Liquidificadora Electronia HAT-9845
-

Liquidificadora: como escolher o modelo ideal para si

Liquidificadora Electronia HAT-9845

A liquidificadora é muito útil em todas as cozinhas. Antes de adquirir este equipamento, deve informar-se acerca das suas características, desde velocidade, capacidade, preço, passando pelo material de que são feitas e facilidade de limpeza.

Quando pretendemos que a totalidade do alimento seja triturada numa bebida espessa — com mais consistência do que o sumo — como é o caso de um batido, um dos equipamentos mais úteis são as liquidificadoras.

Este é um dos eletrodomésticos mais práticos que pode ter na sua cozinha. As suas utilidades divergem bastante, pelo que lhe pode conferir os mais variados usos, incluindo criar massas para bolos.

A crescente preocupação com o bem-estar físico e com a saúde leva muitos consumidores a optar por uma alimentação cada vez mais cuidada. Este tipo de equipamentos permite aproveitar o que de melhor têm as frutas e legumes, e ainda tornar mais fácil e divertida a sua ingestão.

Se ainda não tem uma liquidificadora mas ambiciona mudar essa situação, há algumas características acerca deste aparelho que deve conhecer, para que escolha o modelo que melhor serve as suas necessidades.

 

Velocidade

O nível de velocidade é importante. Tendo em conta que vai transformar frutas com diversas texturas ou vegetais mais duros, é importante garantir que consegue a espessura do sumo pretendida. Pode adicionar iogurte natural, leite ou água, para a máquina misturar melhor os ingredientes.

Por isso mesmo, existem liquidificadoras que oferecem várias velocidades. Ainda assim, uma das funções mais importante é o botão pulse, lançando o equipamento para a sua velocidade máxima, triturando imediatamente todos os ingredientes e resultando numa mistura mais homogénea.

Se pretende colocar gelo ou fruta congelada na mistura pode necessitar de um equipamento com maior potência. No entanto, nem todas as liquidificadoras permitem triturar gelo, pelo que deve averiguar se tem esta característica.

 

Capacidade

A capacidade é o que determina a quantidade de ingredientes que pode colocar em cada utilização. Existem cada vez mais opções que permitem criar sumos até 1 litro.

Alguns modelos oferecem até soluções “on-the-go”, onde o copo se transforma em garrafa com tampa, muito útil para transportar ou para guardar no frigorífico e desfrutar mais tarde — é o caso da Electronia HAT-9845.

 

Um batido de morango

Copo de que material?

Acrílico, vidro ou inox? O mercado oferece estes três tipos de materiais nos copos das liquidificadoras.

O acrílico é um material mais leve, resistente a impactos e quedas. No entanto, ao longo do tempo torna-se permeável a impregnação de odores e o surgimento de manchas.

O vidro é um pouco mais pesado e menos resistente a impactos e quedas. No entanto, é o material mais higiénico e menos propenso a interferir com o sabor dos alimentos.

O inox é o mais resistente. Não absorve cheiro, gosto ou cor. A sua aparência fosca é a desvantagem, que não permite visualizar o que se passa dentro da liquidificadora sem que coloque o aparelho em pausa e abra a tampa. Já são poucos os modelos que apostam neste material. É ideal para bater massas pesadas, como a de pão, e triturar grãos e gelo.

 

Facilidade de limpeza

Outro ponto que não deve descurar na escolha da liquidificadora é a facilidade de limpeza. Deve optar por equipamentos facilmente desmontáveis, que permitam a lavagem na máquina de lavar louça, especialmente as lâminas. Estas peças podem acumular polpa de fruta e outros restos de fruta ou vegetais, e ser mais difícil de lavar corretamente.

Em comparação com outros produtos da mesma linha — centrifugadora, slow juicers —, é o mais fácil de limpar. Se estiver equipada com a função pulse, pode utilizá-la na limpeza: basta colocar água e detergente dentro do recipiente e ativar essa funcionalidade.

 

Preço

O preço de um equipamento costuma ser bastante determinante para a escolha. Há diversas opções, adequadas a todos os orçamentos. As gamas mais acessíveis não devem ser subestimadas.

 

Liquidificadora: descomplica a sua vida

Não é preciso ser preguiçoso para se gostar de refeições fáceis e rápidas de confecionar, e ainda mais de consumir. O que será mais fácil do que colocar tudo dentro de uma liquidificadora e ir bebendo pelo caminho?

Tudo pode ser liquidificado, basta ter um pouco de imaginação. Em poucos minutos pode ter sopas, smoothies, batidos, sumos… Basta adicionar qualquer tipo de fruta, iogurte, leite, gelado, legumes: as receitas são várias e podem ser adaptadas ao gosto de cada um.

Se ambiciona ter um estilo de vida mais saudável ou se apenas quer variar o seu cardápio, a liquidificadora vai descomplicar a sua vida de muitas formas diferentes.

Já agora, deixamos-lhe uma receita fácil e moderna, para saborear ao longo do dia, quando quiser.

Batido de banana e açaí

Ingredientes:
100 ml de leite magro
200 g. de iogurte grego
250 g. de açaí
6 fatias de banana

Modo de preparação: Coloque todos os ingredientes na liquidificadora e triture muito bem. Sirva de imediato, sem coar, para não perder nenhum dos nutrientes. Se pretender, acrescente gelo ou mel a gosto.

[sc name=”assina”]