Introdução ao TikTok: não fique de fora desta tendência

O TikTok é a nova rede social que está rapidamente a conquistar o mundo. Pequenos vídeos acompanhados de música são a nova moda e podem ser muito divertidos. Não fique de fora! Saiba em que consiste esta aplicação, que pode ser muito divertida para miúdos, mas também para graúdos.

Depois do Facebook, Snapchat e Instagram, o TikTok é sensação mais recente em redes sociais. Esta aplicação consiste na criação de vídeos curtos — com cerca de 15 segundos de duração —, aos quais pode adicionar música, como se de um pequeno videoclip pessoal se tratasse.

O que torna esta nova rede social tão interessante é precisamente esta adição de música e outros sons aos vídeos, para que possa fazer lip sync ao som da sua banda preferida, criar — ou imitar — uma coreografia, criar sketches humorísticos, formular pequenos tutoriais de algum hobby seu, entre muitas outras possibilidades.

Pode adicionar muitos e variados filtros e/ou efeitos interessantes para de seguida partilhar com os seus amigos TikTokers. Depois de postar o seu vídeo, outras pessoas poderão vê-lo, comentá-lo e dar like.

 

Comece por instalar a aplicação

Deve instalar a aplicação TikTok no seu smartphone (ou tablet, se preferir), a qual é gratuita tanto no Google Play como na App Store. De seguida, crie uma conta através do seu e-mail ou de uma conta já existente no Instagram ou no Facebook (há outras opções à sua escolha). Defina um username, que deverá ser único, escreva algumas palavras sobre si na biografia (se quiser) e estará pronto para começar a criar conteúdo.

Se estiver a precisar de inspiração, assista a uma seleção de vídeos que aparecem automaticamente no seu ecrã ou clique em “Descobrir” na parte inferior do ecrã para pesquisar assuntos do seu interesse. Pode ser o nome de uma música, de um filme, de um programa de televisão, uma equipa de futebol ou qualquer outro.

 

Como criar um vídeo no TikTok?

Pronto para experimentar? Vamos começar por criar um vídeo de lip sync — sincronização labial com as letras das músicas — rápido e fácil, ao som de uma das suas músicas preferidas.

Abra a aplicação TikTok.
Toque no sinal ‘+‘ que estará na parte inferior central do ecrã.
Clique em ‘Sons’ na parte superior do ecrã.
Escolha uma música cuja letra saiba de cor!
Toque em ‘Efeitos’ (localizado aproximadamente na parte inferior do ecrã) e escolha um — há vários por onde escolher.
Agora está na altura de se começar a filmar a si mesmo. Olhe diretamente para a câmara selfie, toque no grande botão vermelho e cante em conjunto com a sua música preferida durante 15 segundos.
Já está! Se ficar feliz com o resultado final e quiser publicá-lo, clique em ‘Próximo’ e ‘Postar’. Parabéns! O seu primeiro vídeo TikTok está agora disponível para o mundo ver.

Com um pouco de prática irá criar vídeos cada vez mais interessantes e à medida que disponibilizar conteúdo de melhor qualidade, mais visualizações terá.

 

Como ter mais visualizações no TikTok?

Não há propriamente uma fórmula através da qual alguém se possa tornar viral e conquistar milhares de seguidores, mas há algumas dicas que lhe podemos dar para aumentar a sua popularidade.

Antes de mais, o seu nome de utilizador deverá ser simples e curto, mas também memorável e deve ser algo com que as pessoas identifiquem imediatamente consigo. Se tem outras contas em redes sociais, deverá ser o mesmo ou muito semelhante — os seguidores gostam de consistência.

Crie uma boa biografia: o seu perfil é a primeira impressão, que pode ser bastante poderosa e marcar a diferença. Certifique-se de que é amigável, interessante e com a qual se identifica. Ser genuíno é importante para os seguidores. Pode incluir os seus gostos e hobbies, para que outras pessoas que partilhem dos seus interesses o sigam.

Use hashtags. Se for um utilizador frequente do Instagram ou do Twitter, já saberá ao que nos referimos. Adicione hashtags relevantes aos seus vídeos, para que qualquer pessoa interessada no assunto possa encontrá-los. Pense nas primeiras palavras que usaria se estivesse à procura de um vídeo semelhante: serão essas as hashtags que deve usar.

Conheça as tendências do momento: vídeos que abordam esse tipo de assuntos são sempre populares, pelo que não hesite em abordá-las. O TikTok tem uma página de busca que mostra todas as hashtags populares. Por exemplo, #workingfromhome é bastante popular nos dias que correm.

Prática leva à perfeição, já tinha ouvido esta? Também se aplica a esta nova rede social. Todos os vídeos mais populares do TikTok aparentam alguma qualidade. Referimo-nos a edições engenhosas, transições suaves e perfeição de sincronização labial. Assim, deve esforçar-se por aprimorar as suas habilidades. Existem muitos efeitos para experimentar, pelo que deve gastar algum tempo a testá-los.

Para além disso, também pode adicionar texto, stickers e outro tipo de efeitos aos seus vídeos depois de os ter gravado. Pode não parecer, mas um bom vídeo dá algum trabalho. Esforce-se! Não é fácil ser influencer, mas com alguma força de vontade irá conseguir.

[sc name=”assina”]