Microsoft Office

Nova app Office da Microsoft: Word, Excel e PowerPoint num só

Microsoft Office

A nova aplicação Office da Microsoft combina Word, Excel e PowerPoint para iOS e Android. Disponível desde hoje, é uma verdadeira central para tudo o que é Office.

Cada vez mais confiamos em dispositivos móveis para trabalhar, como os smartphones, os tablets e os computadores portáteis.

As aplicações Word, Excel e PowerPoint sempre primaram pela produtividade que proporcionavam aos utilizadores. No entanto, a Microsoft viu a oportunidade de criar uma experiência mais centrada para este tipo de apps e aproveitou-a.

Nasce a nova aplicação Office, que congrega essas 3 apps e representa a visão da Microsoft de como seria uma solução de produtividade se tivesse sido criada para dispositivos móveis em primeiro lugar.

Foram consideradas as diferentes expectativas que o utilizador tem ao usar um smartphone ou um computador. Otimizou-se a simplicidade, a eficiência e as necessidades comuns de equipamentos portáteis.

De seguida, foi explorada a melhor forma de incorporar as formas específicas através das quais são inseridos dados e criado conteúdo num desses aparelhos. Essencialmente, deixou-se de encarar o telemóvel como um mal necessário onde se trabalha “à falta de melhor”, para uma opção vantajosa.

Por fim, a Microsoft garantiu que a app resultante iria corresponder às altas expectativas de quem já usa as soluções do Office. Teria que ter um aspeto familiar para quem já conhece e confia nestas ferramentas de trabalho, ao mesmo tempo que deverá incutir uma sensação de confiança a quem ainda não usa, para que sinta que ali pode realizar o seu trabalho com alto grau de qualidade.

 

Uma nova experiência de produtividade móvel

A aplicação Office fornece uma experiência simples e integrada, que coloca as ferramentas necessárias para trabalhar num equipamento móvel no centro da experiência.

As apps Word, Excel e PowerPoint foram combinadas numa única. Isso significa que todos os documentos do Office foram reunidos num só lugar, reduzindo a necessidade de alternar entre várias aplicações e reduz significativamente a quantidade de espaço usado no telemóvel, com todos os recursos disponíveis.

Foram adicionaram novos recursos, que aproveitam os pontos fortes dos aparelhos portáteis. Também foi acrescentado um novo Painel de Ações, que irá ajudar o user a realizar muitas das tarefas num só lugar.

Quer a esteja a usar por motivos pessoais ou profissionais, a Office foi projetada para ser a sua referência no que se refere a trabalhar em dispositivos móveis.

Microsoft Office App Mobile

O que a torna diferente?

A Office diferencia-se porque toda a experiência é simples e integrada. Word, Excel e PowerPoint num único local, com todas as funcionalidades que já conhece e usa.

Aceda facilmente a documentos recentes e os armazenados na nuvem ou no seu aparelho, ou pesquise documentos em toda a sua organização se estiver a usar uma conta comercial. Também tem fácil acesso ao Sticky Notes, para anotar lembretes e ideias rapidamente.

Onde mais encontra este tipo de experiência?

Crie conteúdo de formas exclusivamente móveis

Tire uma foto de um documento e transforme-o num arquivo editável do Word com o pressionar de um botão. Transforme uma imagem de uma tabela numa tabela do Excel para poder trabalhar com os dados.

Deixe o PowerPoint ajudá-lo a criar uma apresentação, simplesmente selecionando as imagens que deseja usar do telefone. Crie imagens digitais aprimoradas automaticamente de quadros brancos e documentos com os recursos do Office Lens integrados na aplicação.

Um novo Painel de Ações para tarefas comuns

Crie PDFs com a sua câmara, usando fotos do seu telemóvel ou de documentos Office. Assine PDFs com o seu dedo. Digitalize códigos QR para abrir ficheiros e links. Transfira facilmente ficheiros entre o seu telemóvel e o seu computador ou partilhe instantaneamente com os dispositivos móveis que estão por perto.

Estes recursos já existiam, mas eram pouco utilizados. Prevê-se que essa situação mude, agora que esses recursos aparecem no topo da nova aplicação. As tarefas comuns estão ainda mais fáceis de realizar. Mais “à mão”.

 

Já disponível para visualização pública

Tão depressa ficou disponível para visualização pública, como preencheu o limite de 10 mil utilizadores de iOS. Continua disponível para Android, no entanto.

É muito fácil começar a usar a aplicação: qualquer pessoa pode fazer o download gratuitamente e não é necessário fazer login. No entanto, o login com uma conta Microsoft profissional, escolar ou pessoal fornece acesso aos arquivos armazenados na nuvem, e pode entrar com mais de uma conta, para facilitar o acesso a todos os documentos num só local.

De momento, a app apenas está disponível para smartphones, mas em breve também será possível usar em tablets.

Microsoft Office App Mobile

O que vai acontecer às apps já existentes?

A Microsoft irá continuar a apoiar e a investir nas aplicações Word, Excel e PowerPoint já existentes. A empresa acredita que todos os users devem decidir por si mesmos qual é a experiência que preferem.

Posto isto, a Microsoft também incentiva a experimentar a nova Office, uma vez que irá mudar as suas expectativas em relação ao que acha que deveria ser uma experiência de produtividade móvel.

Já tínhamos assistido à clara vontade de tornar os serviços mais user-friendly — como a possibilidade de organizar o Windows 10 a seu gosto, por exemplo — por parte da Microsoft e continuamos a ver essa vontade aqui.

A Office será a sua nova app de referência para trabalhar em modo mobile.

[sc name=”assina”]