Famalicão Extreme Gaming
-

Radio Popular apresenta Famalicão Extreme Gaming

Famalicão Extreme Gaming

O maior encontro nacional de gaming realizado no Norte ocorreu durante este fim de semana. No Famalicão Extreme Gaming houve torneios de ESports, workshops, presenças de youtubers e streamers, e apresentações das mais recentes novidades tecnológicas.

O Famalicão Extreme Gaming (FEG) é um festival de videojogos e de tecnologia — do qual a Radio Popular é patrocinadora oficial — onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar os jogos mais recentes para consolas, simuladores e dispositivos da nova geração, assistir ou jogar todo o tipo de videojogos, e interagir com alguns influenciadores (youtubers, streamers e outros) de renome nacional.

A terceira edição deste evento teve lugar no Lago Discount, em Vila Nova de Famalicão, neste fim de semana passado — nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.

Logo no primeiro dia, o FEG’19 registou mais de 2 mil visitantes e a afluência continuou elevada, chegando perto dos 7 mil até ao fim do evento. Milhares de jovens foram atraídos pela possibilidade de contactarem com influenciadores, participar nas inúmeras atividades paralelas ao evento, experienciar workshops, torneios de videojogos, atividades desportivas e ainda ter acesso aos expositores.

Além dos videojogos e simuladores de realidade virtual, estão presentes youtubers e infuencers do mundo gaming, que são ídolos para muitos jovens. O stand da RP contou com a presença de JamiDrake, Chentric e João Jonas no primeiro dia do evento, RicFazeres no sábado e Shikai no domingo.

Jamie Drake, de acordo com o Cidade Hoje, explica que ser youtuber é uma grande responsabilidade, porque são uma influência para os mais novos. Para Chentric esta é uma profissão e aquilo que parece ser espontâneo é pensado e exige muito trabalho.

As sessões de Meet And Greet no stand da Radio Popular fizeram as delícias dos fãs, que tiveram a oportunidade de conhecer os seus ídolos, tirar uma fotografia e pedir um autógrafo.

Um dos momentos altos desta iniciativa são as competições profissionais de ESports, que contam com a participação de várias equipas e têm transmissão televisiva via streaming.

No sábado e domingo decorreram as finais destes torneios, promovidas pela Federação Portuguesa de Futebol de FIFA2020 e PES. A competição arrancou com o Torneio eSports UEFA2020, com a mais recente evolução do jogo de futebol virtual.

No palco estiveram os 16 melhores jogadores nacionais, que iniciaram, desta forma, a qualificação para o Campeonato da Europa, promovido pela UEFA eSport. Miguel “Yiou” Lopes venceu o PES Challenge e juntou-se a Christopher_pw na dupla que vai representar Portugal no eEuro2020.

Já Tryoutsalo foi o vencedor de Fortnite FEG CUP 2019, Jitonce (Carlos Vasconcelos) venceu o TeamFight Tactics FEG Cup e TiagoAraujo10 é o grande vencedor do Christmas Challenge.

No espaço, dividido em três pavilhões, há diversas áreas de gaming, experimentação, expositores e espaços lúdicos, como a zona criada pelo Exército Português que propõe um conjunto de atividades.

É um espaço de animação e de muita diversão para toda a família. Não faltaram açãos características de eventos gamers, como, pela primeira vez, um concurso de cosplay.

Ainda sem datas avançadas, nem conteúdos planeados, a única certeza é que está prometida uma nova edição do evento Famalicão Extreme Gaming para o próximo ano.

[sc name=”assina”]