Gamer com o comando na mão
-

Passar a quarentena de comando na mão: jogos para o ocupar – parte I

Gamer com o comando na mão

Ter de estar mais tempo em casa não é propriamente uma má notícia para os gamers. Agarre no comando da sua PS4, XBox ou outra consola da sua preferência e entre num mundo divertido onde o tempo passa a correr. Eis as nossas sugestões de jogos para o ocupar nesta quarentena.

Durante estes dias de quarentena e de isolamento social somos confrontados com várias horas de tempo livre que têm de ser passadas dentro de casa. Ora, para um gamer isso até pode ser uma boa notícia. Poder ficar dentro de casa o dia todo a jogar e ainda estar a praticar uma boa ação!

Qualquer que seja a preferência – consola ou PC gaming – temos algumas sugestões com as quais se ocupar nesta altura (embora sejam ótimas sugestões para qualquer altura).

 

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Rocket League Collector’s Edition

Há quem adore carros, há quem adore futebol. Há quem adore jogar futebol com carros. O Rocket League é um jogo que se assemelha bastante a um jogo de futebol, até porque o objetivo é colocar a bola mais vezes na baliza do que o oponente, num período definido de tempo. Mas aqui está o que torna tudo mais interessante: é jogado com veículos em vez de jogadores humanos.

O seu oponente pode ser o próprio computador ou pode desafiar alguém ao seu lado ou noutra parte do mundo, através do modo online. Cada jogador escolhe um carro e empurra uma bola gigante e saltitante pelo campo fora, com a intenção de marcar o máximo de golos que conseguir. Pode conduzir o carro pelas laterais da cúpula, “saltar” para dar um toque com a “cabeça”, usar o turbo boost e muito mais.

A Edição de Colecionadores do Rocket League para a PS4 marca uma nova etapa: esta é a primeira vez que o jogo está disponível em CD e não, unicamente, em formato digital. Além disso, o formato físico desta edição de colecionadores inclui conteúdos extra: entre eles três pacotes completos de DLC, modos de jogo extra, novos carros, novas bolas e arenas temáticas.

Se gosta de corridas de carros ou de futebol e está a tentar encontrar algo que os seus filhos possam também desfrutar, este jogo para a PS4 vale bem o investimento.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Grand Theft Auto V

O Grand Theft Auto V é já um clássico e um clássico nunca passa de moda. Muito menos o reconhecido GTA V, um jogo direcionado para adultos, que coloca os jogadores na pele de três personagens que vivem em Los Santos, uma versão fictícia de Los Angeles.

Um dos protagonistas é Michael, um homem de meia-idade outrora especialista em assaltos, outro é Trevor, um psicopata imprevisível e temperamental, e o terceiro é Franklin, um jovem que está decidido em abandonar o gueto e para isso entra num negócio de tráfico de carros.

Os jogadores têm a capacidade de alternar livremente entre essas personagens enquanto trabalham numa saga criminosa dramática que os vê a executar assaltos, roubar carros, vingando-se de rivais e matando qualquer um que atrapalhe, incluindo as forças policiais e civis inocentes.

Embora existam missões que permitem progredir na história do jogo, uma das partes mais cativantes do jogo é a exploração livre do mapa, permitindo também que os jogadores encontrem missões secundárias, sejam polícias taxistas, condutores de uma ambulância, entre muitas outras possibilidades a serem exploradas.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Call of Duty: Warzone

Esta versão gratuita é um dos jogos online do momento. Call of Duty: Warzone é um jogo gratuito, o que significa que qualquer pessoa com um computador, PS4 ou Xbox One pode jogar sem gastar um único cêntimo. O jogo é dividido em dois modos: Battle Royale e Plunder, cada qual com os seus objetivos e regras específicas.

No modo battle royale são 150 jogadores que se lançam de um avião para um ponto de um mapa enorme. Já no campo de batalha, os jogadores têm de trabalhar individualmente ou em equipa para matar sistematicamente todos os inimigos, enquanto gradualmente são ‘empurrados’ por uma nuvem tóxica, para uma determinada zona do mapa de jogo.

Os jogadores começam apenas com uma pistola, e ao longo do jogo vão apanhando e melhorando armas e armaduras. Mas aqui há algumas reviravoltas, incluindo a capacidade de contratar contratos paralelos que incentivam o movimento e a exploração, para criar reservas de dinheiro que podem ser usadas para comprar poderosas habilidades.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] FIFA 20

O FIFA 20 dispensa apresentações. Este jogo de futebol traz melhorias a nível dos gráficos e de jogabilidade, mas a grande novidade é o modo Volta, que traz de volta a alma do FIFA Street. O modo Volta leva o futebol de novo para as ruas, em partidas rápidas e intensas disputadas em diferentes cenários à volta do mundo, como um viaduto em Amesterdão ou um terraço em Tóquio.

O FIFA 20 também foi alvo de várias atualizações, em comparação ao Fifa 2019. O jogador tem mais controlo com a bola. Há maior foco nos dribles e finalização controlada em situações um para um. Está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Pokémon Sword e Pokémon Shield

Tanto no Pokémon Sword como no Pokémon Shield o jogador terá de escolher entre Grookey, Scorbunny ou Sobble como Pokémon inicial e aventurar-se pela região de Galar. Aqui as batalhas são um pouco diferentes: cada Pokémon tem a capacidade de se tornar numa versão gigante de si mesmo — Dynamax — com todo o poder adicional a que tem direito. Após três turnos regressa ao normal.

Como seria de esperar, há várias novidades nestes jogos, incluindo a possibilidade de encontros, ataques em equipa (semelhantes aos vistos no Pokémon Go) e a Área Selvagem, um espaço de mundo aberto totalmente explorável. Também os ginásios estão de volta.

Como é típico na série, os dois jogos têm criaturas exclusivas e, pela primeira vez, Gym Leaders. O jogador também pode personalizar o seu personagem de jogo com roupas e outros acessórios.

O Pokémon Sword e o Pokémon Shield estão disponíveis para a Nintendo Switch.

 

Este artigo tem continuação: “Passar a quarentena de comando na mão: jogos para o ocupar – parte II“.

[sc name=”assina”]