Headphones Pioneer
-

Noise cancelling nos headphones: como funciona?

Headphones Pioneer

A tecnologia de noise cancelling — cancelamento de ruído — é fundamental para que só ouça o que lhe interessa quando usa os seus headphones. Mas como é que funciona?

Quem opta por adquirir headphones — aqueles auscultadores grandes que nos envolvem a cabeça e os ouvidos — é porque quer imergir no som que deles sai. Em relação aos earbuds — auscultadores mais pequenos que são inseridos dentro dos canais auditivos — oferecem qualidade de som superior, especialmente os tons graves, e também são mais eficientes em bloquear os sons exteriores.

Há muitos tipos de sons ambientes ou externos que podem interferir ou até bloquear o som que vem dos nossos headphones. Felizmente, existe a tecnologia de noise cancelling, para proporcionar a cada ouvinte uma melhor experiência acústica. Porque música para os nossos ouvidos é aquela que nós escolhemos.

 

Tipos de cancelamento de ruído

Há dois tipos de tecnologia de noise cancelling: a ativa e a passiva.

Tecnologia passive noise cancelling

A bem dizer, qualquer tipo de headphone consegue alguma redução de ruido de forma passiva: isto acontece porque o material bloqueia algumas ondas de som, especificamente as de frequência mais alta, sem qualquer tipo de ação extra.

Os melhores headphones com noise cancelling passivos são os circum-aural, especialmente construídos para maximizar as propriedades de filtragem de ruído. Quer isto dizer que são acondicionados com camadas de espuma de alta densidade ou outro material absorvedor de som, o que os torna um pouco mais pesados que os fones normais.

A compensação é uma redução no ruído de cerca de 15 a 20 decibéis. Mas os modelos passivos têm algumas limitações . É aí que entram os auscultadores com cancelamento de ruído ativo.

Tecnologia active noise cancelling

Fazem tudo o que os passivos conseguem. A sua própria estrutura cria uma barreira que bloqueia as ondas sonoras de alta frequência. Para além disso, acrescentam um nível extra de redução de ruído ao apagar ativamente as ondas sonoras de frequência mais baixa.

Como é que isso acontece? A tecnologia de cancelamento ativo de ruído produz as suas próprias ondas sonoras que imitam o ruído exterior em todos os aspetos, com exceção de um: as ondas sonoras dos auscultadores estão 180 graus descoordenadas com as ondas intrusas. Ambas têm a mesma amplitude e frequência, mas as cristas e as depressões da onda (compressões e rarefações) são organizadas de modo a que as cristas de uma se alinhem com as depressões da outra — e vice-versa.

Trocando isto por miúdos, as duas ondas anulam-se mutuamente, num fenómeno conhecido como interferência de ondas destrutiva. Resultado: o ouvinte pode usufruir de imersão sonora no que realmente deseja ouvir.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Active_Noise_Reduction.svg

Há alguns componentes, colocados no interior do fone, que são necessários para obter este efeito. Um microfone ‘ouve’ os sons externos que não podem ser bloqueados passivamente. De seguida, o circuito elétrico com cancelamento de ruído deteta a “impressão digital” do som que entra pelo microfone, e gera as ondas que vão criar o efeito de interferência já referido.

O “anti-som” criado pelo circuito de cancelamento de ruído é reproduzido nos altifalantes dos fones de ouvido, juntamente com o áudio normal. Esse “anti-som” cancela o ruído por interferência destrutiva, mas não afeta as ondas sonoras desejadas no áudio normal.

É através destes componentes que os auriculares com noise cancelling são capazes de fornecer uma redução adicional no ruído de 20 decibéis. O que significa que cerca de 70% do ruído ambiente é efetivamente bloqueado, o que torna estes fones particularmente populares para que faz muitas viagens, mas também para quem gosta de sentir a música ou se quer abstrair do que o rodeia.

Os auriculares que dispõem desta tecnologia de cancelamento de ruído são realmente bons a distinguir entre o áudio que o utilizador quer ouvir e o ruído de fundo que está a mais. Há quem defenda, no entanto, que a qualidade do som fica comprometida, porque é abafada.

Apesar desta desvantagem, quem opta por fones com noise cancelling muito dificilmente se arrepende da sua escolha. É que, para além de reduzirem o ruído, também ajudam a aliviar a fadiga ao viajar, que pode derivar da exposição a ruídos de baixa frequência por um longo período de tempo.

Recordamos a possibilidade de o utilizador usar esses mesmos auriculares só para cancelar os ruídos de fundo. Às vezes, um pouco de silêncio pode ser música para os ouvidos.

[sc name=”assina”]