O que fazer quando o PC Windows está lento?

O que fazer quando o PC Windows está lento?

O seu computador Windows está cada vez mais lento? Veja o que pode fazer para mitigar esse problema e devolver alguma dinâmica ao seu equipamento.

O seu computador está cada vez mais lento? Está na altura de fazer alguma coisa em relação a isso. Siga estas 8 dicas e terá um PC como novo num instante.

 

Como acelerar o seu PC Windows em 10 ações

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Desinstalar programas inúteis

Quantos programas não foi instalando ao longo do tempo sem pensar muito no assunto e muitos dos quais já nem usa? Para averiguar quantos desses programas inúteis estão só a ocupar espaço na sua máquina vá a “Painel de Controlo” e depois “Programas”, ou então diretamente em “Desinstalar um programa”.

Aí terá acesso a toda a lista. Selecione os que deseja remover selecionando o programa em questão com o botão esquerdo do rato. Na barra vertical superior deverá aparecer a opção “Desinstalar”, na qual basta clicar.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Desativar programas que iniciam com o PC

Alguns programas iniciam-se assim que liga o seu computador, mesmo que não lhe dê essa ordem ou que não precise deles. Alguns podem ser-lhe necessários, outros até dá jeito, mas podem existir uns quantos que apenas tornam o equipamento mais lento.

Como resolver isso? Na “Barra de Ferramentas” clique com o botão direito do rato e depois em “Gestor de Tarefas”, que provavelmente será uma das últimas opções. Abrirá a janela do “Gestor de Tarefas”. Na parte debaixo clique em “Mais detalhes” e no menu horizontal superior que irá aparecer selecione “Arraque”.

Pode selecionar todos os programas que desejar e desativá-los. No entanto, se não souber bem de que se trata de determinado programa, aconselhamos que se informe do que é antes de o desativar, uma vez que pode estar a inativar funções essenciais, como antivírus.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Desativar “transparência”

Como forma de criar um layout interessante e moderno, o Windows 10 tem, por padrão, o menu Iniciar, a Barra de Ferramentas e a Central de Ações com um efeito de transparência. Este pode ser um dos fatores que torna o seu computador mais lento.

Computador portátil Windows

Para desativar esse efeito vá a “Definições”, depois em “Personalização” selecione “Cores” e desative a opção “Efeitos de transparência”. Praticamente não notará a diferença, mas pode ajudar na lentidão do PC.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Desativar os efeitos visuais

Efeitos visuais tornam o aspeto do PC mais apelativo e atraente. Todas as funções que sirvam apenas uma questão de aspeto e não de funcionalidade, apesar de tornarem toda a experiência mais agradável, podem estar a contribuir para tornar o PC mais lento.

Assim sendo, pode desativá-los em “Painel de Controlo”, em “Sistema e Segurança” selecione “Sistema” e depois “Definições avançadas do sistema”. Irá aparecer uma janela chamada de “Opções de desempenho” e um menu horizontal na parte superior, onde por definição já estará selecionado os “Efeitos visuais”. Toda a lista que se segue são os referidos efeitos visuais. Aí pode inativar alguns deles ou mesmo todos.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Cancelar as notificações de dicas do sistema

Este poderá ser um pequeno pormenor, mas já que estamos na missão de tornar o computador mais rápido todas as pequenas ações contam.

Em “Definições” selecione “Sistema” e, depois, “Notificações e ações”. Procure e desative a opção “Receber truques, dicas e sugestões sobre como utilizar o Windows”.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Limpar o disco

O seu computador cria ficheiros temporários para executar algumas tarefas ou atualizações, os quais depois se tornam desnecessários. No entanto, se não os eliminar ficam acumulados a entupir o sistema. Outros ficheiros da Internet, como cookies, downloads, imagens e outros ficheiros em cache também são criados e depois tornam-se completamente dispensáveis.

Assim, é necessário executar uma limpeza de disco, a qual até pode fazer com alguma regularidade. Esse procedimento pode melhorar (e muito) a performance do seu computador, além de liberar espaço no disco para que possa guardar mais ficheiros (como imagens, filmes, …).

Abra qualquer pasta. Na lateral esquerda, em “Acesso rápido”, terá a opção “Este PC”. Clique e depois clique com o botão direito do rato em cima do disco — cujo nome será algo como “Windows(C:)” — e selecione “Propriedades”. Irá abrir uma janela de “Propriedades do Windows”, onde lhe será indicado o espaço total no seu computador e desse o que já está ocupado ou livre.

Windows lento ou não arranca? O que fazer

Selecione a opção “Limpeza do disco”. Uma vez mais, irá abrir uma janela denominada “Limpeza de disco para Windows(C:)” e na qual deverá clicar na opção “Limpar ficheiros do sistema”.

Não se preocupe, não está a eliminar nada de que fosse precisar em algum momento no futuro e ainda estará a contribuir para o bom funcionamento do sistema.

[su_dropcap class=”dropcap”]7[/su_dropcap] Modo de energia: melhor desempenho

Os modos de energia também têm influência na performance do aparelho. Se clicar no ícone da bateria (na Barra de Ferramentas do lado direito) poderá encontrar 3 opções: “melhor bateria”, “desempenho melhorado” ou “o melhor desempenho”. A opção que lhe permite poupar bateria é aquela que prejudica o desempenho do PC. Assim, terá que sacrificar uma coisa pela outra.

[su_dropcap class=”dropcap”]8[/su_dropcap] Localizar e corrigir problemas

O Windows 10 já vem com um solucionador de problemas que promete resolver a maioria dos inconvenientes. Em “Definições” escolha “Atualizações e Segurança” e, depois, “Resolução de problemas”.

Em “Resolução de problemas recomendada” qual é a opção que tem? Das 4 opções, deverá ter seleciona uma das que não seja “Não executar resolução de problemas”. Qualquer uma das outras é aceitável, escolha a que achar mais conveniente.

Reiniciar PC

Esta não é bem uma ação a realizar de forma a tornar o computador menos lento, mas sim o último passo a dar depois de ter executado os 8 passos aqui referidos. Reiniciar o PC irá confirmar e assegurar as mudanças realizadas. Esperamos ter ajudado!

[sc name=”assina”]