Não sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos

Não sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos

Aspirador robot? Vertical? Sem saco? Se a quantidade de opções no mercado lhe deixa a cabeça em água, venha saber o que cada uma significa e, assim, qual a mais indicada para si. 

Quando se decide iniciar a procura por um aspirador, esta pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista. Tendo em conta que é um eletrodoméstico que o irá acompanhar a longo prazo (idealmente), pretende-se que faça a melhor escolha possível.

Irá precisar de conhecer alguns termos, pesquisar as diferentes gamas das marcas e todas as características principais.

Aqui iremos ajudá-lo com o primeiro passo no processo de escolha: conhecer os tipos de aspiradores existentes e o que cada um oferece. Este guia tornará a sua decisão mais fácil e irá evitar-lhe ficar com uma dor de cabeça difícil de limpar.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/aspiracao/?utm_source=RPT” ]

 

Os tipos de aspiradores

Aspirador verticalNão sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos

Um modelo mais recente e que ganha crescente popularidade é o aspirador vertical, uma ótima opção pela sua facilidade de manuseamento.

Regra geral, estes aspiradores têm um depósito fácil de esvaziar e acessórios que poderá utilizar em várias circunstâncias — carpetes, cortinas, sofás, entre outras.

Alguns modelos são sem fios, o que torna o aspirador ainda mais conveniente.​

Estes são particularmente indicados para cobrir grandes áreas de piso. Com estes aspiradores é mais fácil que mantenha uma postura correta enquanto aspira e também terá mais facilidade em circular em volta da mobília.

​O facto de ser uma unidade única e vertical permite que consiga guardá-lo sem ter de desmontar tubos ou enrolar cabos, e guardar numa prateleira ou espaço destinado apenas para o aspirador, por exemplo.​ Pode encostá-lo nalguma zona livre da casa — atrás de uma porta ou num canto da despensa. ​

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/aspirador-vertical/?utm_source=RPT” ]

Não são os modelos mais fáceis de usar em escadas, em espaços apertados ou por baixo de mobília baixa.

Mini aspirador

Normalmente considerado como uma solução complementar a um aspirador principal​, um mini aspirador (também apelidado de aspirador portátil) é um equipamento pequeno, sem fios e é ideal para limpar pequenas sujidades nas mais variadas partes da sua habitação ou para limpar o carro, pela facilidade de acesso a locais mais escondidos.​

Não sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/aspirador-mini/?utm_source=RPT” ]

Este equipamento é muito útil para se ter por perto para aspirar as pequenas sujidades ocasionais, como as migalhas deixadas no chão ou os cabelos na casa de banho.

Aspirador com depósito ou de cilindro

Não sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos
Aspirador com depósito sem saco

Um modelo clássico, mas que não perde a sua pertinência. Os aspiradores com depósito, também denominados de aspiradores de cilindro, são eletrodomésticos versáteis e cujo depósito pode ter um tamanho considerável.

É um dos mais silenciosos, apesar do seu motor mais potente, já que a estrutura isola melhor o som do seu trabalhar.​

Os canos são flexíveis ​— alguns até ajustáveis —, o que permite ao utilizador limpar com mais facilidade escadas, sítios altos e debaixo da mobília.​

O cabo que os liga à tomada também tem tendência a ser mais comprido do que noutros tipos de aspiradores.

Dito isto, tendem a ser mais difíceis de manobrar para aspirar tapetes e carpetes — a não ser que o modelo inclua uma escova turbo — e, pelo seu formado, não é tão fácil de armazenar. Também são mais propensos a esbarrar nas paredes e nos móveis conforme os arrasta durante a aspiração.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/aspiracao/?filters%5Bcategory_n3_name%5D%5B%5D=Aspirador+com+Saco&filters%5Bcategory_n3_name%5D%5B%5D=Aspirador+sem+Saco#utm_source=RPT” ]

Dentro dos aspiradores com depósito existem os tradicionais com saco e os sem saco — estes últimos são uma tecnologia mais recente. Entre uns e outros, para a maioria dos consumidores será uma questão de preferência pessoal.

No entanto, fazemos uma ressalva: se algum membro da família tem alergias ou asma, ou se a qualidade do ar dentro de casa é uma das suas preocupações, os com saco serão a escolha mais indicada para si.

Não sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos
Aspirador com depósito com saco

Ter ou não saco não interfere com a performance do aspirador e não podemos afirmar que um será melhor que o outro. A única questão dos modelos sem saco é que exigem retirar e lavar o recipiente onde é acumulada a sujidade e o pó aspirados, bem como os filtros. Compreende que esta tarefa não será adequada para algumas pessoas.

Já os aspiradores de cilindro com saco têm o inconveniente de ter de adquirir mais sacos e os substituir ao longo do tempo, o que implica algum investimento — ainda que praticamente simbólico.

Aspirador robot

O modelo que terá tido o maior crescimento de mercado nos últimos anos é o aspirador​ robot e percebe-se facilmente o porquê.

Este pode ser a opção certa para a sua casa, se tiver pouco tempo para limpar e uma pequena habitação, pois ocupa pouco espaço e terá a capacidade de limpar a casa com mais facilidade se esta tiver menores dimensões e não tiver escadas. ​

Não sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos

Aparecem também cada vez mais soluções que permitem conectar o seu aspirador robot a uma app que lhe dá a opção de agendar a limpeza para a hora mais conveniente e para chegar a uma casa com chão limpo, sem nunca ver o aspirador a trabalhar. Alguns vêm equipados com sensores, sistemas de mapeamento e programação inteligente: limpam onde é preciso e evitam ir de encontro à mobília ou outros obstáculos.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/aspirador-robot/?utm_source=RPT” ]

Passe menos tempo nas limpezas e mais tempo a fazer o que mais gosta: o aspirador robot é um equipamento independente, que pode ser programado e que aspira sem danificar a mobília.

Mopa

Mais recentemente, assistimos ao surgimento de um complemento aos aspiradores também com grande utilidade: as mopas.

Não sabe como escolher um aspirador? Nós ajudamos

Estes são equipamentos de aspeto muito semelhante ao de um aspirador robot — até porque o são —, exceto que, para além de aspirar, também limpam o chão com uma mopa, quase como se de uma esfregona se tratasse. Alguns modelos até incluem a possibilidade de fazer limpeza a vapor.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/mopas-1/?utm_source=RPT” ]

Assim, se sente que aspirar não é o suficiente para que o chão da sua habitação fique impecavelmente limpo, deixe que o aspirador mopa faça esse trabalho por si.

 

Agora que já conhece os vários tipos de aspirador, será mais fácil encontrar o que mais se adequa ao seu caso. O tamanho do aspirador e o tamanho da sua casa são fatores essenciais, assim como o design, o tamanho do depósito e os acessórios que poderá ou não ter incluídos no modelo de sua preferência. Olhe às suas necessidades e escolha com cuidado.

[sc name=”assina”]