Pulseiras fitness Huawei Band 4 Pro Pink
-

Pulseiras fitness: como escolher a melhor para si

Pulseiras fitness

Se se está a estrear no mundo do exercício físico e quer manter-se ativo durante a semana, provavelmente já pensou em comprar uma pulseira fitness. Estes relógios inteligentes ajudam-no a manter-se focado, mas já pensou qual das pulseiras será a mais adequada para si?

Este guia dá-lhe algumas dicas para que escolha a melhor pulseira fitness, dentro do leque de opções que existem, dependendo dos aspetos a que der mais importância: desde as funcionalidades, o software, o hardware, o design ou a autonomia da bateria.

 

Aspetos a ter em consideração

As pulseiras fitness têm registado um aumento de popularidade incrível e, nos dias de hoje, selecionar a escolha ideal para si pode tornar-se uma tarefa confusa e complicada. Antes de comprar qualquer produto, seja a que preço for, deve perguntar-se as seguintes questões:

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Que funcionalidades mais prezo nas pulseiras fitness?

As smartbands ou pulseiras fitness são consideradas uma versão mais barata dos relógios desportivos, com menos opções ao nível da programação de aplicações e com funcionalidades mais limitadas do que os relógios inteligentes mais desenvolvidos.

Porém, este facto não faz delas menos válidas: tudo depende do seu objetivo nos treinos e nas metas a que se quer comprometer. Nem todos temos que ser atletas profissionais, podemos querer manter um estilo de vida mais ativo sem precisarmos de funcionalidades específicas de certos desportos – tal como acontece com os relógios desportivos.

Por isso, antes de comprar uma pulseira fitness deve consultar a descrição e as especificações do produto de forma a perceber quais as funcionalidades e informação disponíveis nessa smartband.

A maioria das pulseiras fitness possui funcionalidades tais como ver as horas, a contagem de passos (pedómetro), a quantidade de calorias ingeridas (medidor de calorias) e algumas permitem monitorizar o batimento cardíaco (monitor de ritmo cardíaco) e o sono (medidor de sono). Por outro lado, algumas possuem alertas para acordar ou caminhar.

Depois de consultadas as funcionalidades de cada pulseira e de contrabalançar aquelas a que dá mais importância para o seu treino, vai conseguir reduzir o leque de opções disponíveis e pode começar a pensar qual o software que mais aprecia.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Qual o tipo de software que me sinto mais confortável a utilizar?

Antes de optar por um ou outro software, um aspeto importante que deve ter em consideração é que a maioria das pulseiras fitness são conectáveis ao seu smartphone, pelo que a verificação se o produto é compatível com qualquer sistema operativo é fundamental.

Veja-se o exemplo: possui um iPhone, com sistema operativo iOS, mas a pulseira fitness que comprou só é compatível com sistemas operativos Android. A mais provável consequência é que não consiga usufruir ao máximo da sua smartband, já que não vai conseguir consultar toda a informação disponível acerca dos seus treinos, nem ver a sua evolução ao longo das semanas.

Por isso, é essencial que tenha atenção a este pormenor no momento pré-compra. Assim que ultrapassar este ponto, deve ponderar qual o software que terá mais facilidade em utilizar – dentro do sistema operativo compatível com o seu telemóvel.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] É essencial que a pulseira fitness seja resistente à água?

Quando falamos de pulseiras fitness não podemos deixar de ponderar a importância que tem a resistência do produto, principalmente quando comparamos com outros relógios desportivos mais avançados.

Um dos requisitos que pode ter aquando da compra da sua pulseira é a necessidade de que a smartband seja resistente à água. Caso o produto não tenha esta característica, é caso para excluí-la da sua lista, visto que pode danificar o material.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] A autonomia da bateria das pulseiras fitness é importante?

Se treina várias vezes por semana – para não dizer diariamente -, é apenas natural que preze um equipamento que lhe dure as várias sessões de atividade física que vai tendo ao longo do dia. Por isso, a autonomia do dispositivo é um fator essencial a ter em conta para que não o deixe mal durante um treino.

É útil referir que relógios inteligentes com um display maior e mais aprimorado tendem a ter uma autonomia de bateria mais baixa e precisam ser carregados com alguma frequência (como é o caso dos smartwatches ou até mesmo dos relógios desportivos).

No entanto, a maioria das pulseiras fitness tem uma boa capacidade de autonomia e geralmente aguentam entre três dias a uma semana sem serem recarregadas.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Que tipo de design prefiro nas pulseiras fitness?

Gosta de relógios simples e discretos ou de smartbands arrojadas e que deixem um statement por onde quer que passe? Não podemos negar que o design dos dispositivos é um importante fator a ter em conta no momento da escolha.

Há quem veja os relógios como um acessório indispensável a qualquer outfit mas também há quem não ligue minimamente a isso e ambas as atitudes são válidas.

Por essa razão, existem inúmeras opções de pulseiras fitness para todos os gostos, desde a cor da pulseira e das suas braceletes (branca, preta, rosa, azul), ao material (em borracha, metal ou tecido), ou até ao display (retangular, quadrado ou circular).

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Que orçamento tenho destinado para a compra da smartband?

Nenhuma destas perguntas pode ser totalmente suficiente se não decidirmos um orçamento que queremos destinar para a compra de uma pulseira fitness. Tudo tem que se ponderado de acordo com o dinheiro que quer gastar e isso é perfeitamente aceitável.

Se deseja voltar a hábitos mais saudáveis, estabelecer metas e objetivos pode ajudá-lo a manter-se motivado e focado. As pulseiras fitness podem ser verdadeiras aliadas para puxar por si e ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu treino: depende de si escolher a que melhor se adequa ao seu estilo de vida.

[sc name=”assina”]