Película de vidro temperado ou de gel? Qual o melhor protetor de ecrã para os smartphones

Película de vidro temperado ou de gel? Qual o melhor protetor de ecrã para os smartphones

Sabemos a importância de proteger os nossos smartphones desde o momento em que os compramos. Dito isto, qual é o critério que utiliza para decidir entre a película de vidro temperado e a3 película de gel? Conheça as vantagens de um produto e de outro.

Apesar das diferentes qualidades e tipos de proteção que cada uma das películas oferece, ambas asseguram a proteção do ecrã do seu smartphone e preservam a funcionalidade do touchscreen. Sendo assim, em que situações devemos utilizar uma ou outra, de forma a beneficiar ao máximo das suas vantagens?

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/peliculas-para-telemoveis/?utm_source=RPT” ]

 

Película de gel ou de vidro temperado?

Película de vidro temperado

Feita a partir de vidro temperado, quando colocada, a película de vidro ajuda a diminuir o impacto das quedas no dispositivo e a impedir que o seu telemóvel fique riscado. Estas películas são feitas precisamente para se partirem, porque dissipam a força do impacto e não a transmitem para o ecrã do seu smartphone ou dos componentes internos do mesmo. Se a película se parte, o seu telemóvel não.

As películas de vidro temperado são as mais comuns e, geralmente, são transparentes e pouco flexíveis, devido à natureza mais rígida e menos adaptativa do material. Podem ser a solução mais económica e a mais fácil de colocar, mesmo quando têm de ser substituídas várias vezes — têm menos probabilidade de formar bolhas.

Outras vantagens deste material é que registam maior absorção de impactos, são reutilizáveis e não prejudicam a experiência do utilizador com o dispositivo, sendo bastante suaves, à semelhança de qualquer ecrã.

Dito isto, as películas de vidro temperado não se adaptam a todos os formatos, nomeadamente aos curvos ou arredondados. Esta poderá ser a película ideal para si caso tenha um equipamento com formato liso e plano.

Como aplicar uma película de vidro temperado

É muito fácil aplicar uma película de vidro temperado. Antes de mais, deve desligar o seu smartphone. Limpe bem o ecrã, idealmente com um líquido de limpeza apropriado para este tipo de ecrãs, e deixe secar.

Se seguida, comece por aplicar a película por um dos cantos do ecrã e vá aplicando com cuidado para que não surjam bolhas de ar entre a película e o ecrã. No fim, limpe também a película, para ter uma melhor experiência tátil.

Película de gel

As películas de gel, também denominadas de películas de silicone, são fabricadas a partir de um material transparente, bastante flexível, que absorvem os impactos e protegem dessa forma o ecrã do smartphone.

Película de vidro temperado ou de gel? Qual o melhor protetor de ecrã para os smartphones
A película de gel pode ser a melhor escolha para quem tem telemóveis com ecrãs curvos

Sem dúvida que é nos telemóveis com formatos diferentes, como os ecrãs curvos e as bordas arredondadas, que a película de gel se revela a melhor escolha, uma vez que irá conferir maior capacidade de proteção devido ao material com que é feita: mais moldável e flexível.

Destacam-se pela sua durabilidade, por cobrirem e protegerem todo o display, e serem mais discretas, ficando a sua presença pouco evidente depois da instalação. Assim sendo, os equipamentos de diferentes formatos vão estar totalmente revestidos e mais protegidos.

Apesar de não estilhaçarem, as películas de gel ficam mais facilmente marcadas e arranhadas pelo uso. Também é normal que, com o passar do tempo, a película nas bordas sofra algum desgaste e apresente sinais de marcas, o que o vai obrigar a renová-la.

Como escolher?

A verdade é que a resposta a esta pergunta só pode ser dada em função do modelo de smartphone que possui e do uso que lhe dá.

Na hora de escolher, opte pela solução que o irá fazer sentir-se mais seguro e sem receio para utilizar o seu telemóvel. Até ao momento, a película de gel é um pouco mais dispendiosa e deve ser colocada no próprio posto de venda. Já a película de vidro tradicional é mais acessível e permite que seja o próprio utilizador a colocar, mas tem de ser reposta com mais frequência.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/peliculas-para-telemoveis/?utm_source=RPT” ]

Conseguimos perceber que ambas têm vantagens e certamente farão a diferença na vida e longevidade do seu smartphone. Lembre-se das características mais especificas que abordamos e equacione entre o valor que quer investir e as necessidades do seu equipamento face ao seu estilo de vida. Isso fará a diferença.

Ambas as opções são muito boas e cumprem o importante papel de proteger o telemóvel e evitar o custo elevado de reparar ou substituir o ecrã.

[sc name=”assina”]