Casal a tratar da roupa usando máquina de lavar e de secar
-

Poupe dinheiro com o modo Eco — e o ambiente também agradece

Poupe dinheiro com o modo Eco — e o ambiente também agradece

Gosta de economizar dinheiro e ao mesmo tempo ser mais ecológico? O modo Eco é o caminho a percorrer. Descubra como funciona esta configuração presente nas máquinas de lavar roupa e louça.

Estamos todos um pouco mais conscientes sobre o meio ambiente hoje em dia. Assim, é natural que os eletrodomésticos de nossa casa reflitam isso mesmo. A maioria das máquinas de lavar modernas — tanto as de roupa como as de louça — têm uma configuração de ‘modo eco’.

Alguns consumidores não sabem bem o porquê de existir este modo, nem se devem usá-lo. Neste artigo, esperamos responder-lhe a todas as questões sobre este tema.

 

Modo Eco: o que é e como funciona?

O modo Eco é exatamente aquilo que o nome indica: uma configuração de lavagem mais ecologicamente correta, uma vez que gasta menos água e também menos energia.

Todos os modos de lavagem são definidos por três fatores: temperatura, tempo e água. Regra geral, quanto mais quente for a configuração, melhor será o desempenho de lavagem, mas também maior será o consumo de energia e água. Com o modo Eco estará a usar menos água e uma temperatura mais baixa do que a maioria das configurações. O tempo, por outro lado, será superior, já que irá precisar de uma lavagem mais longa para obter o mesmo nível de limpeza.

Ao contrário do que se possa pensar, 90% do consumo de energia de uma máquina de lavar roupa provém do aquecimento de água e não do esforço de causar a rotação do tambor, o qual usa muito pouca energia em comparação.

Uma vez que a lavagem é mais longa, a água não precisa de estar tão quente. Assim, está a poupar energia, embora o mesmo não se aplique ao tempo de lavagem.

Todos os modos Eco são iguais?

Não existe uma definição padrão do que é exatamente o modo Eco ou a economia que este deve gerar, pelo que pode atuar de forma diferente dependendo da marca, modelo e equipamento.

Poupa-se dinheiro com o modo Eco?

Esta é uma das perguntas mais colocadas pelos consumidores e a resposta é sim. Uma lavagem com temperatura mais baixa — como é o caso em modo Eco — gasta entre 35-59% menos energia do que uma lavagem quente. Menos energia significa menos eletricidade. Assim, pode notar a diferença na sua conta da luz e até na da água.

Funciona com manchas difíceis?

O modo Eco é ótimo para uma lavagem normal, principalmente para quem não tiver pressa. No entanto, a temperatura mais baixa que este modo usa pode não ser o suficiente para lidar com manchas realmente difíceis — no caso das máquinas de roupa — ou sujidade mais intrincada — no caso das máquinas de louça. O mesmo se aplica a cargas maiores do que a média.

Assim, se tem muita roupa ou louça suja a acumular-se poderá ser mais eficiente optar por um ciclo de lavagem normal, uma vez que duas lavagens com o modo eco consomem mais energia do que uma lavagem a quente.

Posso utilizar sempre o modo Eco?

Pode e deve utilizar quase sempre o modo Eco. É certo que este programa é benéfico de várias formas, como já se constatou, mas para obter resultados perfeitos deverá selecionar o programa de acordo com a carga e sujidade da roupa/louça. Quer isto dizer que por vezes é necessário utilizar programas com água quente.

Mais do que por uma questão de ir ao encontro da carga no interior do eletrodoméstico, fazer um programa a altas temperaturas ocasionalmente é fundamental para evitar que a máquina acumule resíduos ou bactérias. Aliás, até contribui para evitar os maus cheiros.

Pelo menos de seis em seis meses — ou pode ser antes de ir de férias, por exemplo — faça um programa de água quente, mesmo com a máquina vazia.

 

De facto, apesar de levar mais tempo, o modo Eco representa uma poupança em todas as vertentes da lavagem e ainda estará a contribuir para o meio ambiente. Conseguimos responder a todas as suas questões? Se ainda não ficou esclarecido deixe as suas dúvidas nos comentários!

[sc name=”assina”]