Que portátil devo dar aos meus filhos para levarem para a escola?

Que portátil para a escola devo dar aos meus filhos?

Na era digital, um computador é essencial a qualquer aluno. Se os seus filhos estão prestes a iniciar uma nova etapa escolar, é muito provável que precisem de um portátil para a escola. Saiba o que deve ter em conta na escolha de um.

Durante a última década, assim que nascem, as crianças já estão a tocar em dispositivos digitais, por isso vivem e aprendem de uma forma muito diferente. A tecnologia pode ajudá-los a aprender e estimular o seu lado mais criativo, mas não só.

Por isso, escolher um computador nem sempre é fácil, sobretudo quando não se é um especialista informático. Diferentes necessidades implicam diferentes caraterísticas…

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/portateis-todos/?utm_source=RPT” ]

As férias escolares vão a meio e, como tal, esta é a altura perfeita para se renovar o material escolar. Na era digital, nenhum estudante dispensa um bom computador portátil, uma ferramenta que passou a fazer parte da lista de material escolar. Dito isto, existem inúmeros portáteis no mercado, por isso é importante perceber que tarefas o seu filho realmente irá precisar de fazer antes de decidir o portátil a comprar.

 

Portátil para a escola: o que ponderar

Idade e nível escolar

Nos dias de hoje, as crianças começam desde muito novas a utilizar tablets ou smartphones regularmente, mas a necessidade tecnológica de um estudante será muito diferente. A idade é, por isso, um fator importante, até porque um aluno do ensino primário não irá precisar de um portátil com as mesmas características de um aluno do ensino secundário.

Que portátil para a escola devo dar aos meus filhos?

Dessa forma, alunos fora do contexto de ensino secundário não irão precisar de computadores tão eficientes para as suas tarefas escolares. Dito isto, não deve deixar de ter em conta o funcionamento de alguns jogos que, para além de serem didáticos, permitem os jogadores estimularem a criatividade e não só. Computadores com performance menos elevada terão dificuldade em executar alguns jogos.

Objetivo

Deve considerar a finalidade da utilização do portátil. Será um portátil exclusivamente utilizado para trabalhos escolares? Será utilizado para navegar na Internet ou também para videojogos? Que tipo de programas irá precisar o seu filho no contexto escolar? Essas são perguntas essenciais que deve perguntar a si mesmo antes de determinar o melhor portátil para a escola que irá adquirir para o seu filho.

Orçamento

Existem muitos portáteis para crianças com preços razoáveis hoje em dia. Além disso, existem modelos adaptados para diferentes idades.

Um computador portátil representa sempre um investimento de médio prazo, pelo que se deve ter em conta o futuro: ainda será um bom equipamento daqui a três ou cinco anos? À medida que o tempo avança, a tecnologia também se moderniza, os diferentes sistemas operativos exigem cada vez mais da máquina e os programas mais recentes requerem sempre mais recursos que os anteriores.

Por isso, na hora de estabelecer o orçamento deve ter em conta a durabilidade do aparelho e pensar num portátil que se mantenha minimamente eficiente durante cinco anos.

Características do computador

Este será o ponto mais importante, visto que as características irão definir os pontos anteriormente mencionados. Existem alguns recursos importantes para além da memória, do processador e da placa gráfica.

Um painel antirreflexo é um recurso de ecrã inteligente que usa uma camada de revestimento que reflete a luz.

Seja em ambientes de luz forte ou numa sala mais escura, um painel antirreflexo mantém tudo mais nítido e claro. Isso significa que o seu filho poderá utilizar o portátil em qualquer lugar — seja na sala de aula, no quarto ou no jardim.

Um micro-edge display (não tem propriamente tradução) caracteriza um ecrã com bordas mais finas, o que permite ter mais área de display.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/portateis-todos/?utm_source=RPT” ]

Este recurso é importante para o foco e atenção do seu filho, permitindo que se concentre numa tarefa com maior facilidade. Além disso, ter mais ecrã significa mais espaço para abrir vários programas de uma vez e alternar entre eles. Um ecrã micro-edge é definitivamente, uma vantagem quando os seus filhos tiverem que fazer pesquisas para um projeto escolar.

Uma bateria de longa duração — termo que não requer muitas explicações — é essencial num portátil para a escola. As crianças não gostam de estar paradas, pelo que é ideal que tenham um portátil com uma bateria de longa duração, para que o possam utilizar longe de uma tomada ou durante uma aula inteira.

 

Haverá outras características também a ponderar antes da escolha de um computador portátil, mas as acima mencionadas muitas vezes não são tidas em conta, pelo que achamos importante focar nessas. O que mais acha importante que um portátil para o seu filho tenha? Diga-nos nos comentários.

[sc name=”assina”]