Manter a cozinha bem equipada é fácil com estes eletrodomésticos

Manter a cozinha organizada é fácil com estes eletrodomésticos

Os eletrodomésticos foram feitos para facilitar a nossa vida. Use aqueles que lhe vamos sugerir e verá que terá uma cozinha bem equipada e sem grandes esforços.

Sejamos ou não principiantes entre pratos, é muito fácil deixarmos a cozinha virada do avesso enquanto cozinhamos. Com os equipamentos certos, isso é uma questão do passado! Veja as nossas sugestões para manter esta divisão da casa organizada e muito bem equipada.

 

Como manter a cozinha organizada e bem equipada?

Eletrodomésticos fundamentais

Qualquer cozinha tem alguns equipamentos que são fundamentais, como o frigorífico, que permite a organização e a conservação dos alimentos. Embora a grande maioria dos frigoríficos já englobe um congelador (seja na parte de cima, na parte de baixo ou ao lado), este pode não ser suficiente.

Se é o caso do seu agregado familiar, recomendamos uma arca congeladora. Assim, terá muito mais espaço para guardar alimentos congelados.

Manter a cozinha organizada é fácil com estes eletrodomésticos

Os fornos, para além das suas capacidades na confeção de alimentos — até de forma saudável, veja-se os fornos que cozinham a vapor —, também contribuem para uma cozinha mais organizada em duas vertentes.

Por um lado, basta inserir os alimentos lá dentro para os cozinhar, libertando espaço na bancada da cozinha. Por outro, quando o tempo está mais frio até pode ser usado para armazenar as sobras que não precisam de refrigeração. Uma panela meia cheia de arroz para se acabar de comer no dia seguinte, por exemplo, pode ficar no forno.

Ter uma máquina de lavar louça é manter sempre a cozinha organizada: mal suje algum prato, talher ou outro instrumento, insira-os logo na máquina, para que não fique com a bancada numa verdadeira confusão. Para além disso, estes equipamentos poupam-lhe muito trabalho e até água — gastaria mais a lavar a louça à mão.

Equipamentos para os momentos divertidos

Cozinhar em família, principalmente com os miúdos, pode ser uma atividade divertida para toda a família. Mas quando chega a altura de limpar e organizar a cozinha, a vontade já não é a mesma. É precisamente a pensar nisso que os eletrodomésticos são criados: para nos facilitar a vida.

Há máquinas para fazer cachorros quentes, pipocas, donuts, queques, waffles, pizzas, crepes e até gelados! Com um só aparelho pode confecionar sobremesas deliciosas para toda a família e não ter a trabalheira de muitos acessórios para limpar.

Os “extras” indispensáveis

Podem não ser exatamente essenciais, mas tornam a nossa vida muito mais prática e para considerarmos uma cozinha bem equipada não podem faltar. Referimo-nos aos pequenos eletrodomésticos como a máquina de café — há quem se recuse a começar o dia sem uma boa chávena! Seja automática, de cápsulas ou de saco, opções não faltam para agradar a todos os gostos.

E por falar em começar o dia, o pequeno-almoço é a refeição mais importante. Uma torradeira para quem adora torradas ou uma sandwicheira para quem não dispensa tostas mistas. Ou até uma máquina de pão, para sentir o cheiro maravilhoso de pão acabado de fazer na sua própria casa.

Caso use água quente para chá, por exemplo, uma chaleira ou um jarro elétrico não podem faltar. Já um fervedor será mais indicado para quem prefere leite.

Passando ao almoço, para refeições saudáveis e fáceis de preparar, aposte num grelhador, um aparelho com muitas vantagens e no qual pode preparar vários ingredientes: carne, peixe, legumes, entre outros.

As fritadeiras a ar utilizam muito pouco óleo, pelo que são uma alternativa muito saudável aos fritos, sem que se perca o sabor que tanto apreciamos.

Dito isto, há um eletrodoméstico que contribui de forma decisiva para manter a cozinha organizada: um processador de alimentos ou robô de cozinha. Uma vez que pode fazer praticamente tudo — triturar, cortar, picar, amassar, etc. — no próprio equipamento, é muito fácil manter tudo organizado e limpo.

Para quem não dispensa um bom vinho a acompanhar as refeições, as caves de vinhos mantém o vinho na temperatura perfeita, para que se mantenha nas melhores condições enquanto está armazenado e, ao mesmo tempo, no ponto para ser servido.

Se para além de todos estes equipamentos também apostar num bom exaustor, terá a sua cozinha sempre livre de gorduras e cheiros.

[sc name=”assina”]