Os altifalantes com comandos de voz vão salvar-lhe o dia

Se já ouviu falar em altifalantes inteligentes controlados através da sua voz e até já se questionou que uso poderia dar em sua casa a um destes equipamentos, este artigo é para si.

Também apelidados de smart speakers, os altifalantes inteligentes foram concebidos para serem seus assistentes pessoais, disponíveis sempre que deles precisar e sem ser necessário tocar em nada — apenas recorra à sua voz para os comandar.

Mas qual o uso que pode dar a estes dispositivos? Vejamos alguns exemplos dos quais poderá ainda não se ter lembrado.

 

Qual a utilidade de altifalantes com comando de voz?

Os assistentes digitais pessoais são altifalantes na sua essência, com a particularidade de serem controlados através da sua voz. Estes equipamentos podem ser úteis das mais diversas formas. Vejamos algumas.

Informações sempre à mão — sem que tenha de tocar

Os assistentes pessoais digitais podem responder a quase todas as perguntas que tiver. Se quiser verificar a previsão do tempo para a semana toda, ou saber como está o trânsito na sua rota para o trabalho ainda antes de sair de casa, basta falar em voz alta para que todas essas e muitas outras informações estejam ao seu alcance, sem que tenha de se mexer para isso.

Também pode recorrer ao seu altifalante para fazer uma conta rápida que não consegue de cabeça ou para converter as medidas de uma receita rapidamente na cozinha. “Google, quantas colheres de sopa tem um copo?” Nem precisa de pousar a colher.

Conheça música nova

Cansado das mesmas músicas antigas que transferiu para o seu telemóvel? Ordene ao seu altifalante que lhe sugira algumas músicas novas para expandir os seus horizontes.

Pode explorar diferentes géneros, novos artistas ou apenas deixar o Google entretê-lo com as suas escolhas. Deixe que os altifalantes com comandos de voz se tornem os seus DJs pessoais, para que expanda os seus gostos pessoais a cada dia que passa.

Mais autonomia

As tecnologias mãos-livres, como é o caso dos altifalantes com comandos de voz, podem contribuir para aumentar a autonomia de idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Os sistemas domésticos inteligentes podem ajudar pessoas com deficiências físicas ou cognitivas, automatizando atividades e serviços cruciais, como por exemplo entrar em contacto com profissionais médicos. Oferecer às pessoas maior autonomia nas suas próprias casas é uma das vantagens destes equipamentos.

Defina um alerta sem usar as mãos

Durante a preparação de alimentos, usamos muitas vezes as mãos, que ficam sujas ou molhadas. Usá-las para mexer nalgum equipamento pode ser desconfortável. Se tem as mãos cobertas de farinha ou com tempero de frango, não vai querer tocar no temporizador do fogão ou pegar no telemóvel para definir um alerta.

Altifalantes inteligentes e um tablet

Use os comandos de voz para realizar essas tarefas, definindo um cronómetro ou um alerta de forma a não se esquecer do tempo certo do assado que tem no fogão.

Acalme e entretenha as crianças

É hora de dormir a sesta, mas o seu filho está com energia suficiente para correr uma maratona. Peça ao seu altifalante para tocar algumas das músicas preferidas do seu petiz — aquelas mais calmas, preferencialmente — para o ajudar a adormecer. Também há opções de contar histórias, como ler um livro em voz alta para manter as crianças entretidas.

Os altifalantes inteligentes também podem ser programados para acionar um efeito ou rotina de “hora de dormir”, em que, assim que o pedir, as luzes serão apagadas, uma música suave ou uma história aparecerá e, passado algum tempo definido por si, tudo se desliga automaticamente.

Crie o clima perfeito para um jantar romântico

Preparou um jantar especial para o seu parceiro romântico, planeou a ementa com antecedência a está tudo quase pronto, o seu parceiro está a chegar… e apercebe-se de que se esqueceu de criar um clima mais agradável na sala de jantar.

Com um simples comando de voz, qualquer um dos altifalantes inteligentes será capaz de prontamente diminuir as luzes, suavizar as cores ou até imitar o tremeluzir de velas.

Pode usá-lo para ajustar as luzes, definir temporizadores de iluminação, controlar salas ou grupos de luzes e fazer ajustes simples, tudo sem precisar do seu telemóvel ou tablet. É ainda possível definir “modos de festa” ou quaisquer outros que podem diminuir as luzes e colocar música adequada, tudo de uma vez, sob comando.

Ressalvamos que todas estas compatibilidades exigem a utilização conjunta de equipamentos conectáveis​. Isto é, a sua habitação deverá estar preparada com dispositivos smart, preparados para receber comandos, caso contrário o altifalante com comando de voz não irá funcionar corretamente.​

 

Assistentes inteligentes controlados por voz podem salvar o seus dia de formas que nem nunca pensou. Sabe de uma outra utilização para estes altifalantes e gostaria de a partilhar? Use a secção de comentários abaixo para nos dizer o que descobriu!

[sc name=”assina”]