Rapaz a jogar num monitor para jogos de consola com luz quente e rapariga atrás
-

Monitor para jogos: elevar os jogos ao próximo nível

Rapaz a jogar num monitor para jogos de consola com luz quente e rapariga atrás

Um monitor para jogos faz toda a diferença na experiência de jogo. Este tipo de ecrãs têm qualidade de imagem superior, tempo de resposta menor e riqueza em detalhes mais elevada.

Qualquer gamer que se preze sabe que um monitor é uma peça essencial do setup ideal para jogos. De nada adianta ter um processador ou uma placa de vídeo de gama alta se o ecrã não tiver capacidade de reproduzir as imagens fielmente e com a velocidade necessária.

Quando se fala em monitor para jogos de consola, ambiciona-se um modelo com resolução elevada e uma taxa muito baixa de atualização, para que as informações da placa de vídeo e do CPU sejam transmitidas da melhor e mais rápida maneira possível. Com as configurações necessárias, um monitor gamer vai transmitir as imagens com mais fluidez, responderá mais rápido ao envio de informações e permitirá que jogue sem problemas.

 

Critérios de seleção: como escolher um monitor para jogos?

A procura por monitores com diferentes tecnologias e funcionalidades que visem melhorar a performance do jogador tem crescido cada vez mais. Frequência de atualização, input lag, resolução, proporção, tipo de painel, tecnologia e tamanho do ecrã: entre tantas características, como escolher o melhor monitor gamer?

Tamanho do ecrã

O tamanho do ecrã é muito variável. Este fator está mais relacionado com o seu gosto pessoal do que com o desempenho do equipamento. A variável mais afetada pelo tamanho do ecrã é o preço, onde os mais pequenos tendem a custar menos e vice-versa.

Se preza desempenho acima de tudo, tem a opção de sacrificar o tamanho a favor de uma configuração melhor. No entanto, há que referir que se o ecrã for demasiado pequeno pode estar a abdicar da sensação de imersão no jogo.

Taxa de atualização: 60, 144, 240hz?

Qualquer jogo a decorrer no seu monitor é composto por diversas imagens por segundo, o que nos dá a sensação de movimento e torna divertida e realista a experiência de jogar.

Ecrã Momentum Philips, monitor para jogos

A frequência tradicional dos monitores é de 24 quadros por segundo, muito utilizada em filmes. Os nossos olhos conseguem captar estes grupos de imagens — que são exibidas num curto espaço de tempo — e transformá-los em ação contínua.

A unidade de frequência utilizada para medir a exibição desses quadros são os Hertz. Os monitores mais básicos reproduzem imagens entre 30 a 60 Hertz por segundo.

No entanto, apenas acima dos 100 Hertz é que se começa a proporcionar uma verdadeira experiência gaming. Dito isto, com o desenvolvimento da tecnologia começaram a surgir monitores, placas de vídeo e jogos capazes de reproduzir em frequências bem mais elevadas. Alguns exemplos disso são monitores de 120, 144 e 240hz. Estas maiores taxas proporcionam maior fluidez e naturalidade das imagens exibidas.

Uma frequência maior torna a sua experiência mais agradável e detalhada, uma vez que a reprodução de imagens se aproxima da realidade, o que além de ser uma vantagem para o gamer mais exigente, também causará menos cansaço nos olhos.

Placa de vídeo

A placa de vídeo do seu computador é responsável por processar e enviar as imagens ao monitor. Caso as especificações da placa não estejam alinhadas com as do seu monitor para jogos, não conseguirá desfrutar do melhor de ambos os equipamentos.

Por exemplo, se uma placa de vídeo for capaz de entregar imagens em frequência máxima de 60 hertz, de nada adianta comprar um monitor que tenha capacidade de entregar 120 hertz.

Outros detalhes que deverá observar no que se refere à compatibilidade é a resolução e tipo de entrada (VGA, HDMI e DVI), por exemplo.

Tipo de painel

Ainda dentro da performance do monitor para jogos, e também entrando no domínio da qualidade de imagem, há 3 tipos de painéis com que se vai deparar: Twisted Nematic (TN), Vertical Alignment (VA) e In-Plane Switching (IPS).

Os TN são os mais baratos e oferecem tempo de resposta e frequência de atualização melhores. No entanto, ficam aquém no que se refere a contraste e saturação, além de perderem qualidade quando o ângulo de visualização não é frontal.

Homem e mulher de perfil em pouca luz com ecrã ou monitor para jogos no meio

Já os painéis VA oferecem melhor contraste, cores mais vivas e preto profundo, mas além de possuírem a mesma desvantagem do ângulo de visão dos painéis TN, ainda apresentam ghosting com mais frequência, podendo prejudicar a performance durante os jogos.

Os painéis IPS são conhecidos pelo seu ótimo ângulo de visão, exibindo boa qualidade de imagem quando visto de frente ou por outros ângulos. As imagens, porém, possuem preto claro (que chega a parecer cinza em alguns modelos) e além de ghosting, podem apresentar motion blur mais agressivo.

Todos têm as suas vantagens e desvantagens. Deve optar pela solução que melhor corresponda às suas expectativas.

Tempo de resposta — Input lag

O tempo de resposta é um dos fatores onde o monitor para jogos mais se destaca em relação aos televisores convencionais e outros tipos de monitores.

Input lag é o tempo total que se passa entre o momento que um determinado comando é dado no teclado, rato ou joystic, e o momento que esse comando é reproduzido no monitor. Um dos parâmetros utilizados para fazer essa medição é o tempo em que um pixel leva para percorrer todos os espectros da luz.

Para ser considerado excelente, o input lag de um monitor deve ser de, no máximo, 5ms. Esses modelos são ideais principalmente para jogos de tiro, como Cs-Go ou Call of Duty.

Modelos que resultam num input lag entre 5 e 10 ms também têm uma boa resposta. A partir daí, os números já não favorecem a melhor experiência.

 

Escolha o monitor que mais lhe convém

Para escolher o melhor monitor gamer deve ter uma noção do seu perfil enquanto jogador. Só depois de ter essa noção poderá confirmar quais os modelos que correspondem às suas necessidades e expectativas.

Nenhum modelo reúne o consenso de todos os especialistas ou gamers. Deve ponderar as vantagens e desvantagens de cada um e escolher.

[sc name=”assina”]