Procura alternativas grátis ao Outlook? Temos 5 para si

Procura alternativas grátis ao Outlook? Temos 5 para si

O Microsoft Outlook é um dos serviços de e-mail mais conhecidos. É popular, funciona bem e oferece muito mais recursos do que a maioria de nós jamais precisará. Mas se não se dá bem com este programa, por que não tentar uma das várias alternativas existentes ao Outlook?

Porquê pagar por um serviço de e-mail quando existem tantos programas gratuitos excelentes por aí? Damos-lhe cinco outras opções.

 

5 alternativas (grátis) ao Outlook

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Webmail

Se prefere não ter de fazer o download de uma aplicação para o seu dispositivo, o Webmail poderá ser a alternativa que procura. Ao contrário das restantes opções que lhe vamos apresentar de seguida, o Webmail não é uma app, é um servidor. Na verdade, é qualquer site que lhe permite aceder aos seus e-mails — e todos os provedores de e-mail terão algum tipo de serviço de Webmail que pode usar.

A maior vantagem é que não requer nenhum software especial, basta aceder ao site e fazer login com o seu endereço de e-mail e senha. Isso significa que pode entrar no seu e-mail através de qualquer dispositivo conectado no mundo — computador, tablet, smartphone, …

No que se refere a vantagens, o Webmail é rápido e user-friendly, pode ser acedido através de qualquer dispositivo e a maioria dos provedores deste serviço é grátis.

Os contras são que provavelmente terá de fazer login sempre que quiser aceder ao seu e-mail, os recursos e a usabilidade variam de fornecedor para fornecedor, e as funções como calendários e gestão de contactos nem sempre são tão funcionais quanto em softwares de computador.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Correio (Windows 10)

A própria Microsoft já oferece uma alternativa ao Outlook, a qual já vem instalada nos computadores com Windows 10, pelo que nem terá o trabalho de transferir e instalar. Em português, poderá encontrar esta aplicação sob o nome de ‘Correio’ no menu Iniciar. Basta abrir e adicionar a sua conta de e-mail e palavra-passe, dispensa qualquer outra configuração.

Esta app pode não ter todos os recursos que teria com o Outlook, mas é o suficiente para a maior parte dos utilizadores e também é bastante mais rápida.

As vantagens do ‘Correio’ são o design bastante agradável, o facto de incluir um calendário, ser fácil de usar em touchscreen e ser grátis para quem tem o Windows 10. No entanto, não está disponível em versões anteriores deste sistema operativo.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Thunderbird

Mozilla, empresa que nos oferece o navegador Firefox, também está por trás do Thunderbird. Podemos afirmar que esse serviço de e-mail é um pouco mais avançado do que algumas das outras referências neste artigo e até tem alguns recursos que não conseguirá obter com o Outlook.

Os seus dados pessoais estarão perfeitamente seguros com este serviço: o Thunderbird oferece muitas opções de privacidade e segurança. Para além disso, tem uma grande variedade de complementos e personalizações. Aliás, há uma loja online com centenas de extensões gratuitas que adicionam temas e funções extras para ajudá-lo a personalizá-lo. Também pode importar os seus e-mails de outros serviços.

Como desvantagens, há que referir que o Thunderbird pode ser difícil de configurar e parece desatualizado em comparação com outros serviços de e-mail.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Mailbird

O Mailbird incorpora vários recursos excelentes, é fácil de configurar e direto de usar. O maior benefício deste serviço é que permite a gestão de outras aplicações, basta aceder à App Store do Mailbird e adicionar Facebook, Google Drive, Dropbox e muitos outros.

É muito fácil adicionar anexos a um e-mail: basta arrastar e soltar de onde quer que esteja armazenado no seu computador. O Mailbird foi projetado para funcionar em touchscren, basta deslizar para a direita num e-mail para arquivá-lo.

Tem um interface elegante e fácil de usar, e é personalizável. A versão gratuita tem anúncios, o que é uma desvantagem, mas só os verá nas barras de menu. É uma opção excelente entre as alternativas ao Outlook.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] eM Client

Quem gosta de ter aplicações personalizadas ao seu gosto vai dar-se bem com o eM Client. Este serviço de e-mail vem com alguns temas diferentes para que possa escolher de acordo com a sua preferência. Pode escolher um look minimalista e moderno, ou até fazer com que se pareça com o Outlook. Se tiver conhecimentos de código XML, pode até elaborar os seus próprios temas nas configurações avançadas.

Para além das questões do aspeto, o eM Client tem todos os recursos que gostaria de ter num programa de e-mail. Com ele, pode usar todos os principais serviços de e-mail, incluindo Gmail, Exchange, iCloud e Outlook.com. Importar os seus dados e contactos é rápido e fácil.

O eM Client possui uma opção de pesquisa rápida e poderosa, um calendário e gestor de contactos, tornando-o um dos melhores substitutos para o Outlook. Se adicionar uma conta do Gmail, poderá sincronizar com o seu calendário e todos os seus contactos Google.

A versão gratuita contém todos os recursos importantes, mas a versão paga ‘Pro’ permite que adicione mais do que duas contas de e-mail e oferece suporte técnico profissional.

 

Agora que já conhece algumas alternativas ao Outlook, qual delas vai escolher? Prefere uma outra que não foi mencionada? Conte-nos tudo nos comentários!

[sc name=”assina”]