourmet numa frigideira, para que o seu sabor fique mais intenso e fumado.

Num tacho pequeno, coloque um fio de azeite, cebola cortada e um alho também cortado. Junte os tomates pelados, sal e pimenta e deixe apurar. De seguida, utilize uma varinha mágica para esmagar os alimentos e criar um molho mais espesso mas delicado. Adicione queijo parmesão e outro fio de azeite. Quando estiver tudo cozinhado, comece por colocar a massa na base, o molho de tomate por cima, as salsichas e umas lascas de parmesão.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Hambúrguer de cavala e feijão frade e pão ralado

É fã de hambúrgueres mas está a estrear-se no mundo da cozinha? Então vai adorar esta versão mais moderna neste prato tradicionalmente cozinhado com carne. O resultado é uma explosão de sabores inesperados, mas prometemos que não se vai arrepender. São fáceis e demasiado simples para os deixar passar – eis o que vai precisar:

Ingredientes:
1 lata média de feijão frade
2 latas de filetes de cavala
120g cebola
1 alho
Pão ralado
Salsa
Rúcula

Preparação:
Com a ajuda de um robot de cozinha ou uma varinha mágica, triture a cavala, o feijão frade e a rúcula. De seguida, junte ao preparado a cebola, o alho e a salsa. Molde os hambúrgueres e revista-os com pão ralado. Pode levá-los ao forno para dourar ou comer mesmo assim. Sirva com uma salada de legumes variados ou umas chips de batata doce.

Como vê, há muito por onde pegar quando se fala em enlatados: o que é preciso é ter imaginação. Outros ingredientes como o milho enlatado, os pickles, e qualquer fruta em calda são excelentes opções para agilizar as suas refeições sem que tenha que ter muito trabalho na cozinha!

[sc name=”assina”]