Galaxy Note8 Pure Full Curved Film
-

Película de vidro como protetor de ecrã para smartphone

Galaxy Note8 Pure Full Curved Film

Os protetores de ecrã são fundamentais para proteger o display dos seus aparelhos e evitar gastos avultados em reparações. Conheça as vantagens da película de vidro.

Os aparelhos eletrónicos são cada vez mais necessários. O investimento que representam pode ser algo elevado, pelo que é provável que queira garantir a sua durabilidade. Para além de fazer um seguro ou prolongar a garantia, a solução mais imediata é colocar um protetor de ecrã, até porque essa é a parte mais frágil do equipamento.

Há pelo menos duas opções em protetores de ecrã e uma delas é a película de vidro — a outra seria a película de gel, sobre a qual faremos um artigo dedicado num futuro próximo.

Desde o seu surgimento que este acessório se tornou popular e com bons motivos para isso, principalmente para smartphones, mas também para outros equipamentos. Descubra as vantagens desta camada extra de proteção.

 

Película de vidro: para que serve?

Bastante popular desde o seu surgimento, a película de vidro é produzida em vidro temperado e possui poucos milímetros de espessura (cerca de 0,3mm). Este é um acessório que pode ser colocado em diversos produtos eletrónicos, embora seja mais conhecida pela sua utilidade nos smartphones.

O display dos equipamentos eletrónicos é a sua parte mais sensível, pelo que também é a que quebra com maior facilidade. A película de vidro foi criada precisamente para colmatar essa falha: a sua função é proteger o display dos equipamentos, evitando que estes quebrem ou fiquem riscados. Quando os dispositivos caem ao chão, a película absorve o impacto e a pressão provocada pelo mesmo.

Pode ser transparente na totalidade ou ter moldura da cor do aparelho que cobre, bem como furos para a lente da câmara fotográfica ou para botões — como o botão Home do iPhone.

Assim sendo, há películas para todos os modelos e marcas de smartphone existentes e é muito eficiente. Mas também há versões destinadas a outros equipamentos eletrónicos: tablets, câmaras GoPro e smartwatches.

 

Vantagens e desvantagens da película de vidro

A vantagem mais evidente das películas de vidro é a sua adaptabilidade: existe uma em específico para cada modelo, pelo que é instalada na perfeição em todos os aparelhos.

Outra vantagem é que após ser aplicada não se solta com facilidade, não atrapalha a utilização do touch, nem diminui a visibilidade do ecrã. Ou seja, não prejudica de forma nenhuma a experiência do utilizador com o equipamento onde foi colocada. É suave ao toque, à semelhança de qualquer ecrã.

Outra grande vantagem é o custo, que devido à quantidade de oferta não é elevado e que sem dúvida compensa em relação ao valor que teria de pagar pela substituição ou reparação do ecrã em caso de quebra.

No entanto, as películas têm a desvantagem de se quebrarem com alguma facilidade após quedas, podendo apresentar ranhuras ou ficarem estilhaçadas. Outro ponto contra é que por muito fina que a proteção de ecrã seja, acrescenta sempre algum relevo no ecrã, o que pode atrapalhar em dispositivos com botões, uma vez que ficarão mais “afundados”.

 

Guia de compra: fatores a considerar

Se nunca adquiriu uma película de vidro, mas está interessado em fazê-lo, verifique os 3 fatores que deve ter em consideração antes de o fazer.

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Popularidade do aparelho

Quanto mais popular for o aparelho, maior a facilidade que terá em encontrar a película de vidro correspondente. Mesmo assim, nos smartphones é sempre mais fácil encontrar aquela adequada ao modelo que detém. Já para tablets ou smartwatches pode ser um pouco mais difícil encontrar a película certa se tiver um modelo menos popular.

É particularmente importante escolher uma película que encaixe perfeitamente no seu aparelho, caso contrário corre o risco de tapar a câmara fotográfica ou ficar demasiado pequena ou grande em relação ao ecrã.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Local de compra

Estes produtos podem ser encontrados em lojas oficiais das marcas, mas também em estabelecimentos como a Radio Popular. Porém, há outros locais diversos onde pode encontrar películas de vidro à venda.

O local de compra pode fazer toda a diferença, uma vez que disso dependerá a qualidade do material e também a colocação. São conhecidos muitos casos de pessoas que compram películas que são colocadas erradamente no ecrã ou que o modelo não corresponde exatamente ao modelo do equipamento, acabando com os defeitos já referidos.

Assim sendo, recomendamos que adquira a sua película de vidro num vendedor especializado e com qualidade assegurada e onde terá colocação correta.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Colocação por um profissional

As películas de vidro têm de se adaptar ao ecrã onde serão colocadas, pelo que é natural que existam planas e curvas. A dificuldade da colocação é muito diferente nestes dois modelos. As películas planas são simples e fáceis de instalar, pelo que há muitos utilizadores que o fazem eles próprios.

Já as curvas requerem uma cola especial e exigem uma instalação mais minuciosa, pelo que é aconselhável que seja feita por um técnico. Na Radio Popular encontrará um profissional para o ajudar nessa tarefa.

 

Como aplicar uma película de vidro

As películas de vidro planas são fáceis de colocar, pelo que pode ser o próprio consumidor a fazê-lo. Para o fazer, comece por desligar o aparelho. Limpe bem o ecrã, de preferência com um líquido de limpeza apropriado, e deixe secar.

Comece por aplicar a película num dos cantos do ecrã e vá aplicando com alguma força para que não surjam bolhas de ar entre a película e o ecrã. Por fim, volte a limpar a película. Em caso de dúvida, siga as instruções de aplicação que costumam estar incluídas na embalagem deste acessório.

[sc name=”assina”]