Máquina de secar roupa: o que deve saber antes de comprar

As tarefas domésticas podem ser bastante aborrecidas, mas com os eletrodomésticos certos pode tudo se pode tornar mais fácil, rápido e barato. E se lhe disséssemos que pode agilizar o seu processo de secagem da roupa ao conhecer — e adquirir — a máquina mais adequada para si?

Há quem diga que o cheiro a roupa lavada é das melhores sensações do mundo. Antes de comprar qualquer máquina de secar para as suas peças mais perfumadas, vamos primeiro conhecer as melhores dicas e truques para saber qual é o produto mais vantajoso para si.

 

Máquinas de secar a roupa: o que precisa de saber?

Ideais para os meses mais chuvosos, as máquinas de secar a roupa podem ser fortes aliadas a quem não quiser esperar que a roupa seque ou gastar uma fortuna ao fim do mês em lavandarias. Se está a pensar comprar um destes aparelhos para lhe facilitar a vida durante os meses mais frios, saiba como escolher a mais indicada.

Tipos de secadores de roupa

Antes de mais, é importante que saiba que existem três famílias de secadores da roupa: ventilados, de condensação e de condensação com bomba de calor.

Os secadores ventilados ou de exaustão ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo. Este modelo tem a inconveniência de dever ser colocado perto duma janela, visto que o tubo tem que ser ligado ao exterior, provocando correntes de ar frio indesejadas.

Os secadores de condensação condensam a humidade extraída da roupa em água, que pode ser canalizada para o esgoto ou recolhida num compartimento designado a reservá-la. Alguns modelos de condensação no mercado têm a vantagem de não ter que que perder tempo a esvaziar a água do depósito, pelo que deverá ter em consideração este fator.

Já os modelos de condensação com bomba de calor utilizam um circuito frigorífico — semelhante ao do ar condicionado (AC) —, que é composto por um compressor, evaporador e condensador.

Para além disto, algumas máquinas de secar utilizam o mesmo tempo de secagem em função do programa de lavagem selecionado, secando da mesma forma todo o tipo de peças (ganga, camisas, toalhas).

Porém, outros aparelhos adaptam a duração dos programas de forma automática, já que o mesmo programa pode ter durações diferentes devido a sensores de monitorização da humidade.

Priorize as funções da máquina

Diferentes equipamentos possuem variadas funcionalidades e características que deverá priorizar de acordo com as suas necessidades, hábitos domésticos e tarifas de eletricidade.

Por exemplo, se quer um aparelho fácil de utilizar e que seja intuitivo, os secadores de roupa de condensação são uma boa opção. Por outro lado, se gostaria de adquirir uma máquina de secar que lhe indicasse o tempo que falta até acabar o programa de secagem da roupa, tenha em atenção os equipamentos que possuem essa função.

Ou então se acha que lhe seria útil adquirir um secador de roupa com programa de arranque automático, selecione os modelos que possuem esta função visto que nem todos a têm — especialmente se contratou tarifas de eletricidade bi ou tri-horárias (as mais económicas).

Um programa de arranque automático é particularmente importante neste tipo de tarifas, já que inicia automaticamente a secagem para os dias em que sabe que vai gastar mais energia, permitindo-lhe assim controlar os gastos em eletricidade ao fim do mês.

Ou ainda se prefere poupar trabalho a passar a ferro as roupas que ficaram mais enrugadas, algumas máquinas de secar a roupa possuem a função antirrugas — na qual o tambor roda ciclicamente para não amarrotar a roupa.

Eficiência energética

Sabia que a máquina de secar roupa é o equipamento que mais energia consome quando ligada, a seguir ao frigorífico? Por essa razão, é recomendado que opte por equipamentos com um nível de eficiência energético bastante positivo para poupar algumas despesas ao final do mês e ajudar o ambiente.

A maior parte das máquinas de secar possuem classificações bastante positivas (sendo que A+++ é a melhor classificação energética e D é a pior classificação energética).

A máquina de secar roupa com bomba de calor é a que lhe vai permitir gastar menos energia, já que armazena o calor do ar dentro do tambor para secar a roupa. A máquina de secar de condensação também está cada vez mais económica e amiga do ambiente. Já as máquinas de secar de exaustão — ou por ventilagem — são geralmente mais baratas mas com menor eficiência energética.

Capacidade e portas

Para além de todos os aspetos explorados anteriormente, ter em conta as características do próprio equipamento, tais como a capacidade e as portas, é um importante ponto no processo de decisão de compra.

Relativamente à capacidade, opte por uma máquina de secar que tenha a mesma capacidade que a máquina de lavar roupa, para que consiga secar todas as peças de uma só vez e poupar energia e dinheiro (para não fazer duas secagens, se tiver demasiada roupa, ou gastar energia, se não tiver a máquina cheia).

Contudo, é relativamente comum optar por uma máquina com uma capacidade um pouco superior se for o caso de secar muitas toalhas, lençóis e edredões, que costumam ter um maior peso do que o resto das peças. Uma máquina de secar com uma capacidade superior também diminui as rugas da roupa.

Existem três tipos de capacidade da máquina de secar:

  • 4 – 6KG, destinada a peças de reduzida dimensão e para uma utilização até 3 secagens/semana, portanto de pequena capacidade;
  • 7 – 9KG, destinada a peças de pequena a média dimensão para uma utilização de 4 ou mais secagens/semana, portanto de capacidade média;
  • 10 – 15KG, ideal para peças de grande dimensão para uma utilização de 4 ou mais secagens/semana, de grande capacidade.

No que diz respeito às portas, prefira as que se mantêm abertas manualmente em vez das que se fecham automaticamente. Para pessoas com mobilidade reduzida, portas com um botão ou pega grande, que não exijam grande força, são recomendadas.

A porta deve abrir num ângulo de 180º para agilizar o processo de colocar a roupa no interior, e existem máquinas de lhe permitem mudar a direção da abertura da porta para o lado que melhor lhe convier.

[sc name=”assina”]