O poder da lavagem rápida da roupa para o meio ambiente

Quem lava a roupa na máquina de lavar já tem algum conhecimento acerca do tempo despendido a realizar esta tarefa doméstica. Mas sabia que os ciclos de lavagem rápida em máquinas de roupa são uma enorme ajuda para o ambiente?

Qualquer máquina de lavar a roupa possui programas de lavagem longos e rápidos. No entanto, existem mais vantagens em utilizar programas de lavagem rápida da roupa em termos de poupança de água, energia e tempo.

 

Programas de máquinas de lavar roupa

Os programas das máquinas de lavar roupa mais longos são normalmente utilizados em roupa de cama ou toalhas, para lavagens mais completas. São também bastante úteis para remover ácaros e outras partículas causadoras de alergias, mas duram mais tempo e gastam mais água e energia.

Já os programas de lavagem rápidos são ideais para o uso diário e para a lavagem de peças mais pequenas de roupa, sendo que gastam menos água e energia. Vamos tentar perceber quais os benefícios de optar por este programa.

O que é a lavagem rápida?

De uma forma bastante simples, ao selecionar o modo lavagem rápida, em qualquer máquina de lavar roupa, é possível lavar e higienizar as suas roupas entre 15 minutos a uma hora, usando assim muito menos água.

Este tipo de lavagem é especialmente útil se precisar de uma peça de roupa específica para um evento ou para alguma urgência.

Casal a tratar da roupa usando máquina de lavar e de secar

O que acontece é que a lavagem rápida tem um tempo de centrifugação mais curto e usa água mais fria — o que significa maior poupança nas contas de energia ao final do mês. De acordo com alguns especialistas em lavagem, a lavagem rápida usa 60% menos energia e 40% menos água quando comparada a um ciclo normal de algodão.

Isto é uma ótima notícia para o meio ambiente — ao reduzir o nosso consumo de água e energia, podemos reduzir o nosso impacto no ecossistema.

A lavagem rápida remove nódoas recentes

Se, por ventura, acabou de entornar vinho ou café numa peça de roupa, é possível remover as manchas e lavar rapidamente a roupa com um removedor de manchas. Pode até mesmo lidar com manchas mais resistentes, ao aumentar a quantidade de detergente e temperatura para pelo menos 40˚C.

Brilhante para cuidar das cores

E como a lavagem rápida funciona numa temperatura mais baixa, também protege as suas roupas para que não percam a cor.

A temperatura ideal para este tipo de lavagem é de 20-30˚C, já que um ciclo de lavagem a 20°C consome cerca de 70% menos eletricidade do que um ciclo a 60°C.

Cuida da sua máquina

Um ciclo mais curto de lavagem, com menos roupas, significa menos desgaste da máquina de lavar — o que, por sua vez, pode significar uma vida mais longa do seu aparelho de lavagem de roupa.

Máquina de lavar roupa QuickDrive da Samsung

Se colocar roupas mais pesadas na lavagem rápida, poderá reparar que se encontram molhadas no final do ciclo. Isto acontece porque o ciclo de rotação é muito mais curto.

Mas não é caso para se preocupar: basta usar um ciclo de centrifugação para remover qualquer excesso de água — e ainda vai reparar que é mais rápido do que uma configuração normal.

Como ativar o Ciclo de Lavagem Rápida 15

Uma das vantagens principais de utilizar o modo de lavagem rápida de 15 minutos, em qualquer máquina de lavar a roupa, é poder lavar roupa que não está muito suja mas que precisava de ser reutilizada novamente, com alguma urgência. Siga os seguintes passos:

    1. Selecione a opção Lavagem Rápida 15 no botão relativo aos ciclos de lavagem;
    2. Adicione as peças de roupa que precisa de lavar (não mais do que 2kg, caso contrário terá que selecionar um ciclo maior);
    3. Adicione pouco detergente;
    4. Pressione o botão que inicia a lavagem.

Utilizar a lavagem rápida de roupa não tem nada que saber. Ao utilizar este tipo de lavagem rápida em situações de urgência, está a poupar tempo e dinheiro nas tarefas domésticas e ainda ajuda a preservar os recursos naturais do planeta. Boas lavagens!

[sc name=”assina”]