-

Máquinas de Costura: como passar o tempo a ser criativo

Agora que tem mais tempo em casa, não faltam ideias para o ocupar. Se gosta de bordar, fazer colchas, criar roupas ou até se é iniciante no mundo da costura, porque não pôr mãos à obra e utilizar a máquina de costura que está a ganhar pó em casa?

As máquinas vêm com muitos complementos, acessórios e recursos diferentes, pelo que se não tem uma máquina de costura e até gostava de desenvolver as suas skills a costurar, não será má ideia comprar uma para este período de isolamento social. Ter uma máquina de costura oferece-lhe um mundo novo de possibilidades e aqui vamos-lhe contar tudo!

As vantagens de ter uma máquina de costura

Ficar em casa obriga-nos a repensar, recriar e reutilizar o que temos cá em casa parado há alguns anos. Para quem tem o gosto pela costura ou até para aqueles que sempre tiveram vontade de aprender a coser à máquina, não há momento melhor do que este para novas experiências, certo?

Aprender novas habilidades ou reacender hobbies antigos poderá ser uma ótima forma de distração do mundo exterior e, quem sabe, não cria produtos maravilhosos com um futuro risonho para outro lar? Desta forma, ter uma máquina de costura pode ser uma ponte para um negócio, para a poupança ou até para preenchimento pessoal.

Poupar à boleia da máquina de costura

Quantas vezes já gastou dinheiro numa costureira para coser um botão que se rompeu ou concertar um fecho que não sobe? Se tivesse uma máquina de costura, poderia economizar uma boa quantia ao final do mês. Fazer você mesmo esse trabalho não só é prazeroso como é extremamente económico!

Isto porque, quando compra linhas em lojas de costura, tecidos e lãs, cada rolo de linha dura bastante tempo, dependendo do tipo de costura que for fazendo, e tem sempre a comodidade de fazê-lo em sua casa, sem ter que se dirigir à costureira e ficar uma semana à espera que o reparo esteja pronto.

A poupança está nas pequenas coisas, é apenas preciso saber onde encontrá-la. Uma boa dica poderá ser investir numa máquina de costura (caso não a tenha), adaptada ao tipo de trabalho que irá fazer com ela, para que a sua vida se torne mais fácil daqui em diante.

Costurar com propósito tem outro encanto

Se é daquelas pessoas que prefere dar a receber, aqui está uma excelente oportunidade para oferecer presentes àqueles que mais gosta. Criar produtos com as nossas próprias mãos tem sempre outro gosto e de certeza que irá deixar a família e amigos com um sorriso de orelha a orelha nesta quarentena.

Agora que estamos em isolamento e não podemos abraçar os nossos, quer uma melhor maneira de tentar encurtar esta distância social? Com a máquina de costura poderá criar presentes como roupas, colchas, lenços, lancheiras, bolsas, almofadas, estojos, panos de cozinha… e a lista continua!

Quando der por si, já terá um armazém inteiro de presentes para repartir pela família quando se encontrarem novamente, principalmente para os membros cujos aniversários não puderam ser celebrados.

Novas oportunidades de negócio

Se lhe tomar o gosto, a criação de produtos através da máquina de costura pode constituir um arranque a um negócio próprio. Os projetos de costura criativa ou patchwork têm sido uma tendência e podem ser uma valiosa fonte de rendimento extra para estar mais descansado/a ao final do mês.

Ganhar um dinheiro à parte é sempre bem-vindo e quanto mais praticar na sua nova máquina de costura, mais criatividade ganhará. Existem inúmeros tutoriais na internet, em websites como o YouTube ou o Pinterest. Dê largar à imaginação e estimule a sua criatividade, e quem sabe se este “pequeno” projeto de quarentena não terá pernas para andar no futuro?

É possível ser solidário com a costura?

A resposta é… sim! O que é preciso é ter imaginação e inspiração. Uma nova prática que tem tido bastante sucesso é a criação de máscaras protetoras de tecido, por causa da pandemia que vivemos.

Para poder ajudar os seus amigos, familiares, vizinhos e até associações ou lares, tudo o que precisa é de tecidos, elásticos, uma máquina de costura e muita boa vontade.

Num período em que temos que ser uns para os outros, uma ajuda solidária vem sempre a calhar! É possível criar máscaras protetoras para uso comum no dia-a-dia, como estratégias complementares à prevenção daqueles que não têm outra opção senão sair de casa para saídas para o exterior a supermercados e outros espaços públicos.

Uma das vantagens deste tipo de máscaras criadas em casa é que, apesar de requererem alguma habilidade, podem ser reutilizadas: basta inseri-las na sua  máquina de lavar roupa e estão prontas a ser usadas novamente. Para coser as máscaras, convém reforçar o produto com duas camadas de tecido.

Como vê, ter uma máquina de costura pode ser uma excelente opção para ocupar o seu tempo, ganhar algum dinheiro e ainda ser solidário durante a quarentena. Se tiver uma máquina de costura em casa ou se está a ponderar comprar uma, não desperdice esta oportunidade de fazer outras pessoas mais felizes.

[sc name=”assina”]