O que não sabia que precisava para o seu home office

O que não sabia que precisava para o seu home office

Ter um home office bem equipado exige mais do que um computador em cima da secretária. Este artigo foi feito para quem está — e ainda estará pelo menos mais algum tempo — em teletrabalho.

Uma secretária só para o trabalho e um bom computador é um ótimo começo, mas ainda não se pode dizer que tenha propriamente um espaço de home office. Assim, vejamos quais são as tecnologias em que deve apostar para completar a configuração do seu escritório em casa. A ideia é que estes gadgets o ajudem a tornar-se mais produtivo e eficiente.

 

O que precisa de ter no seu home office

Ligação sem falhas

Teletrabalho e videochamadas andam de mãos dadas. Para que nunca tenha que sofrer a complicação de não conseguir aceder a uma reunião virtual ou perder a ligação a meio, opte por um router wireless com boa cobertura.

Ainda assim, se apenas este aparelho não for o suficiente para cobrir toda a área em que precisa de aceder à Internet, pode precisar de um repetidor de sinal — que aumenta o sinal da wi-fi — ou de um Sistema Mesh, para cobrir uma área ainda maior. Desta forma, dificilmente perde a ligação à reunião a meio da mesma.

Acessórios para os computadores portáteis

Os portáteis são um ótimo equipamento: podem ser muito poderosos e capazes de performances surpreendentes, ao mesmo tempo que mantêm a vantagem de poderem ser transportados para todo o lado.

Se está em teletrabalho e o seu instrumento principal é um computador portátil, então pode precisar de alguns acessórios extra, como uma docking station, que permite expandir a conectividade do computador, adicionando portas USB extras, leitor de cartões de memória ou até mesmo entradas para ligar uma placa de vídeo externa.

Uma vez que está a puxar tanto pelo seu equipamento, este pode começar a sobreaquecer. Se é o caso, pondere colocar um cooler por baixo do seu equipamento, para evitar danos a longo prazo e assegurar a durabilidade do mesmo.

Assento confortável

Tem um local de trabalho adequado à produtividade ou está sentado no sofá a usar o apoio de braços para colocar o portátil?

Ter um sítio designado para o trabalho onde se pode sentar de forma confortável é fundamental. De forma a assegurar que permanece eficaz em teletrabalho deve apostar num assento que forneça o suporte para as costas necessário e ajude na sua postura. Uma cadeira gaming é perfeita para estes casos: foi concebida para assegurar conforto, mesmo para quem permanece sentado várias horas.

Segurança online

Quem está em casa por vezes tem que ser o seu próprio departamento de TI e instalar um software antivírus no seu equipamento é uma das primeiras coisas que deve fazer.

Os antivírus asseguram que o seu equipamento está protegido e impedem que as suas informações confidenciais sejam roubadas. Assim, pode navegar na web, partilhar documentos confidenciais de trabalho e fazer transações bancárias online sem preocupações.

Mais espaço no computador

Se o seu computador doméstico agora é o seu computador de home office, é provável que esteja a exigir mais do que nunca do seu equipamento. Assim, também é provável que tenha muitos ficheiros de trabalho essenciais armazenados nele. Precisa de mais espaço?

Se a resposta é sim, escolha um disco externo, com uma enorme capacidade de armazenamento, fáceis de levar para qualquer lugar, podem ser conectados a um sem fim de dispositivos e não dependem do acesso à Internet, como o armazenamento em nuvem — embora este último também seja uma opção válida e com várias vantagens.

Privacidade assegurada

Se segurança e privacidade são dois tópicos particularmente importantes no seu trabalho, uma destruidora de papel é indispensável no seu home office.

Estes equipamentos desfazem qualquer carta ou papel impresso com informações que não quer que caiam nas mãos erradas. É certo que pode simplesmente deitar ao lixo, mas no que se refere a informação sensível, todos os cuidados são poucos.

Pausa para relaxar

Ninguém consegue ser produtivo sem uma pausa ocasional. Para isso, uma máquina de café por perto é fundamental. Seja de cápsulas, automática, ou outra, uma bebida quente ou fria — alguns modelos são capazes de produzir os mais diversos tipos de bebida —, aproveite a pausa a meio da manhã ou da tarde para relaxar com uma chávena na mão.

[sc name=”assina”]