Qual o portátil mais indicado para o seu curso universitário?

De todos os produtos que envia aos filhos para a universidade, o portátil é provavelmente o mais importante… e um dos maiores investimentos. Neste artigo damos-lhe algumas dicas para escolher o portátil perfeito, por área de estudo, para que tenha a certeza de que eles têm o companheiro de estudo perfeito.

As escolhas são muitas quando se trata de computadores. Mas dependendo de cada área de estudo, deve considerar alguns pontos a ter em conta na hora da compra do novo portáteis — vamos conhecê-los!


Como escolher um portátil para a universidade

Comparar os detalhes técnicos de computadores pode parecer confuso inicialmente. Mas um portátil é dos equipamentos mais utilizados pelos estudantes na faculdade: seja para estudar, ver séries e filmes, jogar ou simplesmente navegar pela web. Existem alguns pontos que deve considerar antes de comprar qualquer portátil — vamos conhecê-los!

Aspetos a considerar

Existem algumas características e especificações que deve ter atenção antes de comprar o equipamento: o poder de processamento (programas e apps mais intensivas exigem um processador de especificações mais altas, assim como mais RAM) é um deles.

A resolução do ecrã (para assuntos de design e fotografia) é igualmente importante, assim como a precisão das cores para dar mais nitidez e realismo às suas imagens e edições.

O peso e duração da bateria, particularmente importantes se o seu filho quiser levar o computador com ele para as aulas, biblioteca ou simplesmente um café, são igualmente aspetos a considerar.

Também o sistema operativo deve ser tido em conta para o portátil para a universidade do seu filho: sejam Windows, macOS ou ChromeOS, deverá escolher aquele com o qual tem mais facilidade de utilizar. Se o seu filho está habituado a um sistema, isso pode influenciar a sua escolha do computador portátil.

Não pode esquecer o disco rígido. As unidades de estado sólido (SSD) são mais leves e rápidas do que as unidades de disco rígido. Mas eles também são mais caros e com menos capacidade de armazenamento de dados.

Apesar do seu filho poder estar interessado nos recursos de streaming de vídeo de um determinado portátil, assim como no poder de processamento, vai querer ter certeza de que o portátil para a universidade tem as especificações certas para ajudá-lo a realizar o seu trabalho.

Cursos relacionados com Design

Áreas relacionadas com design, moda, design gráfico e arte geralmente exigem que os alunos executem aplicações que consomem muita energia, portanto um laptop de alta especificação é uma necessidade.

Alunos que estudam este tipo de áreas geralmente precisam de um laptop com um poderoso processador Intel Core i5 ou i7, com um mínimo de 8 GB de RAM para executar Adobe Photoshop e outras apps de edição.

Um ecrã de alta resolução para cores nítidas e precisas, dando às imagens a profundidade adequada é uma necessidade. Por outro lado, um tablet ou sketchpad, com design 2 em 1 e uma caneta digital para esboços são ideais para estudantes de artes ou ilustradores.

E se as saudades já são muitas, um aluno universitário também pode beneficiar de uma webcam de altíssima qualidade: tornando-se na desculpa perfeita para chamadas de vídeo regulares para casa!

Cursos de Matemática, Ciências e Engenharia

Não há nada mais frustrante quando está a trabalhar para cumprir um prazo do que esperar que ficheiros bastante pesados carreguem. Priorize o processador sobre a qualidade dos gráficos ao escolher um portátil para estudantes destas áreas.

A existência de uma unidade de estado sólido (SSD) para inicialização e carregamento rápidos, um processador Intel Core i5 poderoso com 8 GB de RAM para análise rápida de dados e software estatístico, e um ecrã larga para a visualização e manipulação de folhas de cálculo são os aspetos mais importantes a considerar para este tipo de áreas.

Cursos de Humanidades, Inglês, Negócios ou Direito

Os portáteis para cursos de humanidades devem ser pequenos, leves o suficiente para carregar pelo pólo universitário e com bateria para o dia todo, para que não precise de estar constantemente conectado.

Bateria com duração mínima de oito horas, para que não precisem carregar um cabo de carregamento pesado, design leve e compacto com um teclado confortável para a digitação e um processador Intel Celeron ou superior e 8 GB de RAM para navegação rápida na web são alguns dos pontos a considerar.

Escolher o computador perfeito para o curso universitário não tem que ser uma dor de cabeça, apenas tenha em conta estes aspetos na hora da compra do novo portátil para a universidade.

[sc name=”assina”]