-

Patês: a entrada perfeita para as suas refeições

Já pensou no que vai servir de entrada aos seus convidados na próxima jantarada que organizar? Os patês são uma opção saudável, moderna e que agrada ao paladar e à vista. Com os equipamentos e as receitas certas, irá servir os patês mais saborosos de sempre.

Qualquer refeição servida em casa pode ser muito exigente para o anfitrião. Queremos que corra tudo de forma perfeita, que os convidados se sintam à vontade e que a comida que servimos agrade a gregos e a troianos.

As entradas são fundamentais para criar uma ótima primeira impressão. Pode optar por uma boa e tradicional tábua de enchidos ou queijos. Mas já pensou nas imensas  possibilidades dos patês? É um substituto muito em voga e que dificilmente desilude.

Os ingredientes podem ser muito variados e os métodos de preparação nunca são demasiado complicados. Há receitas muito simples — quem nunca juntou maionese ao atum e serviu? — ou um pouco mais elaboradas. Basta aliar a umas tostas para ficar o serviço completo. É económico e muito saboroso, inclusive para os olhos que, como já sabemos, também comem.

O segredo que todos os patês têm em comum está na trituração dos alimentos: quanto mais ralados melhor. Felizmente, há diversos eletrodomésticos que o ajudam nesse sentido. Conforme a sua preferência, pode optar por uma varinha mágica, uma picadora ou um robot / processador de alimentos.

 

Os equipamentos

Varinha mágica: indispensável em todas as cozinhas

A varinha mágica é um equipamento de cozinha muito simples e acessível a todos os utilizadores. A seleção da velocidade é, por norma, adaptável, e a montagem e desmontagem dos componentes não tem segredos. Com exceção da zona do motor, quase todas as peças podem ir à máquina de lavar loiça, o que facilita muito a sua utilização.

No caso de apostar em patês com poucos ingredientes, este é o melhor equipamento para se ter à mão. Por exemplo, junte maionese e atum, passe a varinha mágica e voilá: patê de atum.

Picadoras: para simplificar as tarefas domésticas

Este tipo de produtos foi popularizado há uns anos, principalmente devido às 1-2-3. Com uma simples pressão na tampa, as picadoras são capazes de picar quase todo o tipo de alimentos. Normalmente, têm várias potências, o que se reflete diretamente na sua performance e capacidade para triturar os ingredientes.

Os seus sistemas de lâminas em aço inoxidável registam elevado rendimento. São rápidas no processamento e fáceis de usar. As peças são, geralmente, desmontáveis e laváveis — exceção feita ao motor — na máquina de lavar loiça, o que torna o uso deste equipamento mais cómodo.

Robots de cozinha: o assistente que sempre quis

Os robots de cozinha não fazem tudo, mas pouco lhes falta: são capazes de amassar, bater, laminar e misturar os ingredientes. Tanto servem para fazer sumos — graças à centrifugadora incorporada —, como para batidos — o liquidificador é um elemento essencial deste equipamento — e até lhe dá uma mão na confeção de uma tarte — amassa a massa com uma vara específica e até corta os frutos.

Se tiver optado por um modelo com um recipiente suplementar, também pode passar facilmente de uma receita para outra sem ter de lavar o recipiente. A capacidade destes equipamentos deverá ser suficiente para preparar refeições para toda a família e ainda pode acrescentar diversos acessórios que lhe vão facilitar — e muito — a vida: ralador, coador, varinha mágica, batedeira, picadora, tampa, espremedores de citrinos, e outros.

Com um design moderno, prático e compacto, é indispensável a quem tem pouco tempo e até pouco espaço na cozinha para usar várias panelas e equipamentos ao mesmo tempo.

 

Receitas

Se já tem tudo o que precisa, resta-lhe saber como preparar patês muito saborosos e impressionar os seus convidados. Damos-lhes três sugestões porque — tal como as varinhas mágicas, as picadoras e os robots de cozinha — também queremos facilitar-lhe a vida.

Patê de batata-doce e cenoura

Ingredientes:
1 cenoura média
1 batata-doce média
1 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de leite de coco
½ c. de chá de açafrão em pó
½ c. de chá de pimenta moída
1/3 chávena da água do cozimento da batata-doce
Orégãos e sal a gosto

Modo de preparação: Comece por cozer, separadamente, a cenoura e a batata-doce (descascadas). Reserve a água do cozimento da batata-doce. Depois de cozidas, triture tudo num processador de alimentos. De seguida, adicione o leite de coco e a água da cozedura da batata-doce. Volte a bater. Depois de obter uma pasta homogénea, adicione os temperos e leve ao frigorífico.

Patê saudável de sardinha

Ingredientes:
2 latas de sardinha ao natural (escorrida)
3 c. de sopa de maionese light
2 c. de sopa de queijo parmesão ralado
2 c. de sopa de manjericão picado
1 c. de sopa de pimento verde picado
Orégãos e alecrim a gosto

Modo de preparação: Num liquidificador ou robot de cozinha, bata a sardinha com o queijo parmesão, a maionese, as ervas e o pimento. Quando a mistura formar uma pasta homogénea, tempere a gosto e leve ao frigorífico. Sirva com pão integral ou tostas.

Patê de cenoura

Ingredientes:
4 cenouras cozidas
100 gramas de abacate
3 c. de sopa de iogurte natural
3 dentes de alho picado
2 c. de sopa de vinagre balsâmico branco
2 c. de sopa de azeite
1 cebola picada
Pimenta preta a gosto

Modo de preparação: Comece por triturar as cenouras num processador de alimentos ou com a varinha mágica, de forma a ficar em puré. Junte o abacate, o iogurte natural e misture até ficar homogéneo. Passe o preparado anterior para uma tigela e junte o alho picado, a cebola e a pimenta, mexendo bem. Por fim, adicione devagar o vinagre balsâmico branco e o azeite, mexendo sempre para ficar bem envolvido. Sirva a gosto, com pimento e courgette em palitos.

[sc name=”assina”]