O novo MacBook Pro 13″ chegou mesmo a tempo do Natal

O novo MacBook Pro 13" chegou mesmo a tempo do Natal

O novo MacBook Pro 13” já chegou e a Apple promete levar o desempenho deste modelo de computadores a outro nível. Neste artigo explicamos todas as novidades que poderá encontrar no novo MacBook Pro 13 da marca.

A Apple nunca desilude e o novo MacBook Pro 13” foi anunciado no evento da Apple do mês passado, em conjunto com o MacBook Air, o M1 Chip e o Mac Mini. Vejamos ao pormenor o que pode esperar deste novo modelo Pro.

 

Novidades no novo MacBook Pro 13”

Processador novo, CPU mais forte e gráficos até 5 vezes mais rápidos são apenas algumas das especificações que poderá encontrar no novo modelo de MacBook Pro 13”.

Se precisa de mais ideias para presentes de Natal, oferecer tecnologia nunca é dinheiro desperdiçado. Vamos conhecer as novidades do MacBook Pro 13”.

Processador M1

Este pequeno mas poderoso chip já foi anunciado no evento One More Thing da Apple, no outono. Trata-se de um processador especificamente criado para Mac e tem 16 mil milhões de transístores, integrando a CPU, GPU, Neural Engine, E/S e muito mais.

A Apple assegura que o processador M1 oferece um desempenho impressionante e possibilita a maior eficiência energética do setor. Mas em que tarefas se nota este aumento da performance graças ao processador M1?

A CPU 8-core, o novo cérebro do Mac, oferece ao MacBook Pro uma execução de tarefas incrivelmente rápida — cerca de 2,8 vezes mais rápido do que a geração anterior —, independentemente da complexidade e peso dos ficheiros ou programas.

O GPU 8-core é o processador gráfico mais rápido alguma vez criado pela Apple, introduzindo os gráficos integrados mais rápidos do mundo num computador pessoal. A potência gráfica é 5 vezes mais rápida do que o modelo anterior.

Aprendizagem Automática: Neural Engine 16-core

O Neural Engine, com 16 núcleos, possibilita acelerar funções no Mac tais como a análise de vídeo, reconhecimento de voz, processamento de imagens e mais, com uma aprendizagem automática até 11 vezes mais rápida.

Sistema Operativo: macOS Big Sur

Com uma série de novas funcionalidades, apps e atalhos inteligentes desenhados especialmente para facilitar a sua navegação na Internet e o seu trabalho em casa, o macOS Big Sur promete uma performance superior em todos os computadores Mac.

Para além disso, surge com um design atualizado, fresco e moderno, como aliás já é hábito nos sistemas operativos da Apple.

O macOS BigSur trabalha em conjunto com o processador M1 no sentido de acelerar o funcionamento do sistema: a navegação pelo Safari está mais rápida, e até as apps mais exigentes podem usufruir de toda a potência que precisam.

O novo processador M1 tornou possível a criação de apps especialmente criadas para ele, graças ao Rosetta 2. Agora, é também possível aceder às suas apps do iPhone e iPad diretamente no macOS Big Sur, por exemplo a Apple TV, Adobe Photoshop e Adobe LightRoom, entre outros.

Eficiência térmica e bateria mais duradoura

O novo MacBook surge com um sistema de arrefecimento ativo para um desempenho ultrarrápido — por isso, acabaram de vez os problemas do sobreaquecimento do seu computador portátil.

Este novo MacBook Pro de 13” vem com a maior autonomia de sempre num Mac: até 20 horas, para que tire máximo proveito deste dispositivo tão útil para as suas tarefas, projetos, videochamadas ou entretenimento.

Armazenamento

O processador M1 usa até 16GB de memória unificada ultrarrápida do MacBook Pro 13′‘. Confuso? Isto significa que graças à elevada largura de banda e baixa latência, as apps partilham dados de forma eficiente entre a CPU, GPU e o Neural Engine.

Para além disso, o novo MacBook Pro possui até 2 TB de armazenamento SSD, e até 3,3 GB/s de velocidades de leitura sequencial.

Ecrã Retina do novo MacBook Pro 13”

O ecrã Retina do MacBook Pro 13” tem até 500 nits de brilho e as imagens assumem um nível de pormenor e realismo impressionantes. O texto fica mais nítido, a retroiluminação LED oferece contraste de brancos e pretos.

A vasta gama de cores P3 possui tons vermelhos e verdes ainda mais vibrantes do que com o sistema sRGB (25% mais cores).

Por outro lado, todos os MacBook Pro 13” incluem tecnologia True Tone, que faz com que haja ajustamento automático do equilíbrio dos brancos à temperatura da luz ambiente.

Câmara e microfones

Por causa do chip M1, a câmara de FaceTime HD leva as suas videochamadas a outro nível em termos de qualidade de imagem, detalhes de luzes e sombras. Mesmo que tenha pouca luz, as zonas mais brilhantes atingem qualidades incríveis.

Também os 3 novos microfones embutidos melhoram a qualidade sonora das suas chamadas a uma patamar verdadeiramente profissional, dignas de um estúdio de som.

Wi-Fi 6

A Wi-Fi 6, de nova geração, está presente no novo MacBook Pro 13”, com até 1,2 GB/s de velocidade para que possa ter inúmeros dispositivos conectados sem que a sua ligação à Internet seja comprometida.

Para além de tudo isto, o MacBook Pro de 13” vem com o famoso Magic Keyboard, com um mecanismo em tesoura especialmente aperfeiçoado para facilitar a sua digitação, assim como a Touch Bar, que não sofreram alterações significativas.

 

Estas são as novidades que poderá encontrar no novo MacBook Pro 13”: um portátil profundamente Pro, que está preparado para todas as tarefas e projetos que fazem parte do seu dia a dia.

[sc name=”assina”]