IP67 ou IP68: o que significam os graus de certificação IP?

IP67 ou IP68: o que significam os graus de certificação IP?

Para saber quão protegido está o seu telemóvel contra danos causados por líquidos ou por poeiras, deve confirmar o número da certificação que foi atribuído ao equipamento. Descubra o que significam os graus de certificação IP.

Com o aumento da importância dos telemóveis no nosso dia a dia, substituindo em muitas funções os computadores e outros dispositivos, o valor dos smartphones está em subida. Para além de todas as características internas, os consumidores interessam-se cada vez mais em equipamentos resistentes.

Nesse sentido, duas das mais importantes características atualmente é a proteção à prova de água e a resistência a poeiras. No que se refere a estes fatores, há formas de identificar quais os que estão protegidos.

 

O que significa o código IP?

O código IP — ingress protection — é um padrão internacional de proteção de dispositivos eletrónicos à entrada de elementos externos na parte interna dos dispositivos.

Este código existe como forma de proteger o consumidor contra falsas afirmações de impermeabilidade e ajudar os compradores a escolherem o melhor telemóvel para a utilização que lhe irão dar.

Um smartphone com o melhor IP terá frestas e inserções mais protegidas, sendo exemplo disto o espaço entre o ecrã e a estrutura do telemóvel, as entradas de jack de auriculares e entradas de carregamento.

IP67 ou IP68: qual a diferença?

É muito provável que já se tenha deparado com estas designações como parte das características de um telemóvel, principalmente em smartphones de gama média ou alta. Ambas estes códigos representam uma boa proteção contra intrusões de água e partículas. No entanto, apesar de serem parecidos, têm as suas diferenças técnicas.

No caso do IP67, 6 é o nível de proteção máximo contra a poeira, numa escala de 0 a 6, enquanto o 7 é o nível de proteção contra a água, numa escala de 0 a 9.

Assim, IP68 é a melhor proteção atualmente disponível no mercado e significa que o aparelho oferece o máximo de proteção contra poeiras e também é impermeável — tanto quanto possível.

Os graus de proteção

Os graus de proteção contra poeira (o primeiro número) são os seguintes:

0: Sem proteção;
1: Proteção contra objetos sólidos com 50 mm de diâmetro ou mais (qualquer parte do corpo humano, a menos que o contacto seja deliberado);
2: Proteção contra objetos sólidos com 12,5 mm de diâmetro ou mais (dedos ou objetos similares);
3: Proteção contra objetos sólidos com 2,5 mm de diâmetro ou mais (ferramentas, cabos grossos);
4: Proteção contra objetos sólidos com 1,0 mm de diâmetro ou mais (cabos em geral, parafusos finos);
5: Proteção contra poeira (a poeira ainda pode entrar no aparelho, mas não em quantidade suficiente para danificá-lo);
6: À prova de poeira (totalmente vedado);
X: Informações ausentes.

Já os graus de proteção contra água (o segundo número) são os seguintes:

0: Sem proteção;
1: Protegido contra gotas que caiam na vertical (chuvas de 1 mm por minuto);
2: Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15° (chuvas de 3 mm por minuto, em ângulo de até 15º);
3: Protegido contra borrifos de água (um spray, até cinco minutos em modo contínuo ou 10 minutos de forma intercalada);
4: Protegido contra jorro de água (uma torneira aberta, por até 10 minutos de forma intercalada);
5: Protegido contra jatos de água (um bocal de 6,3 mm, volume de 75 l/min, por até 15 minutos);
6: Protegido contra jatos de água potentes (um bocal de 12,3 mm, volume de 100 l/min, por até três minutos);
6K: Protegido contra jatos de água potentes de maior pressão (um bocal de 6,3 mm com pressão de 10 bar, volume de 75 l/min, por até três minutos);
7: Protegido contra imersão temporária em água de até um metro por 30 minutos (água pode entrar, mas não o bastante para danificar o aparelho);
8: Protegido contra a imersão contínua em água (a profundidade é definida pelo fabricante, mas o limite em geral é de três metros);
9K: Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão (jatos de 80º C com pressão de 80 a 100 bar, volume de 14 a 16 l/min, por até 2 minutos);
X: Informações ausentes.

 

Sendo estas informações essenciais na sua escolha, deve ter em conta que isto são indicadores gerais. À medida que o telemóvel é utilizado e as proteções são postas em prática a sua capacidade vai sendo reduzida, pelo que deve proteger o seu aparelho da melhor forma, usando esta certificação como uma proteção extra.

[sc name=”assina”]