-
Estudo conceptual do iPhone 12

O iPhone 12 está a chegar e as especulações já começaram

-
Estudo conceptual do iPhone 12

Estamos a alguns meses do lançamento do iPhone 12, que é esperado para outubro ou novembro deste ano, e já existem dezenas de rumores sobre os próximos aparelhos. Contamos-lhe tudo acerca do que esperar dos dispositivos mais conhecidos da Apple.

Tudo aponta para que os iPhones 2020 possuam grandes atualizações, apresentando algumas das primeiras mudanças de design que vimos desde o lançamento do iPhone X em 2017. Esperamos quatro iPhones com três tamanhos de tela, que podem chegar a 5,4, 6,1 e 6,7 polegadas.

 

Uma sneak peak do que poderá vir a ser o iPhone 12

Um retorno ao design do iPhone 4, um dispositivo com até quatro câmaras embutidas e acesso às redes 5G são apenas algumas das novidades esperadas nos novos iPhones 2020. Curioso? Vamos conhecer em pormenor aquilo que pode esperar destes smartphones.

Rumores sugerem que o iPhone 12 irá ser vendido em 4 modelos diferentes, com tamanhos diferentes

Novas dimensões

Rumores sugerem que o iPhone de 2020 irá ser vendido em quatro modelos diferentes, com polegadas também diferentes: 5,4 polegadas (iPhone 12), 6,1 polegadas (iPhone Max/Plus e iPhone Pro) e 6,7 polegadas (iPhone Pro Max).

O modelo com 6,7 polegadas (iPhone Pro Max) e um dos modelos de 6,1 polegadas (iPhone Pro) serão dispositivos de última geração com câmaras de lente tripla ou quádrupla, enquanto que outros modelos de 5,4 (iPhone 12) e 6,1 polegadas (iPhone Max/Plus) serão iPhones de baixo custo com câmaras de lente dupla, a um preço mais acessível.

O modelo de 5,4 polegadas será o iPhone mais pequeno lançado pela Apple desde o iPhone SE (de 4,7 polegadas). Com 6,7 polegadas, o iPhone 12 Pro Max de 2020 será o maior iPhone da Apple até hoje, lugar até então detido pelo iPhone 11 Pro Max de 6,5 polegadas.

Ecrã e qualidade entrelaçados

Espera-se que todos os iPhones em 2020 apresentem a tecnologia de display OLED, independentemente do preço, e uma taxa de atualização “ProMotion” de 120 Hz poderia ser incluída em alguns dos modelos de última geração, embora isso não seja garantido devido às restrições de duração da bateria.

Design do passado, com acabamentos do futuro?

Em termos de design, rumores sugerem que os novos iPhones de 2020 irão sofrer um redesign significativo, com uma estrutura de metal que é semelhante à estrutura do iPhone 4 ou do iPad Pro.

O iPhone 4 tinha uma aparência distinta e plana na sua estrutura de aço inoxidável, que pode vir a ser replicada nos novos iPhones, alinhando o design com os modelos 2020 do iPad Pro.

Estudo conceptual do iPhone 12

O design geral, porém, irá ser parecido com o iPhone 4 ou iPad Pro, com uma moldura de aço inoxidável de borda quadrada entre duas peças de vidro. O novo iPhone terá uma estrutura de aço inoxidável, que substituirá a atual estrutura arredondada de aço inoxidável, e continuará a usar o vidro frontal e traseiro para o corpo do dispositivo.

No que diz respeito às cores disponíveis, pelo menos um dos modelos do iPhone 12 pode vir com um novo acabamento Navy Blue. A Apple introduziu a nova cor verde meia-noite com a linha do iPhone 11 Pro, então não é irracional pensar que pode haver uma nova cor azul a caminho também.

Outro boato sugere que os modelos do iPhone 12 podem vir em azul claro, violeta e laranja claro, entre outras cores.

Câmaras dupla, tripla ou quádrupla

Rumores sugerem que irá haver um novo sistema de câmara TrueDepth, que reduz o tamanho do entalhe na frente (embora nem todos os iPhones possam apresentar um entalhe menor).

Há ainda previsões da existência de um sistema de duas, três e até quatro câmaras traseiras, com lente 3D e um laser para calcular informações de profundidade para objetos na sala, melhorando as capacidades de fotografia e RA (Realidade Aumentada).

Estudo conceptual do iPhone 12 com a câmara LIDAR

Estas especificações têm probabilidade de serem semelhantes ao LiDAR Scanner do iPad Pro 2020, e serão limitadas aos modelos de iPhone mais avançados.

Navegação ultra rápida com as redes 5G

2020 será o primeiro ano em que a Apple introduz o suporte 5G no iPhone, permitindo que os novos dispositivos se conectem a redes 5G — que são muito mais rápidas do que as redes 4G LTE.

De acordo com rumores, todos os iPhones na linha do iPhone 12 terão conectividade 5G, embora ainda não esteja claro se todos os modelos do iPhone 12 terão suporte “super rápido” para mmWave (ondas de alta frequência) em todos os países, já que alguns países ainda não implementaram a tecnologia mmWave.

Os modelos do iPhone 12 que chegarão em 2020 usarão um chip A14 de 5 nanómetros, projetado pela Apple e fabricado pela TSMC. O chip A14 deve trazer melhorias de velocidade e eficiência que podem trazer pequenos ganhos na duração da bateria para compensar o 5G, que usa bateria adicional.

 

 

Rumores sugerem que a Apple não tem planos de incluir um adaptador ou AirPods na caixa com os modelos do iPhone 12, permitindo que a empresa reduza os custos de produção e embalagem. Em vez disso, a Apple poderá oferecer um adaptador de energia de 20W que pode ser adquirido separadamente.

Nome para o iPhone 2020

Os planos de nomenclatura do iPhone da Apple têm sido confusos desde que o iPhone 8 estreou em conjunto com o iPhone X (2017), saltando o iPhone 9 completamente.

A Apple continuou com o esquema de nomenclatura em 2018 com o iPhone XS, XS Max e XR, até voltar a adotar uma nomenclatura mais clara com o iPhone 11, iPhone 11 Pro e 11 Pro Max, em 2019.

Como as mudanças esperadas em 2020 são tão significativas, é improvável que venhamos a obter um iPhone 11S ou similar, e muito mais provável que tenhamos os iPhones 12:  iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max.

Data de lançamento do iPhone 2020

Habitualmente, a Apple anuncia oficialmente e lança para o mercado o novo iPhone durante a primeira quinzena de setembro.

No entanto, sabemos que este ano as circunstâncias são diferentes. Luca Maestri, CFO da Apple, confirmou que o lançamento do iPhone 12 terá um atraso de “algumas semanas” sobre a data esperada na segunda semana de setembro.

A Qualcomm, que irá fornecer os chips 5G aos iPhones da Apple, corrobora o atraso no lançamento da nova geração de iPhones, e refere que os tempos de produção foram afetados pela situação pandémica.

Não existe uma previsão oficial para quando o iPhone 12 poderá chegar ao mercado, mas especula-se que possa ser um lançamento em duas fases, ou que o lançamento único terá lugar entre outubro e novembro — e nós aqui estaremos para lhe contar todas as novidades acerca destes smartphones.

[sc name=”assina”]