Guia para recuperar a bateria viciada do telemóvel

Guia para recuperar a bateria viciada do telemóvel

A bateria do seu smartphone está viciada e gostava de evitar comprar um telemóvel novo? Neste artigo damos-lhe algumas sugestões de técnicas que pode experimentar para recuperar a bateria do seu smartphone.

Se a sua bateria está sempre a descarregar sem explicação ou nem chega a aguentar a utilização do telemóvel durante metade do dia, provavelmente estará viciada.

É importante usar medidas preventivas para evitar que a bateria do seu smartphone chegue a este ponto. No entanto, reunimos três métodos que podem ser bastante úteis para a recuperar.

 

A importância de preservar a bateria do telemóvel

Ninguém gosta de sair de casa e perceber que a bateria do telemóvel não vai durar o dia todo enquanto está fora. A melhor forma de proteger a sua bateria do telemóvel é tratá-la com alguma atenção e cuidado diariamente.

Alguns smartphones já não têm a possibilidade de retirar a bateria do dispositivo para resolver o problema, por isso é importante que faça tudo o que estiver ao seu alcance para não viciar a bateria, tal como não a deixar descarregar totalmente, ativar modos de poupança de energia, entre outras.

A maior parte dos dispositivos Android e iPhone possuem baterias embutidas, e pedir uma substituição das mesmas pode ser um processo lento e pesado para o seu bolso.

De facto, a tendência tem sido tentar estender a vida útil de cada bateria em vez de comprar sucessivamente novas, até porque é uma alternativa mais sustentável. Como podemos então recuperar uma bateria viciada?

 

Métodos para recuperar uma bateria viciada

Reunimos 3 métodos para recuperar baterias viciadas de telemóveis, quer sejam embutidas ou não embutidas. Vamos olhar atentamente para cada método.

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Limpe o compartimento da bateria

Se possui um telemóvel com bateria removível, está com sorte. Este processo acaba por ser bastante mais fácil do que com as baterias embutidas com que muitos telemóveis têm sido construídos.

Com a ajuda de um pano limpo e seco limpe todo o pó e detritos que possam estar presentes no compartimento. Este passo é bastante importante para garantir que não existem fatores externos que estejam a limitar o fornecimento de energia no seu telemóvel.

Assim que o compartimento estiver cuidadosamente limpo, agarre a bateria viciada e limpe a sujidade na própria bateria. Insira-a de novo no seu telemóvel para garantir que tem meio caminho andado para que ela tenha um bom desempenho no futuro.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Coloque a bateria no congelador

Sim, leu bem! Um dos métodos utilizados para recuperar baterias não embutidas é inserir estes equipamentos no congelador. Esta técnica é utilizada para recuperar baterias que deixaram completamente de funcionar.

O primeiro passo é inserir a bateria viciada dentro de um saco de plástico fechado. Certifique-se de que nenhum líquido ou gelo fica em contacto com o plástico dentro do congelador. Este passo é muito importante, visto que qualquer humidade que esteja em contacto direto com a bateria poderá destruir o equipamento.

Deixe a bateria devidamente protegida no congelador durante aproximadamente 3 dias, mas se estiver com pressa poderá guardá-la entre 12 a 24 horas. Este método pode ser eficaz já que expor a bateria a temperaturas baixas permite-a recarregar.

Quando o período de tempo passar, retire a bateria e limpe-a com um pano seco. Deixe-a repousar numa superfície sólida, por exemplo, numa mesa de madeira, a recuperar a temperatura ambiente. Nunca a deixe exposta à luz solar! Assim que completar estes passos, pode inserir novamente a bateria no seu smartphone.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Calibre a bateria do seu telemóvel

O método de calibração das baterias é utilizado para aqueles casos inconvenientes em que o utilizador nota que a bateria do smartphone é extremamente rápida a carregar, mas descarrega com uma enorme rapidez também.

Ideal para novos modelos de smartphone, com baterias embutidas, esta técnica implica descarregar por completo a bateria viciada do telemóvel e deixar que este vá abaixo para depois recarregar completamente. Estes são os passos que deverá seguir:

  1. Deixe o telemóvel desligar-se, ao chegar ao valor de 1% de bateria;
  2. Assim que o smartphone estiver completamente desligado, tente ligá-lo novamente para perceber se ele é capaz de se ligar. Isto é importante para garantir que mesmo essa réstia de bateria é usada para ser possível calibrá-la;
  3. Conecte o telemóvel ao carregador e ligue-o a uma tomada. É importante que não o ative de nenhuma forma, o telemóvel deverá ligar-se sozinho apenas para carregar;
  4. Espere que a bateria esteja 100% carregada antes de pensar sequer em ligá-lo. Os telemóveis Android demonstram a percentagem de bateria atual. Já nos iPhones, deverá esperar pelo tempo total de carregamento de bateria (aproximadamente 6 horas para modelos mais antigos, meia hora para modelos de carregador fast charging).
  5. Quando chegar aos 100%, é hora de ligar o seu telemóvel — sempre com ele conectado à corrente!

Assim que concluir estes passos, pode reiniciar o seu telemóvel e verá algumas melhorias em termos de performance e resistência da bateria.

Porém, não se esqueça da importância de preservar a sua bateria enquanto usa o seu smartphone, para que não tenha que chegar a este ponto para recuperar uma bateria viciada! Esperemos ter ajudado com algumas soluções!

[sc name=”assina”]