Introdução à GoPro: o que precisa de saber antes de começar a usar

Introdução à GoPro: o que precisa de saber antes de começar a usar

Todos começamos por ser principiantes, mas nem todos precisamos de nos lançar à ação sem algumas dicas. Dê os primeiros passos com a sua GoPro depois de ler este artigo e estará muito mais preparado.

Se recentemente adquiriu uma GoPro — ou está a ponderar em adquirir uma —, mas nem sabe bem por onde começar ou o que pode exatamente fazer com ela, continue a ler e estará a captar filmagens fantásticas num piscar de olhos. Eis algumas dicas.

 

Aprender a mexer na GoPro

Para aprender a mexer com qualquer aparelho tecnológico tem de deitar mãos à obra: tire a GoPro da caixa e familiarize-se com a mesma. Use o touchscreen, percorra os menus e as também configurações.

Naturalmente que pode usar a sua action cam imediatamente depois de a adquirir, mas antes de passar à ação, experimente alterar algumas das configurações e perceber de que forma isso altera a imagem final — desta forma, terá uma melhor compreensão das possibilidades deste equipamento.

Por exemplo, uma resolução mais elevada resultará em fotos de melhor qualidade. No entanto, isso significa que a vida útil da bateria será reduzida e também que não conseguirá guardar tantos ficheiros na memória, uma vez que estes ocuparão mais espaço.

Resolução em HD (1080p) é qualidade mais do que suficiente para a maioria das imagens, mesmo para as publicar nas redes sociais.

Alguns modelos GoPro conseguem fotografar ou filmar em 4K — quatro vezes a qualidade do HD —, o que é espantoso, mas desnecessário para um uso mais “comum” e vai exigir mais da bateria.

O mesmo se aplica às configurações de FPS (quadros por segundo). Quanto maior o FPS, mais espaço usa e mais bateria consome.

‘Field of View’ é outra configuração que pode experimentar. Pode escolher entre o modo grande angular — ideal para vídeos de ação — ou o modo linear, que fornece a filmagem conforme a vê. Com este último não tem distorção, tal como acontece com a lente grande angular — é uma imagem mais precisa. Brinque com as configurações e descubra o que é adequado.

 

Os acessórios são necessários?

Um punho, um selfie stick ou um braço de extensão é um acessório popular e fácil de manobrar, pelo que pode apostar nesse em primeiro lugar, principalmente se tem um vlog. Se quiser filmar as suas viagens de carro, uma ventosa para fixar no painel do carro (tablier) é o acessório ideal.

Para quem se quer filmar em plena ação e não pode dispor das mãos, pode usar um headstrap — para filmar do seu ponto de vista — ou uma cinta para prender em capacetes — para quem pratica BTT, por exemplo —, ou ainda um braço guiador. Para desportos aquáticos, há acessórios para fixar em pranchas de surf, e outros flutuantes.

Se nenhum destes lhe agrada, tem ainda à sua disposição cintas para usar na mão, no braço ou numa perna, e ainda um arnês de torso. Qualquer que seja o uso que dará à sua GoPro, pode ser prevenir-se com bateria extra e também usar uma capa de silicone para proteger o hardware da máquina. O que não faltam são acessórios para todas as eventualidades.

 

Quando usar a GoPro?

O momento ideal para usar a sua action cam só depende de si. Este tipo de equipamento fotográfico é muitas vezes associado a filmagens emocionantes e repletas de ação, mas quem diz que não pode gravar o seu passeio com o cão ou enquanto passeia de bicicleta pela marginal?

Nunca se sabe quando vão acontecer os momentos que mais tarde vai querer recordar. Pelo sim, pelo não, tenha sempre a sua GoPro consigo e nunca irá perder esses momentos.

 

Editar os vídeos

Se usa um dispositivo Apple, o iMovie é uma aplicação simples e gratuita, ideal para principiantes. Pode escolher entre os seus vídeos, editar facilmente, adicionar texto e efeitos, marcar os seus momentos favoritos para mais tarde e ainda partilhá-los. Também pode criar uma banda sonora e adicionar efeitos de câmara lenta, avanço rápido, ecrã dividido e muito mais.

Se procura algo mais avançado, pode optar por programas de edição de vídeo como o Final Cut Pro (Macbook) ou o Adobe Premiere (Windows). Vários vloggers usam estas ferramentas, as quais são capazes de conferir um aspeto profissional ao seu vídeo.

 

Dicas para principiantes

Aproveitamos para deixar algumas dicas que podem ser úteis a quem se está a estrear no mundo das GoPro.

Introdução à GoPro: o que precisa de saber antes de começar a usar

A primeira é que nunca tire apenas uma fotografia, mas sim várias: pode não gostar do resultado da primeira e assim terá sempre opção de escolha.

Para garantir que irá captar a foto que verdadeira quer, em configurações selecione lapso de tempo e depois selecione 0,5 segundos. De seguida, selecione o modo multi-shot quando estiver pronto para começar a tirar fotos e a câmara irá registar uma fotografia a cada meio segundo.

Ângulos diferentes resultam em fotos muito diferentes: apontar para si mesmo fará com que pareça mais baixo, apontar para cima fará com que pareça mais alto.

Quando usa um acessório, assegure-se de que os parafusos fixadores estão bem apertados, para evitar filmagem irregular.

 

Já está pronto para começar? Desejamos boa sorte. Depois passe por aqui e diga-nos como correu nos comentários.

[sc name=”assina”]