-

Já chegou a wi-fi 6, a próxima geração da Internet sem fios

A wi-fi 6 será a nova rede sem fios padrão da próxima geração, mais rápida do que a anterior 802.11ac. Mais do que velocidade, proporcionará melhor desempenho em áreas congestionadas, seja em locais públicos, ou na sua própria casa, com vários dispositivos conectados.

O nome 802.11ac, atribuído à wi-fi que usávamos antes de surgir esta nova geração, sempre foi complicado. Chamar-lhe wi-fi 5 é, naturalmente, mais simples. Com o surgimento da wi-fi 6 os nomes tornaram-se mais informais, utilizando estes números para identificar a versão.

Lançada em 2009, a wi-fi 4 era denominada 802.11n. A versão 5, lançada em 2014, era chamada de 802.11ac. As versões mais antigas também tinham denominações dentro deste género e a nova wi-fi 6, lançada no fim do ano passado, também terá direito à sua denominação 802.11ax.

A entidade responsável já declarou interesse em que esses números relativos às versões aparecessem no software dos dispositivos conectados, de forma a o utilizador saber qual a versão da rede sem fios a que está ligado, seja através do seu smartphone, tablet ou computadorportátil ou desktop. A wi-fi 6 é o futuro, mas também já é o presente.

 

Wi-fi mais rápida

Como poderá adivinhar, a mais recente versão da wi-fi oferece velocidades mais rápidas de transferência de dados. Se estiver ligado a um router com wireless através de um equipamento, a velocidade pode ser até 40% superior com wi-fi 6.

A versão mais recente da Internet sem fios é mais eficiente na codificação de dados, o que resulta num maior rendimento.

Esse novo padrão ainda aumenta a velocidade nas redes de 2,4 GHz. Enquanto a indústria mudou para a wi-fi de 5 GHz para menos interferência, esta frequência ainda é melhor na penetração de objetos sólidos.

 

Maior duração da bateria

Um novo recurso “target wake time” (TWT) significa que o seu smartphone, portátil ou outros dispositivos habilitados para wi-fi também devem ter vida útil mais longa da bateria.

Quando o ponto de acesso está ligado a um dispositivo (como o seu smartphone), este pode passar informação ao dispositivo, indicando exatamente quando colocar a wi-fi em suspensão e exatamente quando ativá-la para receber a próxima transmissão. Desta forma, economizará energia, pois pode passar mais tempo no modo de suspensão e, por consequência, terá maior duração da bateria.

Outros equipamentos de “Internet das Coisas” de baixa energia que se conectam via wi-fi também irão usufruir deste recurso.

 

Melhor desempenho em áreas congestionadas

A rede wireless tende a ficar mais lenta se estiver num local onde vários dispositivos estão conectados à mesma rede. Um aeroporto, um hotel, um shopping ou até um escritório onde todos os trabalhadores estão ligados à mesma rede. Nestes cenários, é provável que sinta lentidão na wi-fi.

A nova wi-fi 6 incorpora muitos novas recursos de forma a evitar essa lentidão. A Intel já anunciou que a nova versão da rede sem fios irá melhorar a a velocidade média de cada utilizador até 4 vezes mais (no mínimo) em áreas com muitos dispositivos conectados.

De igual forma, também poderá aplicar esta nova tecnologia em casa, no caso de ter vários equipamentos ligados à rede wireless.

Se está a ponderar em adquirir um aparelho novo, procure pelo logótipo “Wi-fi 6 Certified“. Também será de esperar que os routers que suportam wi-fi 6 também oferecem suporte ao WPA3 para conexões seguras mais fáceis às redes sem fios, mas o suporte ao WPA3 não é necessário.

 

O wi-fi 6 já está disponível

O Samsung Galaxy S10 e S10 Plus foram um dos primeiros smartphones com a nova versão de Internet sem fios incorporada. Entretanto, já a Apple e a Huawei seguiram o mesmo caminho.

Naturalmente, em breve quase todos os dispositivos eletrónicos com wi-fi embutido serão compatíveis com esta nova versão.

Tanto o emissor de rede — o router, por exemplo — como o recetor têm de ser compatíveis com a wi-fi 6 para poder usufruir de todas as suas vantagens. Se, por exemplo, conectar o seu tablet compatível apenas com wi-fi 5 a um router wi-fi 6 essa ligação específica funcionaria no modo wi-fi 5.

[sc name=”assina”]