Mesas Digitalizadoras: tecnologia inovadora para artistas

Já lá vai o tempo em que os artistas não podiam realizar nenhum trabalho sem um kit de materiais de pintura, desenho ou ilustração. Mas a era digital — especificamente desde que surgiram as mesas digitalizadoras — ofereceu aos artistas a liberdade de prescindir das tintas e pincéis.

Mas do que se tratam realmente as mesas digitalizadoras? Se este termo é completamente novo para si, neste artigo vamos explicar tudo acerca desta tecnologia inovadora que promete levar os seus projetos artísticos (amadores ou avançados) a outro nível.

 

Mesas digitalizadoras: características principais

As mesas digitalizadoras são, de uma forma muito simples, tablets pensados e produzidos especificamente para desenhar, pintar, ilustrar ou simplesmente editar imagem. São uma forma mais prática e útil de produzir arte digital, e têm o benefício de poderem ser levadas para qualquer lado sem ser preciso trazer as malas com materiais atrás.

Existem muitos fatores que afetam a qualidade e a funcionalidade de uma mesa de desenho ou mesa digitalizadora. Vamos conhecer alguns aspetos e especificações a ter em atenção se estiver a ponderar comprar uma mesa digitalizadora.

Sensibilidade à Pressão

Os tablets de desenho têm normalmente entre 300 a 3.000 níveis de sensibilidade à pressão. Simplificando, quanto mais força exercer sobre a caneta, maior o nível de pressão identificado e mais espessa a linha.

A vantagem de escolher um número maior de níveis de pressão é que permite fazer distinções mais precisas na espessura das linhas, o que é essencial ao trabalhar em desenhos de alta resolução.

Para iniciantes, é recomendado procurar por mesas digitalizadoras que tenham pelo menos 1.024 níveis de pressão. Mas se for um artista mais experiente, o seu tablet de desenho deve ter pelo menos 2.048 níveis de pressão.

Tamanho

Existem dois fatores que deve considerar ao discutir o tamanho do tablet de desenho: o tamanho da área ativa e o tamanho do dispositivo em geral.

A área ativa é a parte da mesa digitalizadora na qual pode desenhar. Uma área ativa maior permite trabalhar em desenhos maiores com mais facilidade, sem a necessidade de zoom ou panorâmica.

Ao verificar as especificações da mesa digitalizadora, certifique-se de não confundir o tamanho da área ativa com o tamanho total do tablet. O tamanho total inclui tanto a área circundante como a caixa do tablet.

Se desenha muito fora de casa, a caminho do trabalho ou simplesmente num café, talvez seja melhor usar uma mesa digitalizadora mais compacta e mais fácil de transportar.

Resolução

A resolução refere-se a quantas linhas por polegada (LPI) o ecrã do tablet tem e quanto ele pode detetar com a caneta. Quanto mais alto o LPI, mais detalhes pode adicionar aos seus desenhos. As mesas digitalizadoras maiores normalmente têm uma resolução ou qualidade maior do que os tablets com menores dimensões.

Capacidade de resposta

A capacidade de resposta refere-se à velocidade com que as linhas que está a desenhar aparecem no ecrã. Na maioria dos casos, este processo é instantâneo. Mas tudo depende dos drivers do tablet e das especificações do seu dispositivo (CPU, GPU, RAM).

Antes de comprar uma mesa digitalizadora, procure pelo tipo de software que esta possui e verifique as reviews previamente efetuadas por outros clientes.

Tipo de caneta

As mesas digitalizadoras vêm com um dos três tipos de caneta — alimentada por bateria, recarregável ou de ressonância eletromagnética (EMR).

As canetas por bateria são geralmente mais grossas para que possam acomodar a bateria, o que pode fazer com que pareçam grandes demais para mãos pequenas. Se escolher este tipo, é importante manter sempre baterias extras disponíveis para o caso de a caneta se desligar inesperadamente.

As canetas recarregáveis precisam de ser carregadas, assim como o seu smartphone ou laptop. Quando a bateria fica descarregada, terá que encontrar uma fonte de energia para carregar antes de poder pegar nela novamente. As canetas recarregáveis são, no entanto, mais finas e cabem confortavelmente na sua mão.

As canetas EMR empregam uma frequência eletromagnética inovadora que transfere energia para a caneta, sem fio, diretamente do tablet, pelo que não há necessidade de carregá-la. Este é o mais recente de todos os três estilos.

