Mini-forno: as grandes vantagens de um forno em tamanho mini

Capaz de preparar uma grande variedade de refeições, entre muitas outras vantagens, um mini-forno pode ser um pequeno equipamento, mas dá muito jeito na cozinha.

Um eletrodoméstico que pode ser colocado em qualquer lugar da bancada da cozinha sem ser um incómodo e ainda funcionar quase como se de um forno convencional se tratasse, é um eletrodoméstico que vale a pena conhecer.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/mini-fornos-2/?utm_source=RPT” ]

 

O que é um mini-forno?

Um mini-forno, tal como o nome indica, é um pequeno eletrodoméstico de cozinha. Em termos de aspeto, tanto pode assemelhar-se a um forno em miniatura ou a um micro-ondas — ou até pode nem ter nada a ver, como as populares “patuscas“.

Mini-forno: as grandes vantagens de um forno em tamanho mini

Funciona a eletricidade e costuma conter uma porta frontal que pode ser aberta para baixo ou para os lados — dependendo do modelo. Pode incorporar uma prateleira de metal, para poder colocar um alimento em cima e outro em baixo, e pode colocar este equipamento em cima da bancada na cozinha.

Esta ferramenta pode ser muito útil para confecionar pizzas ou bolos, torrar fatias de pão,  e muito mais.

 

As vantagens de um mini-forno

Muito fácil de usar

Tal como um micro-ondas, os mini-fornos são muito fáceis de usar: basta pressionar dois ou três botões para os programar. Para além disso, uma vez que normalmente se coloca este eletrodoméstico na bancada da cozinha também é mais fácil de ligar do que um forno, para o qual tem que se curvar.

Fácil de limpar

Limpar os eletrodomésticos da cozinha é um trabalho desconfortável e gorduroso, que pode levar horas. Um mini-forno apenas precisa que passe um pano húmido no seu interior depois de cada utilização e nada mais.

Pré-aquecimento rápido

Graças ao seu tamanho compacto, um mini-forno é bastante rápido a pré-aquecer, o que também significa que é mais eficiente a nível energético a longo prazo. Se não quer pôr o forno convencional a funcionar só para torrar algumas fatias de pão ou para aquecer as sobras do dia anterior, este pequeno aparelho é a solução.

Mini-forno: as grandes vantagens de um forno em tamanho mini

Desta forma, terá o jantar pronto para si e para a sua família na hora certa, ao mesmo tempo que reduz as contas de luz e gás. Já para não falar de que também reduz a sua pegada ecológica.

Não aquece a cozinha

Os fornos costumam deixar as cozinhas extremamente quentes depois de cada utilização, o que pode ser insuportável nos meses mais quentes e complicar o ato de confecionar uma refeição usando este eletrodoméstico nessa altura do ano.

Os mini-fornos são perfeitos para essa situação. Preparar as suas iguarias favoritas deve ser um processo divertido e um mini-forno permitirá que o faça sem aquecer a casa de forma desconfortável.

Ocupa pouco espaço

O melhor de um forno em pouco espaço. A sua cozinha é demasiado pequena para um forno tradicional? Os mini-fornos são compactos, mas muito eficientes e poderá colocá-los em qualquer recanto. Assim poderá usufruir de — quase — todas as características de um forno em tamanho mini.

Versatilidade

Pode usar o seu mini-forno para vários tipos de preparação alimentar. São ótimos para tostar alimentos, mas também para descongelar, reaquecer e, naturalmente, cozinhar. Desde pizzas, a quiches, passando por lasanhas, bolos e até cozer pão, com um dispositivo tão pequeno e simples terá toda uma variedade de opções de refeições.

Pode ser usado em conjunto com o forno

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/mini-fornos-2/?utm_source=RPT” ]

Se tiver a oportunidade de ter um forno e também um mini-forno poderá usá-los para confecionar pratos diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo, pode precisar de fazer dois bolos ao mesmo tempo, mas em temperaturas diferentes.

Digamos que está a preparar um assado para várias pessoas e embora o seu forno possa ser grande o suficiente para caber toda a carne e as batatas, o arroz já terá de ser feito noutra altura. De forma a que possa ter toda a comida pronta ao mesmo tempo, utilize os dois equipamentos em simultâneo.

Alguns mini fornos têm designs muito irreverentes

Se tem uma família numerosa ou costuma convidar pessoas para jantar em sua casa, provavelmente conhece a frustração de não ter espaço suficiente no forno para preparar tudo o que gostaria quando quiser. Este é mais um exemplo em que possuir ambos os eletrodomésticos é uma vantagem.

[sc name=”assina”]