Máquina de café: qual escolher?
-

Que máquina de café devo comprar?

Máquina de café: qual escolher?

Comprar uma máquina de café parece simples, mas este equipamento deve integrar-se naturalmente no seu estilo de vida. Saiba quais as opções que tem.

Há lá bebida mais portuguesa do que o café? Tão estreitamente enraizado na nossa cultura, o café é um hábito, para alguns uma necessidade e ainda uma excelente desculpa para o convívio.

Seja no formato de meia de leite, para pequeno almoço, ou em vários momentos do dia, o café é um reforço energético e, ao mesmo tempo, pode ser um momento de pausa e de relax.

Escolher qual a máquina de café que queremos em casa pode parecer simples, mas há muito que se lhe diga nesta questão. Este equipamento tem de ser adequado ao nosso estilo, aos nossos hábitos, ao nosso orçamento e, acima de tudo, ao gosto.

Agora pode ser uma boa altura para ponderar em qual o tipo de café que gosta de beber, com que frequência o toma e em quanto dinheiro deseja gastar. Vamos descobrir qual o equipamento de café é ideal para si. Temos 4 opções.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Vida agitada — máquina de cápsulas

O seu estilo de vida é muito movimentado? As manhãs em dias úteis são constituídas por correrias que incluem crianças que precisam de ser alimentadas, vestidas e levadas à escola? Há roupa para arrumar, transportes públicos para apanhar, e tudo isto com a garantia de ter de cumprir o horário de entrada no emprego?

Em poucas palavras, as suas manhãs são caóticas e o seu café tem de acompanhar o seu estilo de vida agitado: simples, rápido e saboroso. Com toda a energia de que precisa.

Uma máquina de café de cápsulas é exatamente o que se adapta a si. Não há sistema mais prático do que este. O café é comprado separadamente em pequenas cápsulas, basta colocar um delas na máquina, fechar a tampa e pressionar o botão para desfrutar de uma bebida de qualidade premium — mas sem o custo associado — no conforto do seu próprio lar.

Com este tipo de equipamento, pode obter a sua bebida em poucos segundos, escolher entre os mais variados tipos de cafés diferentes — desde o expresso ao café com leite, do macchiato ao americano —, sem sujar, nem derramar.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Para o especialista em café — máquina de expresso

Percebe de café, consegue distinguir os vários tipos de sabores, e as nuances que o incorporam, e quer uma máquina que saiba tratar bem do café e transformá-lo na bebida deliciosa que ele merece ser.

Se deseja reproduzir esse tipo de seriedade em casa, só há um equipamento que o irá satisfazer e é uma máquina de café expresso. A água quente é forçada através do café moído, devido a uma bomba acionada por motor. Com um toque de um botão terá um expresso curto, comprido ou um venti.

Pode fazer a sua escolha entre um menu de sabores, que vão levar as suas papilas gustativas numa viagem de degustação. Para além disso, todo o processo para obter o café é bastante rápido, não causa disrupção na cozinha — nem a suja —, e as pastilhas são tão ou mais práticas que as cápsulas.

Assim terá uma nova experiência à espera dentro da sua chávena e que se adequa à sua cultura de café.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Momento de pausa e de convívio — máquina automática

Já identificamos as máquinas de café como um dos gadgets que alivia o stress. Se adora desfrutar de uma chávena de café enquanto põe a conversa em dia com os seus amigos ou colegas e quer recriar a experiência em casa, deve apostar num equipamento de grãos.

Ao contrário das que funcionam com cápsulas ou pastilhas, as máquinas automáticas trituram os grãos inteiros para o servir. Uma das suas principais vantagens é que terá café moído na hora sempre que quiser uma chávena, o que alguns consideram resultar num sabor mais genuíno e mais saboroso.

O uso destes aparelhos é muito prático, uma vez que basta o toque de um botão e não precisa de o estar a “vigiar” enquanto desempenha a sua função, o que é ideal para quem tem um estilo de vida muito ocupado. O bocal automático é flexível e permite, por exemplo, que use esta máquina para tirar cappuccinos.

São equipamentos com regulador de temperatura de preparação ideal para máximo aroma e, dependendo do modelo, até são capazes de criar espuma de leite.

Se gosta de passar longas tardes preguiçosas numa confeitaria com os seus amigos, a beber café com leite e a discutir os eventos da semana com uma seleção de deliciosos bolos, já pode recriar este ritual no conforto da sua própria casa — e de forma mais económica a médio/longo prazo.

O moedor embutido torna estas máquinas maiores, pelo que deve confirmar que pode disponibilizar o espaço necessário para este eletrodoméstico.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Café sempre disponível — máquina de saco

Trabalha em casa ou passa muito tempo dentro do seu lar e quer ter café sempre que precisar? Não é fã do típico café português nas chávenas pequenas? Prefere o seu café mais diluído para ser tomado em quantidades superiores, como um americano ou abatanado?

As máquinas de café de filtro conseguem preparar grandes quantidades de café e tanto o equipamento como o custo por chávena fica incrivelmente barato. Nestas máquinas a água é aquecida no reservatório de água e depois jorra, gota a gota, para o jarro, através do filtro que contém o café.

O jarro pode ser de vidro ou térmico, consoante os modelos. Os de vidro assentam sobre uma placa, que recorre a ciclos de aquecimento para manter o café quente durante algum tempo após a preparação. Já nos modelos de jarro térmico, a máquina desliga-se quando o café fica pronto, porque o jarro consegue manter uma boa temperatura. Alguns modelos incluem um jarro extra, que permite transportar a bebida para o trabalho, por exemplo.

O gosto e o aroma autênticos do café são preservados com este método de filtro. Os filtros podem ser de diferentes tamanhos e de dois tipos: permanentes (de plástico ou metal, laváveis e reutilizáveis) ou de papel (descartáveis).

Quando estiver a tentar decidir entre modelos, tenha em atenção as funções de temporizador, para programar a hora de ter o café pronto, ou o selecionador de aroma, que permite alterar a intensidade do café.

Com tantas possibilidades, poderá ser difícil escolher entre modelos, mas desta forma já sabe o formato de máquina de café que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu estilo de vida.

[sc name=”assina”]