Independentemente do tipo que escolher, poderá desenhar da mesma forma. Apenas certifique-se de que o tablet escolhido possui uma caneta confortável que encaixe bem na sua mão.

Controlos

A maioria das mesas digitalizadoras permitem que personalize os botões do tablet e da caneta para realizar certas ações. Isto pode economizar muito tempo, especialmente quando precisa de alternar frequentemente entre as tarefas para acabar um desenho.

O número de botões programáveis ​​e o que pode programá-los para fazer variam de acordo com o tablet de desenho. Portanto, se sabe que deseja uma tecla de atalho para uma tarefa específica, certifique-se de que ela tem teclas de atalho.

Características avançadas

Artistas mais experientes vão querer uma mesa de desenho digital com recursos avançados, tal como uma tela multitoque. Isso permite que role e aplique zoom no tablet usando os dedos.

A sensibilidade à inclinação é outro recurso que pode considerar na escolha da sua mesa digitalizadora. Tablets com este recurso têm um sensor na caneta que pode dizer o ângulo da caneta, ajustando o ecrã de acordo, de modo a que possa produzir diferentes tipos de linhas, exatamente como faria com lápis e papel.

Tablets com display vs sem display

Uma das maiores decisões que deve tomar ao escolher uma mesa de desenho é se deseja uma com ecrã embutido ou sem.

Os tablets de exibição costumam ser mais fáceis para iniciantes porque não precisa de olhar para frente e para trás entre o tablet e o ecrã do computador. Aqui, pode desenhar da mesma maneira intuitiva que faria com lápis e papel diretamente no ecrã, mas o investimento monetário será superior.

Os tablets sem display, também chamados de tablets gráficos gerais, conectam-se a uma tela de computador por meio de um cabo USB. Aqui, desenha na superfície do tablet e as linhas aparecem na tela do computador.

Os tablets sem ecrã são significativamente mais baratos do que seus equivalentes com ecrã, pelo que este é o caminho a percorrer se o seu orçamento estiver apertado, ou se está apenas a começar a explorar a arte digital e não está pronto para se comprometer muito com uma mesa digitalizadora.

Os tablets sem display também são conhecidos pela sua durabilidade, pelo que se escolher o equipamento certo pode durar-lhe muitos anos.

 

Evitar “lesões criativas”

Uma mesa digitalizadora é o equipamento ideal para qualquer profissional que tem de recorrer às suas capacidades artísticas, pois poderá desenhar, editar fotos, ilustrar, pintar e muito mais diretamente na própria mesa.

Neste tipo de profissionais, que trabalham com o seu lado criativo, regista-se com frequência lesão por esforço repetitivo (LER), a qual se deve ao uso abusivo do rato. Estas lesões podem agravar-se ao longo do tempo e até dar origem a problemas mais graves.

Uma das formas de evitar ou resolver este problema é precisamente utilizando uma mesa digitalizadora, que dispensa o uso do rato e contribui para a diminuição dos danos físicos derivados desse esforço.


Em que mesa digitalizadora devo apostar?

Existem dezenas de empresas que vendem tablets de desenho, cada uma com suas próprias características e vantagens exclusivas. Se está à procura de um produto de qualidade, recomendamos a Wacom pois existe há mais tempo e é das mais confiáveis.

Wacom

A Wacom é considerada por muitos como o a “mãe” dos tablets de desenho. Embora os seus produtos com todos os recursos sejam projetados principalmente para artistas experientes, os iniciantes podem encontrar algo do seu agrado com a linha Intuos.

Os tablets de desenho Wacom são conhecidos pela sua alta resolução, cores impressionantes, canetas EMR (que dispensam ser carregadas — nunca interrompa o seu trabalho para carregar a bateria de uma caneta) e controlos poderosos, incluindo opções avançadas como multitoque que permite rolar e aplicar zoom com os dedos como num smartphone.

Na versão Intuos até poderá usufruir de uns incríveis 4.096 níveis de sensibilidade à pressão da caneta.

Se está à procura de investir num tablet de qualidade que durará anos, então irá apreciar os produtos da Wacom. Pense em como planeia usar a sua mesa de desenho e certifique-se de que o modelo escolhido será capaz de o acompanhar.

[sc name=”assina”]